O governador do Paraná, o presidenciável Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), iniciou sua agenda oficial nos Estados Unidos participando de um evento promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), realizado em Las Vegas. O encontro integrou a programação do NAB Show, principal feira mundial de tecnologia e comunicação, que reúne especialistas e líderes do setor.
Fundada há mais de seis décadas, a entidade atua na representação de emissoras de radiodifusão em todo o país, defendendo a liberdade de imprensa e incentivando a modernização do segmento. O almoço contou com a presença de executivos de mídia, parlamentares e autoridades federais, incluindo integrantes do Ministério das Comunicações e da Anatel.
Na ocasião, o chefe do Executivo paranaense destacou os resultados alcançados pelo estado, como a posição de quarto maior PIB nacional e a transformação em referência em desenvolvimento sustentável. “Nossa administração prioriza eficiência, parcerias com a iniciativa privada e adoção de soluções tecnológicas, fatores que impulsionam nossa competitividade”, afirmou.
O NAB Show, que ocorre anualmente, é reconhecido como vitrine para lançamentos de novas ferramentas digitais e tendências do mercado audiovisual. A participação de Ratinho Junior reforça a estratégia de internacionalização do Paraná, buscando atrair investimentos e parcerias em setores estratégicos.
Desde 2019, o Paraná atraiu mais de R$ 300 bilhões em investimentos privados, reflexo direto da confiança empresarial. O governador também citou medidas como a redução no tempo de abertura de empresas, que hoje é de apenas 8 horas, e o decreto de Baixo Risco, que dispensou mais de 700 atividades econômicas da exigência de alvarás.
O Paraná também tem expandido sua presença no mercado internacional. Em 2014, os produtos paranaenses eram exportados para 153 países. Em 2024, esse número subiu para 176. “O Paraná quer ser o supermercado do mundo, mas com um diferencial: queremos exportar produtos com valor agregado, industrializados, e não apenas commodities. Queremos nos posicionar de maneira estratégica no mundo e esse também é um desafio de comunicação, o que reforça a importância de estar conectado a esse ambiente que envolve muito dinamismo”, enfatizou Ratinho Junior.
Estiveram presentes no almoço o presidente da Abert, Flávio Lara Resende, o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Paulo Tonet Camargo, e o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes.
JANTAR COM A ABRATEL – O governador também jantou com a diretoria da Abratel, que representa os interesses de emissoras de rádio e televisão em todo o território nacional. Eles discutiram novas tecnologias, a transformação da comunicação nos últimos anos com os produtos digitais e a representatividade das rádios nas comunidades onde estão inseridas.
AGENDA NOS EUA – A agenda do governador Carlos Massa Ratinho Junior nos Estados Unidos segue até o próximo segunda (14), com compromissos oficiais em quatro estados: Nevada, Arizona, Flórida e a capital, Washington. Nesta terça-feira (8), ele participa de outras rodadas de conversas na NAB Show 2025.