A Câmara Municipal de Curitiba aprovou na última semana de trabalhos legislativos um pacote de bondades para a concessionária do transporte coletivo, R$ 317 milhões para a compra de até 70 ônibus elétricos (o número pode ser menor se o preço subir) e que serão utilizados até agosto de 2025, data final da atual concessão, se o próximo prefeito não resolver prorrogar o contrato por mais dez anos.
No projeto apresentado pela administração Rafael Greca não fica claro se a tarifa irá diminuir nos próximos meses, como aconteceu em Araucária, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, apesar do aporte milionário.
Além do pagamento dos ônibus para as montadoras, o Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) vai pagar os custos com carregadores, equipamentos móveis e energia elétrica (o combustível para o ônibus andar), o que irá implicar em aumento dos lucros das empresas e incidirá no valor da passagem, podendo subir além do projetado, já que os gastos dos novos veículos poderão ser maiores do que os de combustíveis.
A vereadora Professora Josete (PT) colocou em dúvida a lisura da licitação: “foi impossível analisarmos [a proposta] em detalhe com esse prazo reduzido pelo regime de urgência. Precisávamos de mais elementos para ter certeza de que os custos são adequados e justos. Temos dúvidas em relação ao edital de licitação, no qual apenas a empresa Marcopolo foi classificada”.
Os ônibus da Marcolo estão começando agora a serem fabricados no Espírito Santo, tem autonomia que chega a 280 quilômetros e tempo de recarga de até quatro horas, com capacidade para 80 passageiros, segundo o fabricante.
Em Curitiba tudo sempre, sempre e sempre, é feito pra beneficiar a tchurminha do ônibus.
E o tribunal do faz de contas, zzzzzzzzzzz!
Consideram uma aposentadoria. Agora só curtir.
Melhor negócio no mundo não pode existir… Concessão pública onde o ente cedente paga pela renovação da frota… Em caso de perda de arrecadação, lhes é garantido o aporte em dinheiro vivo para garantir a lucratividade. E não existe concorrência alguma.
Pode usar 317 milhões do dinheiro público, comprar ônibus e entregar eles de mão beijada, pras empresas particulares usarem e ganharem dinheiro???
Absurdo! Enquanto isso não tem recurso para investir em políticas para população de rua em Curitiba. Cidade está um caos .
A carreira do Greca acaba ano que vem. Deus esta ouvindo as preces dos curitibanos.
Nunca vi um prefeito tao ruim na minha vida