O Canabidiol e o Mevatyl já podem ser pedidos gratuitamente desde o mês passado nas farmácias da rede pública do Paraná após um ano e sete meses da promulgação da Lei Pétala, de autoria do deputado estadual Goura Nataraj (PDT), que trata do acesso a medicamentos à base de cannabis medicinal para o tratamento de diversas condições de saúde.
Em setembro, a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) iniciou a distribuição gratuita do primeiro medicamento à base de canabidiol e tetrahidrocanabinol (THC). Pacientes que necessitam do remédio podem solicitar o fornecimento pela Farmácia Paraná.
“É a Lei Pétala cumprindo seu papel de ampliar o acesso a medicamentos de cannabis medicinal, que irão beneficiar muitos pacientes com esclerose múltipla no Paraná”, afirmou Goura. Ele lembrou que o projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2019 e se tornou a Lei Estadual nº 21.364, sancionada em 14 de fevereiro de 2023.
O medicamento distribuído, com o nome comercial Mevatyl (Tetraidrocanabinol 27mg/ml + Canabidiol 25mg/ml), é indicado para o tratamento da espasticidade moderada a grave causada pela esclerose múltipla, uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central.