sexta-feira, abril 18, 2025
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáGuto Silva discute futuro de duas cidades paranaenses

Guto Silva discute futuro de duas cidades paranaenses

spot_img

Fazenda Rio Grande e Piraquara sediaram encontros estratégicos para debater o futuro das cidades. A sexta edição da Conferência Municipal das Cidades na primeira localidade e a quinta na segunda antecedem o fórum estadual, previsto para junho, reunindo autoridades, especialistas e comunidade para propor melhorias em infraestrutura, moradia, transporte e serviços básicos.

Guto Silva, secretário estadual das Cidades, destacou a relevância desses espaços de participação popular, onde demandas locais são transformadas em ações concretas. “É no cotidiano dos municípios que identificamos os principais desafios. Iniciativas como o programa Asfalto Novo, Vida Nova, maior projeto de urbanização da América Latina, refletem nosso compromisso em atender essas necessidades”, afirmou.

Os encontros são etapa obrigatória para que prefeituras tenham acesso a verbas federais e estaduais destinadas a obras e programas. Até 30 de abril, todas as cidades paranaenses devem realizar suas conferências, conforme determinação legal. Mais de 60 já foram concluídas e outras 200 estão agendadas, consolidando o estado como modelo na gestão participativa.

Orlando Bonette, do Conselho Estadual das Cidades (Concidades), ressaltou a presença do governo nas discussões locais. “A vinda do secretário reforça o diálogo direto com a população. Essa integração é essencial para alinhar prioridades e garantir eficácia nas políticas públicas”, explicou. As propostas aprovadas nos municípios serão levadas à etapa nacional, influenciando diretrizes para os próximos anos.

A professora aposentada Ana Lúcia Zambão, de Piraquara, que representa a sociedade civil organizada através da APP Sindicato e da associação municipal de professores, participou do evento por acreditar que os conselhos são fundamentais para desenvolver o município.

“As conferências são um grande espaço de articulação entre a gestão pública, as políticas nacionais, estaduais e municipais, e ouvir a sociedade como um todo nos seus diversos segmentos é fundamental. As organizações sociais têm muito a contribuir, porque estudam e vivem próximas à população, seja uma associação de moradores, seja uma organização com apoio universitário ou não-governamental, que visam desenvolver políticas públicas”, disse.

Regina Belo, assistente social e conselheira titular do Concidades Estadual, representando o Conselho Regional de Serviço Social do Estado do Paraná (CRES), disse em Fazenda Rio Grande que, neste ano, os municípios tratam dos planos plurianuais e de mobilidade urbana, o que vêm ao encontro do tema do encontro: “Construindo a Política Nacional do Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

“As discussões vão se somar para que possamos levantar as propostas pertinentes para a conferência estadual, que deve ocorrer em junho. Devemos lembrar que a participação popular é muito importante porque são as pessoas que conseguem identificar as questões que precisam ser melhoradas”, disse.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -