sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaSessões gratuitas do filme "Espírito de Contradição" na Cinemateca de Curitiba

Sessões gratuitas do filme “Espírito de Contradição” na Cinemateca de Curitiba

spot_img

A partir da próxima quinta-feira, 28/11, entra em cartaz em sessões gratuitas às 19h, na Cinemateca de Curitiba, o filme “Espírito de Contradição”, dirigido por Fernando Severo, que aborda a vida e obra do filósofo e matemático Newton da Costa.  Paranaense nascido em Curitiba e autodenominado filósofo da ciência, ele se tornou famoso internacionalmente quando criou uma lógica que admite contradições: a Lógica Paraconsistente. Suas teorias se tornaram referência em universidades do mundo inteiro e encontram aplicação em vários campos da ciência, sendo objeto de estudos e seminários em diversos países. Formulou também o conceito da Quase-Verdade, que permite a convivência de teorias científicas logicamente incompatíveis. 

Seu prestígio internacional pode ser medido pelas palavras dedicadas a ele por importantes órgãos da imprensa brasileira: “O mais proeminente filósofo brasileiro nos círculos acadêmicos internacionais” (Folha de S. Paulo); “Ele é o pensador brasileiro mais respeitado mundialmente, reconhecido pelo desenvolvimento da Lógica Paraconsistente, hoje utilizada em diversos sistemas computadorizados” (O Estado de São Paulo); “Trata-se de um nome brasileiro de reputação internacional, um gênio que inspira teorias e projetos em sua área, além de ser um defensor ferrenho da educação e da pesquisa” (Revista Época).

O filme está em quinta semana de exibição em salas de cinema e seu lançamento comemora também os 90 anos desse grande pensador, completados em setembro último.

Excepcionalmente no dia 29/11 o filme será exibido somente às 17h.

Serviço:

Filme “Espírito de Contradição” (2019, 70 min.)

Direção de Fernando Severo

Data: 28/11 a 05/12

Local: Cinemateca de Curitiba

Rua Carlos Cavalcanti, 1174

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -