A agenda cultural da semana destaca uma programação ampla e acessível, com opções para todas as idades, incluindo shows, teatro, literatura e artes visuais. As atividades ocorrem em espaços geridos pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná.
O principal evento do dia será o Natal de Curitiba, que começa oficialmente nesta sexta-feira, 22, com a maior programação gratuita do Brasil, com atrações por parques da cidade, ruas e no passeio público. O primeiro evento acontece no Largo da Ordem, às 19h30, com a presença do futuro prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) e do vice, Paulo Martins (PL).
O espírito natalino toma conta do Paraná a partir desta semana. A começar pela Capital: na sexta-feira (22) estreia o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024, a maior programação gratuita do Brasil, que promete emocionar curitibanos, paranaenses e visitantes de todo o País.
Na Biblioteca Pública do Paraná, principal polo cultural de Curitiba na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), a literatura ganha destaque com o lançamento dos livros infantis “Mil Marias”, de Denise Lipinski, e “Uma Nova Casa”, de Eduarda dos Santos, no sábado. Na quarta-feira (27), o Museu de Arte Contemporânea promove a roda de conversa “Barato como orçamento feito de barriga vazia: desafios para a produção artística nos cenários da arte contemporânea”, com a participação dos artistas Akhan e SANTO.
No Teatro Guaíra, o público encontrará apresentações musicais e espetáculos de dança. No sábado (23), o Guairão recebe Nando Reis com a turnê “Uma Estrela Misteriosa”. Já no domingo (24), o palco será dos ícones do sertanejo, Trio Parada Dura e Lourenço & Lourival, no show Mitos do Sertanejo. A Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência de Cláudio Cruz, também se apresenta, explorando obras de Hekel Tavares e Camargo Guarnieri.
O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura duas novas exposições. “Afinidades III – Cochicho” apresenta obras de cinco artistas paranaenses, enquanto “O Olho da Noite”, do francês Jean-Michel Othoniel, reúne 25 criações de grande escala.
Além disso, os espaços culturais seguem com ações especiais em alusão ao Novembro Negro, incluindo visitas guiadas, mostras e outras atividades, reforçando a pluralidade temática da programação.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Exposição “A Lobo” – Permanece no hall térreo até 30 de novembro, no horário de funcionamento da BPP. A exposição de desenhos e ilustrações de crianças e pais, participantes do “A Lobo”, que faz parte do projeto cultural de Maira Pires de Castro. As artes também estão presentes no livro “A Lobo”, que retrata, a partir da visão dos pequenos, uma narrativa intimista sobre bem-estar das comunidades curitibanas, tais como saúde mental, a criação de um diálogo coletivo não-violento e a importância de uma educação infantojuvenil que priorize a inteligência emocional e independência intelectual.
Programação especial Novembro Negro – Para marcar o mês da Consciência Negra, que foi celebrado no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, a BPP vai promover uma série de eventos especiais. Algumas atividades ainda estão com datas e horários em definição e serão divulgadas em breve nos canais de comunicação da Biblioteca Pública do Paraná e da Secretaria da Cultura.
Estante Afro Maria Águeda – Monumento que reúne mais de 500 títulos de temática e autoria negra, permanece no Hall Térreo da Biblioteca, um espaço com maior visibilidade. As obras, com curadoria da Editora Humaita, estão disponíveis para empréstimo ou consulta local.
Reunião aberta do coletivo Mães Pretas – Roda de conversa com o objetivo de promover a aproximação e o fortalecimento entre mães e crianças pretas na cidade de Curitiba, marcada para o dia 25 de novembro, das 18h30 às 19h30, no hall térreo.
Contação de histórias – Nos dias 26 e 28 de novembro, das 9 às 11h, a Seção Infantil recebe a aluna do curso de Pedagogia do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, Caroline dos Santos Ribeiro, para uma contação de histórias infantis sobre cultura afro-brasileira.
Lançamento de quatro livros de integrantes do coletivo Pretas com Poesia – No dia 27 de novembro, às 18h, o coletivo Pretas com Poesia relança os livros “Pretas com Poesia”, “Prima Mulier”, de Jô Macario, e lança “A Mulher de Mil Nomes”, de Sueli Crespa, e “Cemitério de Coisas Vivas”, de Evelin Moreira.
