A Assembleia aprovou, por unanimidade, projeto de iniciativa da Mesa Diretora, que institui a Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná. A Procuradoria deve zelar pela defesa dos direitos das mulheres, bem como receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violência e discriminação contra a mulher.
O deputado Ademar Traiano (PSDB) disse que a Procuradoria é mais um passo importante na aproximação da Assembleia da sociedade. Para que as mulheres possam ter um espaço para fazer valer seus direitos. “Todas as iniciativas em benefício das mulheres devem ser consideradas e levadas em frente sempre que possível. A Procuradoria será ocupada por uma deputada e vai se somar as outras instituições que trabalham na defesa dos direitos das mulheres.”
A Procuradoria deverá atuar nos mesmos moldes da Câmara dos Deputados, do Senado e também de outras Casas Legislativas. A sugestão da implantação no Paraná foi da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) em visita à Mesa Executiva no mês de março, quando apresentou o trabalho desenvolvido por ela, como Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados.
O projeto de resolução da Mesa Executiva, comandada pelo presidente, deputado Ademar Traiano (PSDB), primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) e pelo segundo secretário, deputado Gilson de Souza (PSC), é parte de um conjunto de iniciativas adotas nos últimos anos voltadas para abrir as portas da Assembleia e aproximá-la da população.
Ademar Traiano (Foto: Nani Gois/Alep)