Mesmo com a falta de empenho da gestão do prefeito Zé da Ecler (PSDB) em terminar a revitalização da Orla de Matinhos, a maior intervenção urbana já realizada no litoral do Paraná, atingiu 94,33% de conclusão em junho, segundo boletim pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Zé da Ecler não terá apoio do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) na eleição de seis de outubro de 2024 e tentará a reeleição pelo PSDB do deputado federal Beto Richa.
Um dos avanços mais notáveis em comparação a maio foi no assentamento do novo sistema de microdrenagem, que progrediu de 40,4% para 55,9%. Esta fase é considerada uma das mais complexas do projeto.
A recuperação do balneário está dentro do cronograma, com previsão de término para o segundo semestre deste ano. O Governo do Estado investiu R$ 354,4 milhões na revitalização, após atualização dos custos e adequação do projeto, que inicialmente estava orçado em R$ 314,9 milhões.
Além do novo sistema de drenagem urbana, que visa mitigar os impactos de alagamentos e enchentes causadas por chuvas fortes ou ressacas intensas em Matinhos, o projeto avança na urbanização do município. Em Caiobá, a revitalização está quase finalizada, com 97% concluído, restando apenas alguns acabamentos e pavimentação em trechos de ruas. Nos balneários Flamingo, Riviera e Praia Grande, o progresso é de 84%.
Outras estruturas, como o espigão da Praia Brava, os guias de correntes das avenidas Paraná e Matinhos, e os headlands dos balneários Riviera e Flórida, já estão concluídas.
Além disso, foram lançados 100% dos tetrápodes em todos os pontos de revitalização da orla: Praia Brava (340 peças), Flórida (681), Riviera (681), Rio Matinhos Norte (469), Paraná Sul (1.241) e Rio Matinhos Sul (1.259). Esses tetrápodes, com cerca de 3 metros de altura e 4,3 metros cúbicos de volume, pesam entre 10 e 12 toneladas cada e são essenciais para proteger as estruturas marítimas contra possíveis danos.
a obra vai terminar porque é do Governo do Estado, não da prefeitura.