Cine BPP – A segunda edição do Cine BPP recebe a companhia Vigor Mortis para a exibição da websérie “O Retorno da Macabra Biblioteca do Dr. Luchetti”. Após a sessão, o diretor Paulo Biscaia participa de um bate-papo com o jornalista Rodolfo Stancki sobre a produção da obra. O evento acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 15h, no Auditório.
Lançamento do livro “Mil Marias” – É neste sábado (23), às 9h, com bate-papo e sessão de autógrafos com a autora Denise Lipinski, na Seção Infantil.
Mapeando Histórias – No sábado (23), das 11h às 12h45, a Seção Infantil recebe o lançamento do livro “Uma nova casa”, da autora Maria Eduarda dos Santos, seguida por uma oficina criativa que pretende explorar o olhar das crianças sobre Curitiba, com base no livro.
Sábado Lúdico – Encontro de RPG e boardgames, para crianças de 6 a 12 anos, que acontece quinzenalmente no aquário da Gibiteca. A próxima sessão acontece no sábado (23), das 10h às 12h.
Cine Chinês – Exibição especial do filme “Boonie Bears – E O Mundo Selvagem” em mandarim, com legendas em mandarim (23), às 11h no Auditório.
Ampliando Horizontes – Lançamento de três livros produzidos nas oficinas de crônicas, poesias e romances realizadas gratuitamente em Curitiba ao longo de 2024. O evento acontece na quinta-feira (28), das 17h às 19h30, no hall térreo. A programação inclui leitura de poemas, crônicas e trechos de romances, além de um bate-papo sobre a experiência nas oficinas e a contribuição do projeto para a cena cultural do Paraná. Participam do evento Luci Collin, Luís Henrique Pellanda e o diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost.
Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro acontece no dia 28.
Seção Braille
Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
“Estão Todos Bem” – Classificação: +12 – Duração: 1h 39 minutos
“Gente Grande” – Classificação: +12 – Duração: 1h 42 minutos
“A Escalada” – Classificação: +14 – Duração: 1h 41 minutos
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Jornal Cândido – O periódico online, edição 156, está disponível, com um conteúdo especial sobre escritoras negras e paranaenses que têm como referência a poeta simbolista curitibana Laura Santos (1919-1981). A pauta nasce em novembro, mês da Consciência Negra, e inclui na retranca uma seção Prateleira, com recomendações de livros de autoras negras, nacionais e internacionais.
A publicação também traz uma pensata inédita de Rodrigo Garcia Lopes sobre o poeta Antonio Cicero, morto em 23 de outubro deste ano; os relatos da militante e exilada política Noemi Osna para a série Mulheres contra a Ditadura; um poema inédito do palestino Mahmud Darwich, traduzido por Michel Sleiman; entre outros conteúdos exclusivos. Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Quarta Pública – No dia 27 de novembro, a “Quarta Pública” do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove uma roda de conversa mediada pelos artistas Akhan e SANTO, intitulada “Barato como orçamento feito de barriga vazia: desafios para a produção artística nos cenários da arte contemporânea”. A atividade reúne os artistas para compartilharem suas vivências e reflexões sobre criação artística e os desafios enfrentados no campo da arte contemporânea.
Prorrogação – Exposição “Coletiva” – A mostra “Coletiva” na Sala Aberta do MAC Paraná segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025. Desde abril, a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer foi transformada em um espaço de criação, onde artistas convidados compartilham seu processo com o público. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Último final de semana – A exposição “Essência em Preto e Branco” encerra sua temporada neste domingo (24). Nesta jornada sensorial, a artista plástica Leila Versetti guia o público em um encontro íntimo com sua identidade artística, proporcionando reflexões sobre a força e resiliência da verticalidade e encorajando os olhares a explorar as nuances de cada detalhe. A exposição permanece na Sala Ana de Oliveira apenas neste final de semana. Entrada Gratuita.
Exposição “Segredos da Cor” – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até janeiro de 2015 na Sala Rotativa. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entrada Gratuita.
Fazer artístico no cemitério municipal – Como encerramento da programação especial de novembro, o mês Andersen, no dia 27 (quarta), às 14h, o professor Lavelle conduz alunos e interessados em uma aula de campo abordando o desenho de paisagem cemiterial. Essa ação, que acontece no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, é gratuita, aberta a todos e para participar não é necessário ter experiência prévia de desenho. No dia, os participantes devem levar material de desenho, como prancheta, lápis e folhas de papel.
Campanha artística – Com o objetivo de continuar seus estudos na tridimensionalidade do fio e dos demais materiais têxteis, a produção artística da nova residente do Museu Casa Alfredo Andersen, Ana Beatriz Artigas, conta com a campanha de doação de materiais, concentrada no MCAA e aberta para qualquer um que queira contribuir com as criações da artista. Dentre os materiais aceitos estão tecidos, fios, retalhos, botões, carretilhas, aviamentos, barbantes e lãs. A doação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 17h.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Exposição “Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.
Música – Na quarta (27), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos, parceria entre MIS-PR e Unespar, terá apresentação de Belas no Choro. Entrada livre e gratuita.
Visita Guiada – Na quinta (28), das 19h às 21h, o MIS-PR terá visita guiada noturna com a participação de Ivana Cassuli e Marcelo Eggers, artistas criadores da exposição Desver, que está no primeiro andar do Palácio da Liberdade do museu. São 30 vagas, e para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para educativomis@seec.pr.gov.br com o nome completo, RG/CPF, escolaridade e contato. A visita é voltada para pessoas com mais de 16 anos ou acompanhadas com um responsável.
Em novembro, Mês da Consciência Negra, o Museu Paranaense (MUPA) celebra a cultura afro-brasileira e evidencia as resistências contra a discriminação racial, preparando um circuito especial de visitas guiadas chamado “Deste lugar de onde vejo”, criando novos diálogos entre as exposições em cartaz.
As mediações acontecem aos finais de semana, nos sábados, dias 23 e 30, e domingos, dias 17 e 24 de novembro. Aos sábados, as visitas iniciam às 14h30 e aos domingos às 11h. O circuito tem duração de 1h30, é gratuito e não necessita inscrição prévia para participar. Entrada gratuita.
Mediação – Conhecendo o Museu – No dia 27 (quarta-feira de entrada gratuita), o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece uma visita mediada ao Espaço Niemeyer, situado no subsolo do Museu, que é dedicado ao arquiteto Oscar Niemeyer e seus projetos. A atividade, que conta com intérprete de Libras, é gratuita e aberta ao público, começando às 15h, com acesso sujeito à lotação. Para participar, basta comparecer ao local no horário programado.
No Espaço Niemeyer, uma das paredes curvas exibe 20 fotos ampliadas, incluindo algumas das primeiras obras realizadas por Niemeyer na década de 1940. O espaço também conta com vídeos de entrevistas com o arquiteto, nos quais ele compartilha detalhes sobre seus projetos, sua inspiração e métodos de trabalho. Os participantes que desejarem uma declaração de horas devem assinar a lista de presença e solicitar o documento posteriormente pelo e-mail educativo@mon.org.br.
Em cartaz – “Alex Flemming 70 Anos”; “German Lorca, Mestre da Fotografia”; “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.
“Afinidades III – Cochicho” – A nova exposição é a terceira edição de uma promoção do MON, que teve início em 2021. Com curadoria de Marc Pottier, o artista contemporâneo Luiz Zerbini selecionou obras de cinco importantes nomes da arte paranaense (Guido Viaro, Miguel Bakun, Bruno Lechowski, Guilherme William Michaud e Theodoro de Bona) para serem apresentadas ao lado das suas, na Sala 7.
“O Olho da Noite” – “O Olho da Noite”, do artista francês Jean-Michel Othoniel, é a grande exposição internacional do MON neste fim de ano. No total, a mostra apresenta 25 obras em grandes dimensões. As esculturas são compostas por materiais diversos, como vidro espelhado e aço inoxidável, vidro espelhado e madeira, e aço e folhas douradas.
Guairão
Nando Reis – Novo Show – Com a turnê “Uma Estrela Misteriosa”, Nando Reis traz músicas de seu novo álbum quádruplo, além dos grandes sucessos de seus 41 anos de carreira musical. A apresentação acontecerá no sábado (23), às 21h15. Ingressos pelo link Disk Ingressos.
Mitos do Sertanejo – Trio Parada Dura e Lourenço & Lourival – Os fãs de modão sertanejo vão se emocionar com um show inédito que reúne no palco o Trio Parada Dura e a dupla Lourenço & Lourival, ícones do gênero com músicas que marcaram gerações. A apresentação acontecerá no domingo (24), às 20h00. Ingressos pelo link Disk Ingressos.
“Raízes Brasileiras II” – A Orquestra Sinfônica do Paraná mergulha na rica música brasileira com destaque para composições de Hekel Tavares e Camargo Guarnieri, sob a regência de Cláudio Cruz e o solo do violinista Emmanuele Baldini. A apresentação acontecerá no domingo (24) , às 10h30. Ingressos pelo link Deu Balada.
Gala Puccini 100 anos – No ano do centenário de morte do compositor, a Orquestra realiza um concerto especial com solistas convidados para apresentar as obras mais célebres de Puccini, como a famosa Madama Butterfly e Turandot. A apresentação acontece na quinta-feira (28) às 20h30, e no domingo (01) às 10h30. Vendas em breve pelo site Deu balada
“Noite de Gala” – Na próxima segunda-feira (25), às 20h, o Guaíra recebe o espetáculo “Noite de Gala”, que narra a história de Vinícius, neto de uma fundadora de escola de dança, que viaja no tempo e se encontra com sua avó ainda criança. A trama mistura época, costumes e mistérios, levando o público a uma jornada surpreendente.. Ingressos pelo link Disk Ingressos.
22º Espetáculo de Dança – A fabulosa loja de brinquedos – Em uma cidade encantada, a loja de brinquedos ganha vida à meia-noite. Bonecas, soldados e bichos de pelúcia se tornam mágicos e dançam, levando o público a uma viagem fantástica e lúdica. A apresentação acontece na terça (26), às 20h. Ingressos pelo link Disk Ingressos.
“Muito Além do Destino – Revelando Caminhos Inesperados” – Uma história repleta de dança, personagens marcantes e uma trilha sonora de pop rock que explora o destino e o livre-arbítrio. O romance entre um príncipe e uma princesa desafia caminhos predestinados, transformando tudo com escolhas surpreendentes. A apresentação será na quarta-feira (27), às 20h. Garanta seu ingresso pelo link: Disk Ingressos.
Guairinha
“O Quebra-Nozes” – Escola Kaesemodel de Dança – Na sexta-feira (22), às 20h, a Escola Kaesemodel de Dança apresenta um espetáculo de balé clássico, incluindo crianças a partir de 3 anos, que dão vida à tradicional história de O Quebra-Nozes. Ingressos pelo Deu Balada.
“Rei Leão” – No sábado (23), às 20h, venha se emocionar com a releitura da história de Simba, que perde seu pai, Mufasa, para o traiçoeiro tio Scar. Em sua jornada de exílio e autodescoberta, Simba encontra amizade, apoio e é lembrado de suas raízes por Nala. Um espetáculo sobre coragem, redenção e amor pela família. Ingressos pelo Deu Balada.
“Gala: Preciosas – O Reino das Pedras Preciosas” – No domingo (24), às 19h, embarque em uma mágica jornada pela beleza e os mistérios das pedras preciosas. Com coreografias e cenografia deslumbrantes, este espetáculo promete encantar o público. Entrada gratuita
José Maria Santos
“Tem Mais Samba” – Nos dias 23 e 24 de novembro, Rodrigo Browne celebra o samba em um programa de rádio ao vivo, com a participação de artistas e músicas que marcaram a cena musical brasileira. O evento promete trazer toda a animação e energia contagiante do verdadeiro samba de bamba. Ingressos pelo Disk Ingressos.