A história do contrabaixo no Brasil

Glauco Sölter (Foto: divulgação)

Uma pesquisa inédita sobre o contrabaixo brasileiro, passando por criações de dezenas de baixistas e suas obras mais representativas para traçar um perfil cronológico do desenvolvimento do instrumento, desde o início do século XX até os dias de hoje. Essa foi a proposta que gerou Levadas Brasileiras, livro que o contrabaixista, músico, arranjador, compositor e professor paranaense Glauco Sölter apresenta ao público durante a 37.ª Oficina de Música de Curitiba, junto com um workshop.  

O lançamento está marcado para o dia 22/01/2020, às 14h, na PUC –PR, no auditório do térreo, do prédio Amarelo. A entrada é franca. O workshop será aberto a todos os interessados e não apenas a músicos e instrumentistas.  “Vou tocar e contar sobre as histórias das linhas de baixo, dos artistas e também as minhas próprias vivências”, adianta.

Foi nos workshops que ministra que Sölter foi se dando conta da lacuna que levou à gestação do livro, que sai pela editora Às Editorial. Há quatro anos a publicação começou a tomar corpo, mas é resultado, na verdade, dos 30 anos de vivência e observações do músico, que no decurso de suas aulas em conversas com os alunos percebeu a inexistência de informações sobre a história do instrumento que toca. “Comecei a me perguntar como colaborar com os estudantes”, lembra ele, que sintetizou anos de seu próprio aprendizado e ensinamentos em uma publicação.

Sölter selecionou alguns grandes contrabaixistas da MPB e, nas gravações de grandes clássicos, dissecou suas interpretações, transcrevendo e comentando 80 linhas ou “levadas” de contrabaixo. Com prefácio do trombonista Raul de Souza, a revisão técnica das partituras do clarinetista e também arranjador e professor Sérgio Albach e ilustrações de Luiz Antonio Solda, a publicação terá partituras acompanhadas de um breve histórico de cada contrabaixista e comentários sobre as particularidades da interpretação. Mescla de método e livro, Levadas Brasileiras pode ser compreendido como 80 microaulas de baixo, já que além das informações dispostas nas 210 páginas do livro, quem tiver a publicação receberá um QR Code que dará acesso aos vídeos.  

 “Foi uma loucura fazer a seleção, porque é uma riqueza tão grande. Tentei escolher pela relevância histórica do estilo, obras e autores mais representativos, levando em conta também o reconhecimento nacional e internacional. Algumas curiosidades e também preferências minhas, afinal, escolhas precisam ser feitas, também pesaram”, explica. “Corro o risco de algum mestre ter ficado fora, mas quis evitar que se tornasse em método chato, quis fugir de fazer um catálogo”.

Glauco Sölter nasceu em Cascavel (PR). Atualmente vive em Curitiba e também em São Paulo. Toca e grava regularmente com diferentes trabalhos e artistas no Brasil e exterior. Há mais de 15 anos acompanha o grande trombonista Raul de Souza. Tem seu trabalho autoral com 4 CDs lançados, além de fazer parte dos grupos “Mano a Mano Trio”, “Duo Bandolaxo” e “Projeto Cataia” (com Arismar do Espírito Santo). Já trabalhou com nomes como João Bosco, João Donato, Ron Carter, Badi Assad, Richard Bona, Toninho Horta, entre outros. Frequentou a Berklee College of Music em 1999. Antes disto havia tocado com seu trio no Montreux Jazz Festival e lançado nacionalmente um CD com o grupo de música instrumental NaTocaia. Atua também regularmente como professor, arranjador e produtor cultural.

Projeto realizado com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.

Serviço:

Lançamento do livro Levadas Brasileiras, de Glauco Sölter

Dia 22/01/2020 às 14h: Lançamento do livro e workshop na 37.ª Oficina de Música. PUC-PR – Auditório Tristão de Ataide – Térreo do Prédio Amarelo (R. Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho). Entrada franca. 50 vagas. Não é preciso fazer inscrição prévia. O livro estará à venda no local a R$40. Em breve será disponibilizado no site da editora e nas lojas do ramo.

Informações: https://oficinademusica.curitiba.pr.gov.br/curso/workshop-e-lancamento-do-livro-levadas-brasileiras-estorias-do-baixo-no-brasil/880/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here