A situação financeira da prefeitura está deteriorada, o prefeito Rafael Greca (DEM) anda economizando na compra de luvas, sabonete líquido, álcool gel 70 e máscaras para os Guardas Municipais de Curitiba (GM) usarem nas rondas pela cidade.
Segundo o sindicato, o Sigmuc, a administração municipal não está fornecendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) na quantidade necessária, o que expõe a guarda a doença.
O álcool 70% foi disponibilizado por intermédio da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, comandada pelo pré-candidato a prefeito, Ney Leprevost (PSD), adversário de Greca, os demais itens foram adquiridos pelo próprio sindicato.
A Prefeitura de Curitiba contestou a informação, mas novamente o Blog do Tupan procurou o Sigmuc e guardas municipais que reafirmaram a falta de máscaras, luvas e álcool gel. Um incidente, ontem, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sítio Cercado revela a falta de EPIs para os guardas municipais – hoje, o efetivo da GM é de 1639 homens.
A nota da assessoria de comunicação é a seguinte:
A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito esclarece que não procede a informação “Prefeitura de Curitiba sem recursos para luvas, álcool e máscaras para a GM”, publicada pelo blog nesta quarta-feira (8/4). Materiais foram comprados, distribuídos e outras aquisições continuam sendo feitas. Confira:
Ainda no mês de março, a Defesa Social adquiriu um grande estoque de luvas, máscaras e álcool em gel para os servidores. O material foi destinado a guardas municipais, agentes de trânsito e para os funcionários que têm contato direto com o público, como no caso da Defesa Civil e do Departamento de Política Sobre Drogas.
Foram comprados cinco mil kits de luvas e máscaras, entregues na semana passada, além de três mil litros de álcool em gel (seguem fotos).
No caso da Guarda Municipal, todo o material foi distribuído para os dez núcleos regionais e para os grupos especiais: Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO), Grupo Tático de Motos (GTM), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo de Operações com Cães (GOC) e Patrulha Maria da Penha.
Nos núcleos regionais foi sendo feita a redistribuição para as viaturas e para todos os postos da corporação. A orientação é de usar o material em abordagens a pessoas suspeitas e quando haja contato direto com o público.
Além disso, no último dia 31, a GM recebeu 120 máscaras-escudo produzidas em impressoras 3D pelo FabLab da Rua da Cidadania do Cajuru. Entre as equipes que receberam o material estão aquelas com postos de trabalho nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nos Centros Pop e para aqueles que estão auxiliando na organização de filas nos equipamentos municipais.
Nesta quarta-feira (8/4), chegaram outras 16 mil luvas que serão distribuídas conforme a necessidade, após aquisição feita pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal (Smap). Ainda nesta semana, a corporação receberá mais 6 mil litros de álcool.
Houve, ainda, doação de máscaras de pano, reutilizáveis, por parceiros: 500 máscaras da Associação da Vila Militar (AVM) e 200 encaminhadas via Defesa Civil.
Greca quer os GMs usando piche no lugar de alcool gel
Mas grana para iam asfasto…. Roçadas e comissionados tá sempre sobrando né?
O Beto Richa tinha “primos” que cuidavam da entrada dos Tico-Ticos. O gorducho bem que podia mandar o gio-gio, tratador que cuida dos Tico-ticos dele, pegar um pouco do ‘alpiste’ arrecadado e doar prá GM comprar o que falta.
O asfalto volto já.