O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) concluiu uma agenda internacional de duas semanas com um encontro na sede do BTG Pactual, em Nova York, onde se reuniu com investidores de infraestrutura. Durante a reunião, ele apresentou os quatro próximos lotes da concessão rodoviária do Paraná, desenvolvida em parceria com o Ministério de Infraestrutura. Este projeto é parte do maior pacote de modernização de estradas na América do Sul, abrangendo 3,3 mil quilômetros.
Os lotes 1 e 2 foram leiloados no ano anterior, enquanto os lotes 3 e 6 estão atualmente em revisão pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Esta etapa é a última antes da publicação do edital para o leilão na Bolsa de Valores (B3), previsto para o final do ano. Os novos lotes incluem aproximadamente 1,2 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais, conectando Curitiba, o Porto de Paranaguá e os Campos Gerais às regiões Norte e Oeste do Estado, abrangendo importantes cidades como Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco, Londrina e Apucarana.
O investimento total previsto é de R$ 35,1 bilhões, com quase 600 quilômetros de duplicações, além de terceiras faixas, contornos e outras melhorias. As concessões terão uma duração de 30 anos. Assim como nos lotes anteriores, a concessionária vencedora será aquela que oferecer a menor tarifa por quilômetro rodado, garantindo uma competição saudável pelo menor preço.
“As concessionárias dos primeiros lotes já estão operando em cerca de mil quilômetros de rodovias cruciais para o Estado. Nos próximos anos, elas investirão mais de R$ 10 bilhões em novas obras, posicionando o Paraná como um hub logístico. Com os lotes 3 e 6, também atenderemos toda a região Oeste, que é mais distante do Porto de Paranaguá, além de melhorar a ligação entre a Capital e Londrina, as duas cidades mais populosas,” afirmou o governador.
Ele destacou que a nova rede de infraestrutura inclui várias rodovias estaduais importantes que não faziam parte do Anel de Integração, como a PRC-280, a PR-323 e a PR-092. “Estamos promovendo o desenvolvimento no Norte Pioneiro, Sudoeste e Noroeste do Paraná. Este é o maior pacote de obras, com 1,8 mil quilômetros de duplicações planejadas para os primeiros anos de contrato. Esperamos mais de R$ 55 bilhões em investimentos,” acrescentou.
O governador também enfatizou a proposta de integração multimodal para o Estado, que inclui a construção da Nova Ferroeste. Este corredor ferroviário de 1,5 mil quilômetros atravessa o Paraná de Leste a Oeste e chega até Maracaju, no Mato Grosso do Sul, cuja concessão também será na B3. Além disso, destacou as concessões portuárias em andamento e outras obras de infraestrutura financiadas pelo Estado, como a Ponte de Guaratuba, a duplicação da PRC-466 na região central e as revitalizações em concreto no Sudoeste, Região Metropolitana de Curitiba e Centro-Oeste.
Participaram do encontro investidores, incluindo membros da Pátria Investimentos, uma das principais gestoras de ativos alternativos na América Latina, que adquiriu o lote 1 da concessão.
AGENDA INTERNACIONAL – A agenda de duas semanas fora do País começou na França com o anúncio da instalação do Pompidou em Foz do Iguaçu e uma reunião para aproximar o Teatro Guaíra do Balé da Ópera de Paris. Em seguida, na Polônia, Ratinho Junior participou do Congresso Econômico Europeu em Katowice, na província da Silésia. No Canadá, o governador participou do Paraná Infrastructure Round Table, promovido pela Invest Paraná, em Toronto, no Canadá, e teve reuniões com fundos de investimentos em Montreal.
Nos Estados Unidos, além dos encontros sobre infraestrutura, Ratinho Junior apresentou vocações e políticas públicas do Paraná no LIDE Brazil Investiment Forum New York, no Brazil and the World Economy e no Summit Valor Econômico Brazil-USA, eventos que reuniram empresários brasileiros e norte-americanos e que tiveram como intenção prospectar novas parcerias para o Estado.