spot_img
sábado, dezembro 21, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaSemana cultural de Curitiba tem opções para os amantes da arte

Semana cultural de Curitiba tem opções para os amantes da arte

spot_img
spot_img

O ponto alto da semana na agenda cultural continua sendo a exposição de poesias traduzidas por Thadeu Wojciechowski, até 22 de maio, na Biblioteca Pública do Paraná, chamada de Beijo na Língua, com o mote “subversão para que a língua viva”, poemas originalmente escritos por feras como Emily Dickinson, Shakeaspeare, Wislawa Szymborska, Wladimir Maiakóvski, Edgar Allan Poe, Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire, William Blake, William Butler Yeats, John Donne, Friedrich Holderlin, E.E Cummings e Mahatma Gandhi.

Para os amantes da música clássica tem a parceria entre o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná: o espetáculo “Conexões” apresenta “Outras Estações” de Vivaldi, com coreografia de Jorge Garcia, e “Unwaltz – Isso não é uma valsa” de Strauss, reimaginada pelo coreógrafo francês Mathieu Guilhaumon, de 3 a 5 de maio no Guairão.

Na quinta-feira (9), o mesmo palco será palco para outra apresentação: “Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms”, com Chopin, apresentado pelo pianista russo Dmitry Shiskin. No Guairinha, o grupo Barbatuques, reconhecido pela percussão e música corporal, celebra 25 anos de estrada com um espetáculo especial no sábado (4) e domingo (5).

Além das exposições nacionais e internacionais de sucesso, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece ao público uma variedade de oficinas e atividades educativas. Estão programadas visitas mediadas, atividades artísticas com giz pastel, além de palestras com Gustavo Caboco Wapichana e Fernanda Pitta.

A música ganha destaque toda quarta-feira no Museu da Imagem e do Som (MIS-PR). Na próxima quarta (8), o museu apresentará o show de rock brasileiro e psicodelia com a banda curitibana Teto Baixo.

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Beijo na Língua – Exposição de poemas de pesos pesados da literatura mundial por Thadeu Wojciechowski, até o dia 22 de maio, no hall de entrada.

Samba do Compositor Paranaense – As rodas de samba na BPP, abertas ao público, ocorrem todos os primeiros sábados do mês. O próximo encontro será neste sábado (4), às 10h, no Hall Térreo.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 6, é o conto “Rolézim”, de Geovani Martins, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição.

Lançamento de livro e abertura de exposição – Na próxima terça-feira, dia 7, Edra Moraes faz o lançamento do livro-objeto “As lavadeiras”, na Seção de Belas Artes. Neste mesmo dia acontece a abertura da exposição, com o mesmo nome do livro, a partir da instalação de um varal que convida os visitantes a explorarem um labirinto perfumado de alfazema.

Lançamento de livro, com sessão de autógrafos e bate-papo – Na quarta-feira, dia 8, o autor Giuseppe Caonetto lança seu livro “Nasci em 62 sonetos”, composto por esses poemas e um sonetilho, organizados em quatro partes. É às 17h, no Hall Térreo da BPP. 

Lançamento de livro, com sessão de autógrafos e bate-papo – Fechando os lançamentos da semana, na quinta-feira, dia 9, Pedro Pacheco realiza o evento do livro “História de um Nome”, com uma nova proposta de estudo dos nomes familiares, da genealogia, história e ciclos econômicos, principalmente da família Pacheco dos Santos Lima, e outras, como os Antunes Maciel, e imigrantes como os Scharnoweber, Schletter e Seiboth. É às 17h, no Auditório.  

Jornal Cândido – A 149ª edição do periódico on-line da Biblioteca Pública do Paraná já está disponível pelo link https://www.bpp.pr.gov.br/Candido, com uma reportagem especial sobre o kitsch na literatura, o segundo texto da série “Mulheres contra a Ditadura”, uma entrevista com a escritora Júlia Raiz, uma pensata de Carlitos Marinho sobre a relação entre os regimes autoritários e o futebol, e outros conteúdos inéditos.

Seção Infantil

Oficina de origami – Evento para crianças com Denise Krukoski, neste sábado (4) às 11h, na Seção Infantil. Entrada gratuita.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Horário: 8h30 às 18h – Segunda a sexta-feira. O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.

Títulos disponíveis: 

“Os Olhos do Pianista” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 5 minutos – Classificação indicativa: livre.

“Retrovisor” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45 – Classificação indicativa: +10 anos.

