O Governo do Paraná vem trabalhando para divulgar as opções turísticas do Paraná, atualmente está apresentando atrativos e roteiros do turismo religioso do estado na feira ExpoCatólica, em São Paulo. O evento é considerada a maior vitrine do segmento religioso no Brasil e na América Latina.
O secretaria de Turismo (Setu), Marcio Nunes, projeta um mercado de R$ 50 bilhões ano para o setor no Paraná, depois das políticas aplicadas pelo governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
No estande do Viaje Paraná, órgão estadual de promoção turística, são exibidas cerca de 380 ofertas turísticas, destacando-se as rotas consolidadas: Rota do Rosário (Norte Pioneiro), Rota da Fé (Noroeste) e Caminhos de São Miguel (Campos Gerais). Essas rotas totalizam 876 quilômetros, passando por igrejas, santuários e outros pontos de interesse religioso. Segundo o Sistema de Inteligência Turística do Paraná (SiTU), o estado possui o terceiro maior número de ofertas no segmento.
“O Paraná está demonstrando seu potencial em turismo religioso, um setor que pode transformar vidas e impulsionar cidades com rica história e monumentos significativos”, afirmou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
Para fortalecer o turismo religioso como fonte de renda e emprego, foi criado um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria do Turismo (Setu). Este grupo inclui representantes da Pastoral do Turismo da CNBB Sul 2, Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-PR), Associação Inter Religiosa de Educação (Assintec), Fecomércio e Sebrae.
A ExpoCatólica é uma feira internacional de produtos religiosos que reúne centenas de expositores e visitantes, incluindo leigos, religiosos e clérigos de todo o mundo. Com mais de 200 expositores, a feira realiza 16 eventos em três arenas, oferecendo conteúdos dinâmicos voltados à fé e religiosidade.