spot_img
sábado, dezembro 21, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaMúsica é a melhor opção para o fim de semana de Curitiba

Música é a melhor opção para o fim de semana de Curitiba

spot_img
spot_img

A sexta-feira choveu muito, mas há aquele velho ditado, depois da tempestade vem a calmaria, e a vida fica mais florida e ensolorada, assim respira a cultura paranaense, só não sai de casa quem é doente do pé ou da cabeça, a melhor opção do final de semana de campanha do segundo turno para a Prefeitura de Curitiba, é sem dúvida, assistir Orquestra Sem Fim e ZiriGdanski no Dizzy Café, na  Rua Treze de Maio, 894, bairro São Francisco, a partir das 17h.

Claro existe opções com um foco nas crianças, afinal amanhã é dia de presentes, 12 de outubro, infelizmente a Biblioteca Pública do Paraná estará fechado pelo feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, mas há outras atrações como espetáculos de dança, literatura, artes visuais, fotografia e iniciativas de inclusão.

No Centro Cultural Teatro Guaíra, o espetáculo “Lendas Brasileiras” estará em cartaz no Guairão entre os dias 11 e 15 de outubro. No dia 17, o fim da linha Oswaldo Montenegro se apresentará ao lado de uma orquestra. Já no Guairinha, o público poderá conferir “Tistu, o Menino do Dedo Verde” nos dias 12 e 13. O Miniauditório sediará o “Festival Homero”, de 11 a 13 de outubro.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove a exibição do 2º Concurso Fotográfico de Corpus Christi, além da apresentação musical “Cante com Livros”, com Adriano Sátiro. Para as crianças, haverá a contação de histórias “Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica” e o lançamento do livro “Da Minha Janela”.

O Museu Paranaense (MUPA) realiza o lançamento do catálogo “Retomada da Imagem” com uma mesa de conversa entre representantes indígenas, no sábado, 12 de outubro. A exposição “Aos Espíritos Minerais”, de Luana Vitra, será inaugurada no dia 17 de outubro.

A BPP ficará fechada no sábado, devido ao feriado, mas retorna às atividades na segunda-feira. Os demais espaços culturais do Estado manterão seus horários normais de funcionamento.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP) 

Funcionamento especial – Devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, a BPP estará fechada no sábado (12). As atividades culturais retornam na segunda-feira (14), a partir das 8h30.

A publicação também traz uma crônica de Carlitos Marinho sobre sua conversa e visita a Edival Perrini, poeta e psicanalista curitibano; um artigo sobre Teixeira e Sousa, autor de O Filho do Pescador (1843), considerado o primeiro romance brasileiro; e um ensaio fotográfico de Melvin Quaresma, que propõe uma reflexão sobre autoria em autorretratos, além de outros conteúdos inéditos.

Exposição fotográfica – Registros do 2º Concurso Fotográfico de Corpus Christi, promovido pela Arquidiocese de Curitiba, estão em exibição em biombos no hall térreo. A mostra vai permanecer até o dia 15 de outubro e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina “Permanente de Poesia”. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Conta com estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual. Além disso, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro ocorre no dia 17.

Cante com Livros – Nesta sexta-feira (11), às 17h, no Auditório, a Biblioteca apresenta a 2ª edição do “Cante com Livros”, projeto que une música e literatura e destaca artistas independentes. Adriano Sátiro, compositor e multi-instrumentista com quase 50 anos de carreira, fará um pocket show ao lado do músico convidado Orandi Almeida.

Oficina | Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica – A partir da próxima segunda-feira (14), a produtora cultural Pinguim Produções realiza oficinas de contação de histórias na Biblioteca, com uma programação que aborda o tema sob diferentes perspectivas. Inscreva-se e confira a programação completa AQUI

Contação de Histórias | Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica – A produtora cultural Pinguim Produções, também realiza a partir de segunda-feira (14), sessões de contação de histórias para o público infantil. Serão cinco apresentações, às 14h e 15h. Confira os temas de cada dia:

 –  14/10 (segunda-feira) – “Contos Andinos”, com Ailén Roberto

 –  15/10 (terça-feira) – “Histórias de retalhos”, com Saravy

 – 16/10 (quarta-feira) – “Conto Para que Tu Contes”, com Carlos Moreira

 – 17/10 (quinta-feira) – “Espetáculo de Histórias Vivas Quilombolas”, com o Instituto História Viva e Contações da Mila

 – 18/10 (sexta-feira) – “Histórias de quem anda pelo mundo”, com os Tapetes Contadores de Histórias.

Lançamento do livro “Da Minha Janela” – Nesta terça-feira (15), às 17h, no hall térreo da Biblioteca acontece o lançamento do livro “Da Minha Janela”. A obra reúne crônicas escritas durante os 94 anos de vida da autora Regina Schleder Ferreira.

Seção Infantil

Hora do Conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir da próxima segunda-feira (14) o conto é “Orelha de Limão”, de Katja Reider e Angela Von Roehl.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Imagens do Invisível | Classificação: Livre | Média-metragem

Sinhá Moça | Classificação: +12 | Longa-metragem

Imagine Só | Classificação: Livre | Longa-metragem

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) 

COLETIVA | Mostra da Sala Aberta –  A mostra reúne trabalhos dos artistas Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães, que ocuparam a Sala Aberta durante seus processos criativos e apresentam o resultado dessa experiência. Os ingressos podem ser adquiridos neste site ou na bilheteria física.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)  

Exposição Essência em Preto e Branco – Na terça-feira (15), às 16h, acontece a abertura da exposição “Essência em Preto e Branco”. Nesta jornada sensorial, a artista plástica Leila Versetti guia o público em um encontro íntimo com sua identidade artística, proporcionando reflexões sobre a força e resiliência da verticalidade e encorajando os olhares à explorar as nuances de cada detalhe. A exposição permanece na Sala Ana de Oliveira até dia 24 de novembro. Entrada Gratuita.

Prorrogação – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até 15 de novembro. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entrada Gratuita.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) 

Exposição Desver – Na terça (15), às 18h, o MIS-PR recebe a exposição “Desver”, uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. O evento conta com performance de JR do 92 Graus e apresentação da banda Espelho, com entrada gratuita.

Música – Na quarta (16), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos – parceria entre MIS-PR e Unespar – terá samba e bossa nova. Entrada livre e gratuita.

Museu Paranaense (MUPA) 

LANÇAMENTO | catálogo “Retomada da Imagem” – No sábado (12), às 17h, será lançado o catálogo “Retomada da Imagem”, com uma mesa de conversa entre os representantes indígenas Gustavo Caboco, Denilson Baniwa, Camila dos Santos, Indiamara Luiz Paraná Pereira, Nycolas André Paraná Pereira e Lucilene Wapichana.

O evento celebra a fase final do projeto iniciado em 2021, quando os artistas Gustavo Caboco e Denilson Baniwa exploraram o acervo do Museu. O catálogo documenta essa jornada, trazendo reflexões sobre a trajetória colonial do Museu, com imagens, depoimentos e textos dos artistas. Serão sorteados 30 exemplares gratuitos entre os presentes, e o catálogo também estará disponível online no site do MUPA. Entrada gratuita.

ABERTURA | Aos espíritos minerais – Na quinta-feira (17), às 19h, o MUPA inaugura a exposição individual “Aos espíritos minerais”, que apresenta trabalhos da artista mineira Luana Vitra. A mostra reúne esculturas instalativas, incluindo obras inéditas, e explora a investigação da artista sobre minerais como ferro, cobre e chumbo. A entrada é gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON) 

Ateliê sem Paredes – No sábado (12), das 11h às 15h30, a área externa do MON se transformará em um ateliê ao ar livre para uma oficina de pintura, aberta a todos os públicos. A atividade acontece no Parcão e pode ser acessada até às 15h. Com intérprete de Libras e capacidade para 60 pessoas simultaneamente, é gratuita e recomendada para maiores de 3 anos. Crianças menores de 14 anos precisam estar acompanhadas por um adulto. Não é necessária inscrição prévia ou conhecimento em arte, basta chegar no horário.

Videoconferência | Alex Flemming – Na terça-feira (15), das 14h às 15h30, acontece uma videoconferência online com a participação especial do artista Alex Flemming e da curadora Tereza de Arruda, como parte da atividade “Arte para Maiores”. A atividade será realizada de forma virtual, mas as inscrições já estão encerradas.

Oficina de Fotografia em Camadas – Na quarta-feira (16), às 10h30 e às 14h30 (com intérprete de Libras), ocorrerá uma oficina que visa explorar a fotografia por meio de camadas, compondo imagens que se conectam por cores, luz e texturas variadas. A atividade está relacionada à exposição “German Lorca – Mestre da Fotografia”, em cartaz na Sala 1 do MON, e será realizada no Espaço de Oficinas, no subsolo do museu.

A oficina é gratuita, recomendada para maiores de 7 anos, e menores de 14 anos devem estar acompanhados por um adulto. As inscrições serão abertas 15 minutos antes, por ordem de chegada, e estão sujeitas à lotação.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Espetáculo Lendas Brasileiras – De 11 a 15 de outubro, está em cartaz o espetáculo “Lendas Brasileiras”, realizado pelo Balé Teatro Guaíra em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná. O espetáculo traz cinco narrativas da cultura popular, encenadas em um ambiente mágico: Mula Sem Cabeça, Jaci e a lenda da Vitória-Régia, Caipora, Boto Cor-de-Rosa e Boitatá.

Essas lendas habitam o palco, trazendo reflexões sobre o que elas ainda têm a nos ensinar hoje. As apresentações desta temporada ocorrem no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Ingressos disponíveis pelo DeuBalada

Oswaldo Montenegro & Orquestra – Neste espetáculo, com arranjos para orquestra criados por Dudu Trentin, Gabriel Novais, Sérgio Chiavazzoli e Oswaldo Montenegro, o repertório traz canções consagradas pelo público, como A Lista, Lua e Flor, Léo e Bia, Estrada Nova, Estrelas e Bandolins. Além das canções, Montenegro fará um bate-papo com a plateia, transformando o encontro em um momento único e afetivo. A apresentação acontecerá na quinta (17), às 21h. Os ingressos estão sendo disponibilizados de graça pelo Sesc-PR.

Guairinha
Tistu, o menino do dedo verde – Baseado em um dos livros infantis mais importantes já escritos, este espetáculo tem um impacto profundo tanto em crianças quanto em adultos. Frequentemente associado a uma encantadora mensagem ecológica, o ponto de partida da história é justamente esse. Tistu, com sua capacidade mágica de fazer florescer tudo o que toca, simboliza de forma simples e direta o que o ser humano pode fazer pelo meio ambiente, embora muitas vezes desacredite de seu próprio poder e faça o oposto. As apresentações ocorrem no sábado (12) e domingo (13), ambas às 16h. Ingressos disponíveis pelo DeuBalada

José Maria Santos

Família Brasileiro Onde Rode – A paixão pela música sempre esteve presente na família Brasileiro, transmitida pelo pai, Ademar Brasileiro, aos filhos Ravi, Oruê e Otto Brasileiro. Agora, essa conexão musical ganha uma nova forma, saindo das salas de ensaio e das festas familiares para os palcos. As apresentações acontecem de quinta (10) a sábado (12): na quinta e sexta, às 14h30 e 19h30, e no sábado, às 15h e 19h. Ingressos disponíveis pelo Disk Ingresso.

Miniauditório

Festival Homero  – A cada dia, uma atriz interpreta um dos cantos da obra “Ilíada”, durante a temporada que acontece de sexta (11) a domingo (13). Patricia Reis Braga encena o Canto 22 na sexta, Eliane Campelli o Canto 14 no sábado, e Katia Horn encerra com o Canto 13 no domingo. A peça, baseada na tradução de Odorico Mendes, retrata a Guerra de Tróia e seus protagonistas, como Aquiles e diversos deuses.

A companhia utiliza a tradução experimental de Odorico Mendes, feita diretamente dos originais em grego. A iluminação entra como um importante elemento cênico e narrativo para conduzir a história e diferenciar os personagens. Foi concebida por Beto Bruel, um dos maiores e mais premiados iluminadores cênicos do Brasil. As apresentações acontecem na sexta (11) às 20h, no sábado (12) às 20h e no domingo (13) às 19h. Link para compra de ingressos AQUI 

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -