sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaA genialidade dos Irmãos Prado

A genialidade dos Irmãos Prado

spot_img

A revista online Curitiba Suburbana, através de Ederson Metring, o Edinho Man, diz que considera o Underground, tudo que não está na grande mídia, e resolveu escrever sobre dois grandes poetas de Curitiba, que são os irmãos, Marcos Prado e Roberto Prado.

Aviso que escrevo do ponto de vista de um observador olhando de longe e gostando do que vê e lê; de quem há algum tempo se sente tocado pela poesia destes dois escritores.

Conheci a Poesia dos Irmãos Prado, através das músicas do Beijo aa Força, pois ao ouvir as músicas percebi que as letras eram diferentes de tudo o que se ouvia nas rádios, eram letras não comerciais, diferentes, sem a pretensão de agradar e sim de tocar, quer goste ou não.

Marcos Prado não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, pois ele faleceu no final de 1996, mas vive através de sua obra, que é como um braseiro em chamas; ao meu ver a poesia de Marcos é intensa, urgente, cortante, para ontem, realçando uma vivência do hoje, estando inconformado com a vida, com as pessoas, com os costumes, com a sociedade, mas buscando encontrar uma beleza no meio disso tudo. Enfim, um punk nato, é como uma flor que brota no meio do concreto.

Em 2005, foi lançado, postumamente, o livro Ultralyrics pela Travessa dos Editores, com direito a Show Beijo aa Força no lançamento, foi fenomenal, Eu estava lá, neste livro tem poesias suas e outras suas com seus parceiros, vem de brinde um Cd, com canções gravadas pelo Beijo aa Forma e Maxixe Machine, intercalando as faixas com gravações de Marcos Prado em uma entrevista; quem não tem corra atrás para ver se acha, é fenomenal.

Roberto Prado (Foto: Facebook)

Roberto Prado, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, muito gente boa, gentil, é um artista que fala e troca com você e olha que em Curitiba, isto não é freqüente. Ao meu ver a poesia do Roberto é de quem vive o dia a dia, de quem acorda cedo e tem que ir trabalhar, enfrentar as rotinas diárias, de quem tem família, tem que ir em frente queira ou não, não é urgente é vivencial e nos convida a viver e lutar até o fim de forma bela e tocante, enfim um tradutor da rotina cotidiana.

O mesmo lançou esta ano na Biblioteca Pública, Eu estava lá, o Livro Amplo Espectro, com poesias suas e algumas com parceiras, com o luxuoso show da Orquestra Sem Fim, foi marcante. O livro ainda encontra-se a venda com o mesmo, procurem Roberto Prado no Facebook, entrem em contato e garantam o seu exemplar antes que acabe, verão que o Livro é tocante e transformador.

Analisando digo, os dois Irmãos Prado são Gênios, cada um a sua forma e com seu estilo de ver e ler a vida. Leiam suas obras, será transformador, será para sempre.

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Tupã, Edinho, Prados: Tive a felicidade de compartilhar alguns momentos da vida com o Marcos. Ouvindo e lendo Roberto, as vezes em que estive admirado em sua presença declinei da possibilidade de parabenizar a ele e ao saudoso irmão. Tão Geniais ambos quanto o Beijo/Machine que em parceria revelam brilhantemente a nossa alma curitibana. Pronto falei ufa !

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -