* Wander Santos
** José Carlos Chicarelli
Nas rodas de conversas dos entendidos de transporte público, todos os especialistas são unanimes em afirmar que a URBS gerencia com deficiência o sistema de Curitiba, enquanto em muitas cidades e capitais, os responsáveis colocam ar condicionado nos ônibus, a URBS e as concessionárias simplesmente se vangloriam quando conseguem consertar os itinerários das estações tubos e terminais que funcionam precariamente.
A mídia embarcada já era para estar gerando recursos para baratear a passagem e custear melhorias no transporte público de Curitiba, mais está parada, sendo que no contrato já deveria estar implantada em todos os ônibus e terminais.
Os equipamentos de bilhetagem eletrônica que custaram uma fortuna, mais trinta milhões em 2010, são de pouca funcionalidade e estão obsoletos.
Quem viaja para outras capitais e conhece sistemas de metros arrojados, ar condicionado nos ônibus, câmeras de segurança e o valor da passagem de transporte mais justa, fica sem entender os motivos da capital do Paraná estar tão distante da realidade.
É impressionante quando entramos num ônibus de uma cidade que o transporte coletivo é gratuito e de qualidade.
Então fica a pergunta, se pagamos uma tarifa tão cara por que o sistema de transporte público de Curitiba ainda não tem metros, nem ar condicionados e sistemas de segurança nos coletivos?
Seria falta de vontade ou má administração da Urbs e das concessionárias que só pensam em lucrar em cima do desanimado usuário do transporte público de Curitiba.
*Wander Santos atuou como DBA em empresa de transporte público, gerente de tecnologia em empresas do transporte público, empresário na área de prestação de serviços de tecnologia para transporte público e desenvolvedor de novas tecnologias para sistemas de transporte público.
**José Carlos Chicarelli é suplente de vereador e criador da CPI URBS -Transporte Coletivo Curiiba
Esses dias eu peguei o Barigui e as baraatas comandavam o chão do coletivo.
Nós não precisamos apenas de ar condicionado. Precisamos de ar quente para o período de inverno.
Eu agora só ando de Uber. O preço é quase o mesmo e não preciso ficar me espremendo e esperando horas para chegar a um local
Tão um lixo mesmo os onibus de Curitiba
Ja passou da hora de acabar com URBs
Ja passou da hora de acabar com URBs, e.as negociatas com empresarios
Tem que abrir a.concorrencia e desregulamentar, fora UBRs
Agora só uso Uber ou 99
Com Greca, com Fruet, com Richa, Curitiba só andou para trás.
Prefiro pegar carro de aplicativo a ficar me apertando dentro de um ônibus.