A capital do Paraná atingiu hoje a marca histórica de 1.010 mortes provocadas pelo coronavírus desde março e nesta terça-feira (1/9) foram registrados mais 396 casos e 13 óbitos.
A secretária de Saúde Márcia Huçulak apresentou uma live para dizer que não houve falta de assistência, quando os relatos de pacientes apontam o contrário: a prefeitura não faz exames quando eles vão as UPAs com sintomas da doença, apenas no retorno e geralmente após mais de uma semana com o problema.
Dos 13 óbitos, 12 ocorreram nas últimas 48 horas. O outro foi registrado no dia 27 de agosto e estava em investigação. As vítimas são nove homens e quatro mulheres, com idades entre 21 e 82, sendo quatro com idade inferior a 60 anos. Apenas um não tinha nenhum tipo de comorbidade como fator de risco para as complicações da doença.
Todos os pacientes estiveram internados em hospitais públicos e particulares da capital.
A secretária alertou sobre os cuidados necessário com o feriadão que se aproxima e disse que há risco de Curitiba voltar para bandeira laranja.
Novos casos
Com os casos confirmados desta terça-feira, 33.368 moradores da cidade testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia – 28.148 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.
O total de casos ativos na cidade é de 4.210. Esse é o número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.
Há ainda outros 638 casos em investigação, aguardando diagnóstico ou o resultado de exames laboratoriais.
Entre os casos confirmados, 483 pacientes estão internados em hospitais públicos e privados da capital paranaense, sendo 171 deles em UTIs.
UTIs do SUS
Nesta terça-feira, a taxa de ocupação dos 355 leitos de UTI do SUS exclusivos para covid-19 é de 80%. Todos os pacientes que internam com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. Há 71 leitos de UTI do SUS livres em hospitais de Curitiba.
Números da covid-19 em Curitiba em 1 de setembro
396 novos casos
13 novos óbitos
Números totais
Confirmados – 33.368
Investigação – 638
Recuperados – 28.148
Óbitos – 1.010
Precisamos de mais exames. Não podemos economizar com saúde
Agora são 1010 curitibanos mortos para agradecer o prefeito pelo atendimento que tiveram.