Um projeto que propõe instituir nas escolas o ensino do Orçamento Público, para que os cidadãos possam acompanhar e fiscalizar a forma como seus representantes distribuem os recursos arrecadados pelos impostos, foi o grande vencedor do Geração Atitude, programa criado pela Assembleia Legislativa do Paraná que se propõe a despertar a cidadania entre os jovens.
A vencedora, foi a estudante do ensino médio, Mariane Silvério, de 19 anos, que disputou com 262 propostas, e venceu 31 finalistas, estuda no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Toledo. A vencedora já reúne um currículo expressivo: fala cinco línguas, fez intercâmbio na Índia, participou da Câmara Mirim, do Parlamento Jovem e sonha ser diplomata.
Ao anunciar o nome da vencedora o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), enfatizou que esse projeto “visa fazer um resgate da cidadania, em um momento em que se vive um desencanto com a política. O Geração Atitude, que já está em sua quinta edição, quer despertar o interesse dos nossos jovens pela participação política e pela cidadania. Eles apresentam propostas de projetos que podem ser encampados pelos deputados e se transformar em leis”.
Para Traiano, a extraordinária participação dos jovens no projeto e a qualidade das proposições, indica que existe espaço para “resgatar e despertar o interesse dos jovens na política”.
Mariane Silvério fez discursou na Tribuna da Assembleia depois de receber o diploma. Citou Aristóteles sobre a importância da participação política. Destacou que projetos como o Geração Atitude abrem espaço para que os jovens possam ter participação política. No caso do Geração Atitude, que já recebeu prêmios nacionais, abrem espaço para que os jovens possam almejar ver seus projetos transformados em leis melhorando a vida das pessoas.
O projeto elaborado por Mariana pretende estimular a compreensão, por parte dos estudantes, de como funciona por dentro o orçamento público. O objetivo é fazer com que alunos tenham interesse e discutam a questão. Para isso, propõe a criação de cartilhas que expliquem o assunto, que também deverá ser abordado durante as aulas.
O Geração Atitude estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e do Ministério Público.
O programa começa ainda em sala de aula com o apoio dos professores que passam a inserir os temas na rotina de estudos dos alunos com o apoio do Guia do Cidadão.
Na sequência, os alunos têm a oportunidade de apresentarem propostas que possam contribuir para um Paraná cada vez melhor. Os melhores projetos avançam para a etapa final, a Caravana da Cidadania, e disputam o primeiro lugar.
“O Geração Atitude veio justamente para provocar e estimular os nossos jovens estudantes, valorizando o debate democrático de ideias, o exercício cotidiano da cidadania, a participação política, o engajamento dentro das comunidades – começando pela comunidade escolar. E a Caravana da Cidadania é justamente o coroamento deste processo, cultivado ao longo de todo ano”, destaca Traiano.
“Para nós é fundamental que possamos cada vez mais aproximar a Assembleia Legislativa como instituição da população”, complementou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia.
Dois dos projetos vencedores do Geração Atitude já se transformaram em leis estaduais. Na edição de 2015, a proposta vencedora foi da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte.
A iniciativa tramitou na Assembleia, foi aprovada pelos parlamentares e, posteriormente, sancionada. A lei proposta pela estudante recebeu o número 18.763/2016 e instituiu o Programa Geração Atitude nas escolas da rede pública paranaense e incluiu a atividade no calendário oficial de eventos do Paraná, no mês de novembro.
Em 2017, o jovem Douglas Froelich, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado, foi o vencedor com uma proposta para combater o bullying nas escolas paranaenses, em campanhas de esclarecimento acerca do problema e debates entre a comunidade escolar. O texto se transformou na Lei Estadual 19.678, do dia 27 de setembro de 2018.
A programação inclui ainda a participação na reunião da Comissão de Constituição e Justiça e na sessão plenária e ainda visitas ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ao Palácio Iguaçu, ao Ministério Público do Paraná, ao Museu Oescar Niemayer (MON) e aos principais pontos turísticos de Curitiba.
O programa é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude vinculada ao Governo do Paraná.