Depois do fracasso com a federação com o Cidadania nos últimos três anos, o PSDB, do deputado federal Beto Richa está procurando formar nova parceria para a eleição de quatro de outubro de 2026 e o principal flerte do ninho tucano para formar uma federação é com o Podemos, do deputado federal Luiz Carlos Hauly.
A união daria fôlego para os partidos, que não precisariam formar chapas completas, teriam que compartilhar a responsabilidade, com menos candidatos para se dividir o fundo eleitoral.
No Paraná, tanto o Podemos como o PSDB podem enfrentar problemas na eleição do próximo ano se não receberem reforços para aumentarem a competividade nas urnas.
Montar uma chapa para deputado federal e para deputado estadual é complicado, com parcos recursos do fundo eleitoral, os concorrentes das duas siglas vão precisar colocar a mão no bolso para emplacarem cadeiras no legislativo.
O PSDB não tem nenhum representante na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), mas tem Beto Richa na Câmara Federal e o Podemos tem dois, mas perderá Fabio Oliveira que deverá ir para o Novo, partido do ex-procurador Deltan Dallagnol, com uma cadeira no legsilativo federal, Luiz Carlos Hauly.
E a Mabel Canto?
Se mandou para o Progressistas!!!