Cláudio Osti informa que a prefeitura de Londrina apresentou ontem à Câmara de Vereadores um projeto de lei que na pratica pode privatizar a empresa telefônica Sercomtel.
Entre outras coisas o projeto determina que a sede permaneça em Londrina e coloca as ações em leilão, ou seja, descarta a possibilidade de a empresa 10 de Dezembro – que apresentou um projeto de capitalização de 120 milhões – assumir a empresa sem concorrência pública.
Há questões a serem resolvidas.
De acordo com o site da empresa a ação dela vale R$1,37.
O município tem 17 milhões de ações.
Se ela passar por um Valluation – avaliação das empresas – o valor da empresa pode ser bem diferente do que a prefeitura pensa, e para baixo.
Outro ponto é que a Lei Geral de Telecomunicações, para estimular a concorrência, proíbe que um mesmo grupo econômico possua sobreposição de outorgas. Na prática, isso significa que, pra cada outorga, somente um grupo de operadoras poderá participar.
Politicamente também é um problema para o prefeito Marcelo Belinati Martins. Poderá ficar com a pecha de que encerrou o que o tio Antonio Belinati – que vendeu parte da empresa para a Copel, e fez sumir boa parte do dinheiro da operação – começou.