“Menina da Chuva” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – duração: 6 minutos – classificação indicativa: livre.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Teto Baixo – Nesta quarta (8) às 18h o projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais recebe Laura Wagner, Gabriel Tempesta, Jaime Kulak e João Colla, integrantes da banda Teto Baixo, para um show de rock-brasileiro e psicodelia. O público pode conferir o repertório autoral da banda em sua playlist disponível no Soundcloud, por meio deste link

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Sala Aberta – A Sala Aberta, novo projeto do MAC Paraná, avança para sua segunda etapa. A partir da próxima quarta-feira, 8 de maio, o multiartista curitibano Rimon Guimarães assume o espaço dedicado a “situações artísticas”. Ele trará uma exposição individual inédita, um ateliê aberto ao público e interações diretas com os visitantes. O MAC Paraná, localizado dentro do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9. Uma cerimônia de recepção ao público está marcada para às 19h, e marcará o início dessa nova ocupação.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Arte para Maiores – Programada para 7 e 14 de maio, das 14h às 17h, a edição de maio do programa Arte Para Maiores terá como tema a exposição “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos. Na atividade, o público maior de 60 anos passará por uma visita mediada na mostra, seguida de uma oficina artística. A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu. Interessados podem se inscrever AQUI.

Laboratório de experiências – Em duas sessões, às 10h30 e às 14h30, na próxima quarta (8) o Laboratório de Experiências convida o público de todas as idades a desvendar a técnica de giz pastel – seco e oleoso. A inspiração surgiu do universo de cores da obra “Brincando animada II”, da artista Tadáskía, que compõe a exposição “coreografias do impossível”, em exibição nas Salas 1 e 2.

A oficina é gratuita e recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar. As entradas são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada.

Palestra – Na próxima quinta (9), às 19 horas, no Miniauditório, o segundo ciclo de seminários do projeto “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”, que propõe debates relativos à acervos. Neste ciclo, as questões principais são ligadas ao direito à terra. Os convidados são o artista Gustavo Caboco Wapichana e a professora da Divisão de Pesquisa em Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Fernanda Pitta, com a mediação de Galciani Neves, curadora da exposição “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”.

A participação é gratuita e, para se inscrever, é necessário preencher o formulário AQUI. As atividades emitem declaração de horas. Basta assinar a lista de presença no dia e, após o evento, solicitar o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

“Conexões” – O programa “Conexões” vai unir duas coreografias em um mesmo espetáculo. A primeira criação da temporada de 2024 do Balé Teatro Guaíra, com música de Strauss, e “Outras Estações”, com música de Vivaldi, serão performadas em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná de 3 a 5 de maio, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto. Os ingressos estão disponíveis pelo Deu Balada.

“Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms” – A primeira apresentação do “Ciclo das Quatro Sinfonias de Brahms” acontece no dia 09 de maio (quinta), às 20h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). No programa, a “Sinfonia nº 1” se une ao “Concerto n.° 1” para piano e orquestra de Frederic Chopin, com o solista russo Dmitry Shiskin. O mesmo programa será apresentado no Dia das Mães, no domingo (12), às 10h30. Os ingressos estão disponíveis pelo Deu Balada.

Guairinha

Barbatuques: 25 Anos – O Barbatuques comemora no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), nos dias 4 e 5 de maio, os 25 anos como grupo artístico, reconhecido mundialmente pela sua linguagem singular de percussão e uma potente orquestra orgânica de música corporal. Os ingressos estão à venda pelo Ticket Fácil.

“A Floresta em Chamas” – A obra, inspirada na rica tradição dos Griot, contadores de histórias africanos, traz à cena uma abelhinha heroína em uma missão urgente para salvar sua floresta em chamas. A trama se desdobra em uma aventura emocionante, repleta de ensinamentos sobre coragem, união e a importância da preservação ambiental. Os ingressos estão disponíveis pelo Deu Balada.

Miniauditório

“Os senhores repararam que a viscondessa de mataburros é uma porca?” – A Escola de Atuação Garalhufa anuncia a estreia da peça que marca o trabalho de conclusão da turma de iniciação à atuação. Esta produção é uma tragicomédia que revisita um fato histórico por meio da ótica do teatro do absurdo. A peça terá três apresentações nos dias 3, 4 e 5 de maio, no auditório Glauco Flores de Sá Brito (miniauditório), e os ingressos já estão esgotados.

Teatro José Maria Santos

“Amor Barato” – “Amor Barato” é um musical que conta uma história de rivalidade familiar, ao estilo “Romeu e Julieta”, só que protagonizada por um rato e uma barata. Da produtora Cena Hum, a obra conta com três apresentações. Na sexta-feira (3), às 20h, sábado (4), às 20h, e no domingo (5), às 19h. Os ingressos estão disponíveis pelo Deu Balada.

“Aniquilação” – No sábado, às 18h, “Aniquilação”, do Instituto Cena Hum, é apresentado no palco do Teatro José Maria Santos. O espetáculo retrata a comunidade LGBTQIAPN+ de forma emocionante e sensível, dando voz a relatos de vidas desconhecidas, com finais desconhecidos. Os ingressos estão disponíveis pelo Deu Balada.

“Formigarra e Cigamiga” – No domingo, às 16h, o espetáculo infantil Formigarra e Cigamiga, da Academia Multiartes Cena Hum, faz sua estreia no Zé Maria. Como o próprio nome indica, o espetáculo é uma releitura da clássica história infantil “A Cigarra e a Formiga”. Os ingressos estão disponíveis pelo Deu Balada.

Endereços:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -