A sexta edição do Movimento Neomarginal vai rolar pela primeira vez longe da Paulicéia Desvairada, o encontro de música e poesia está marcado para acontecer durante o Porão Loquax, no Wonka Bar, em Curitiba, no dia 11 de junho, às 20h e reunirá bardos que vivem em São Paulo, Florianópolis e na capital do Paraná, com intervenção musical dos curitibanos Estrela Leminski e Téo Ruiz.
O Movimento Neomarginal nasceu da frase “pra tudo há um novo, menos para o marginal” do poeta Vitor Miranda e se aprimorou como um questionamento ao neoliberalismo do meio artístico, na busca de juntar nos mesmos eventos artistas reconhecidos e iniciantes, numa tentativa de quebrar a politicagem do mercado
O ponto positivo do grupo é que reúne artistas de diversas expressões espalhados pelo Brasil, que flertam na marginalidade, com fotografia, festivais, saraus, festas, sempre de forma itinerante.
Apesar do aspecto mambembe, o grupo tem como sede o ateliê da artista Ira Rebella e a Livraria Sebo Chama de uma Vela.
A noite que não terá poesias baratas da infância como “batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”, mas do quilate dos poderosos Sergio Viralobos (um dos nossos imortais), Monica Berger, além de Katia Horn, Greta Benitez, Pedro Alkimista, Ricardo Pozzo, Otto Leopoldo Winck, Yohan Barcz e Daniel Osiecki, poetas com capacidade de mexer com a alma viva de Fernando Pessoa e T.S. Elliot.
De São Paulo teremos os inspirados Ikaro Maxx, Daniel Perroni Rato, Vitor Miranda e Beca Luz; de Florianópolis, Catia Cernov.
No evento acontecerão lançamentos de livros, entre eles, Exátomos, de Vitor Miranda, do Selo Neomarginal; Grinalda de um poeta, de Daniel Perroni Ratto, da Editora Algaroba; Sob o signo da noite, de Daniel Osiecki, da Vespeiro Edições; Girassóis & Burakosnegros, de Catia Cernov, da Kotter Editorial e a Coleção Night Beat, de Ikaro Maxx, da Provokeativa.