terça-feira, abril 30, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáEmendas ao projeto que altera zoneamento da Ilha do Mel serão votadas...

Emendas ao projeto que altera zoneamento da Ilha do Mel serão votadas na segunda

spot_img

Os deputados estaduais analisam durante a sessão plenária remota da Assembleia Legislativa do Paraná na próxima segunda-feira (08) as 19 emendas ao projeto de lei 262/2020 que altera a lei de zoneamento ambiental e diretrizes de uso do solo da Ilha do Mel.

A proposta tramita na Assembleia Legislativa desde o dia 27 de abril e foi aprovada em primeiro turno na sessão plenária remota de terça-feira (02). Quando o projeto seria votado em segundo turno, recebeu as emendas propostas pelos deputados e, com isso, retornou para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que emitirá um parecer sobre elas na segunda-feira (08) e na sequência o projeto será votado em segundo turno na sessão plenária.

Entre as alterações propostas pelos deputados está: a garantia de proteção à população tradicional da Ilha; a aplicação de um termo de ajuste de conduta visando a adequação das atuais construções aos novos parâmetros construtivos e de uso e ocupação do solo; a ocupação de até 50% do terreno para a construção sendo limitada a 500m²; a determinação de que as políticas, planos e ações implementadas na Ilha do Mel deverão observar as diretrizes dispostas na Agenda 2030 da ONU; o desenvolvimento de projetos de identificação, reconhecimento, salvaguarda e valorização do patrimônio imaterial da população tradicional da Ilha do Mel, preservando as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, assim como os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhe são associados, a fim de fortalecer a identidade e diversidade cultural; entre outras propostas.

Buffet – Retorna à discussão na Comissão de Constituição e Justiça o projeto de lei 311/2020 que cria regras para que os restaurantes em sistema de autosserviço, buffet por quilo, voltem a funcionar durante a pandemia da COVID-19. A proposta, de autoria dos deputados Alexandre Curi (PSB), Ademar Traiano (PSDB) e Delegado Francischini (PSL), já recebeu parecer favorável na Comissão, mas um pedido de vista dos deputados para eventuais mudanças ao projeto sugeridas pela Secretaria de Estado da Saúde adiou a votação. Caso seja aprovado na CCJ a proposta ainda aguarda parecer das Comissões de Saúde Pública; e Indústria, Comércio, Emprego e Renda antes de ser votada em primeiro turno pelo plenário.

Ceasa – Também aguardando a aprovação do parecer na Comissão de Constituição e Justiça está o projeto de lei 308/2020 que trata da organização e funcionamento dos mercados de produtos alimentares geridos pela CEASA. A proposta já recebeu parecer favorável na Comissão, mas recebeu um pedido de vista do Tadeu Veneri (PT).

O projeto é de autoria dos deputados Alexandre Curi (PSB), Ademar Traiano (PSDB), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Delegado Francischini (PSL) e Hussein Bakri (PSD).

ICMS – Em segundo turno de votação, com três emendas de plenário que aguardam parecer da CCJ, está na pauta da sessão de segunda-feira (08) o projeto de lei 268/2020 do Poder Executivo, que altera a Lei 11.580/1996 que trata do ICMS. A proposta, segundo o Executivo, visa adequar a legislação estadual às novas determinações do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) referente ao imposto.

Defensoria Pública – Dois projetos de autoria da Defensoria Púbica do Paraná também integram a pauta de votação. O projeto de lei complementar 6/2020 altera a lei complementar 136/2011 que estabeleceu a Lei Orgânica da Defensoria Pública. Segundo o texto, as mudanças acontecem nos artigos que tratam da destituição do defensor público geral; o impedimento para que os membros e servidores da Instituição exerçam a advocacia; e a autorização para que até 50% do valor constante no Fundo da Defensoria Pública do Estado do Paraná possa ser utilizado para o pagamento de despesas de pessoal. Esse limite, atualmente, é de 35%.

Já o projeto de lei 346/2020 revoga o §3º do artigo 5º da lei 19.983/2019 que instituiu a compensação de horas na Defensoria. O texto a ser excluído permitia que os saldos de horas excedentes poderiam ser compensados, com autorização da chefia imediata, com redução da carga horária, em até duas horas por dia.

Reajuste – Em primeiro turno de votação está o projeto de lei 549/2019, do deputado Homero Marchese (PROS), que determina a publicação em Diário Oficial dos cálculos de reajuste, revisão, e qualquer outra operação nas tarifas praticadas pelas prestadoras de serviços públicos delegados de infraestrutura no Paraná, a exemplo do pedágio. Essa publicação deverá ser de “forma clara, objetiva e compreensível ao cidadão comum”, determina o projeto.

Segundo o autor, a medida vai permitir que “qualquer cidadão que tenha acesso com facilidade aos cálculos de reajuste (…) garantindo-lhes a possibilidade de conferir e refazer a conta que, em última análise, acabará pagando”.

Demais projetos – Ainda integram a pauta de votação da próxima segunda-feira (08) da Assembleia Legislativa, em segunda votação o projeto de lei 110/2020, do deputado Evandro Araújo (PSC), que altera a Lei Estadual 16.130/2009, que concede título de utilidade pública à Associação de Reflexão e Ação Social – ARAS, com sede e foro no município de Maringá. A alteração se deve ao fato de a entidade ter passado a se chamar Cáritas Arquidiocesana de Maringá após reformulações ocorridas em seu estatuto no ano passado; o projeto de lei 716/2019, do deputado Do Carmo (PSL), será votado em segundo turno e denomina de Pioneiro Emiliano Joaquim Roque o viaduto da BR-376, no km 146, no município de Presidente Castelo Branco.

Por fim, em redação final, os projetos de lei: 46/2019, do deputado Anibelli Neto (MDB), que proíbe estabelecimentos de lazer, como casas de show, cinemas, teatro e eventos esportivos, de cobrarem mais de um ingresso nos casos em que, por necessidade especial ou deficiência, o espectador necessite ocupar mais de um assento; e o 753/2019, da deputada Cantora Mara Lima (PSC), que institui a Semana Estadual de Sensibilização e Defesa dos Direitos dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais. O texto prevê que a semana seja realizada na terceira semana do mês de maio. A proposta tem o objetivo de esclarecer à população “sobre o que representam as doenças inflamatórias intestinais, as formas principais de diagnóstico, os sintomas e tratamento”.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -