terça-feira, abril 30, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEconomiaRatinho Junior discute investimentos com empresas do Oriente Médio

Ratinho Junior discute investimentos com empresas do Oriente Médio

spot_img

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) assinou um memorando de intenção de investimentos, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com representantes de duas multinacionais do Oriente Médio: Indevco e Rockland Group, visando o desenvolvimento de negócios futuros para o Paraná.

A reunião foi organizada pela Invest Paraná, a agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado, logo após o retorno da missão à Índia, onde o Paraná fortaleceu parcerias nas áreas de tecnologia, inovação e sustentabilidade.

“Esta reunião é mais uma prova do interesse das empresas internacionais no mercado paranaense, que teve um crescimento médio do PIB superior ao da Índia e China em 2023. A internacionalização da nossa economia tem sido um dos fatores impulsionadores do crescimento do Paraná”, declarou o governador Ratinho Junior após o encontro.

Ambas as empresas manifestaram interesse em discutir parcerias e fortalecer operações comerciais com o Paraná, especialmente no setor de papel e celulose, no qual o estado se destaca na produção nacional. Apenas uma subsidiária de uma das empresas consome 4,5 toneladas de celulose por mês na fabricação de lenços, guardanapos, fraldas e papel higiênico.

No primeiro trimestre deste ano, o Paraná exportou US$ 316,6 milhões em papel e celulose. O maior investimento da história do estado foi realizado pela empresa Klabin, que investiu R$ 12,9 bilhões entre 2019 e 2023 na construção da unidade Puma II em Ortigueira, nos Campos Gerais. A Klabin também inaugurou no ano passado um terminal exclusivo no Porto de Paranaguá para exportar papel e celulose, com capacidade para movimentar 1 milhão de toneladas por ano.

Entre as possibilidades a serem consideradas está a mudança da operação de compras das duas empresas da Ásia para o Paraná. Há também interesse da Indevco (e Altatrade, subsidiária do grupo) e da Rockland Group em outras áreas além de celulose e papel, como proteínas animais, commodities e outros produtos oferecidos pelo Paraná.

A Indevco é uma multinacional libanesa que atua em 65 países, especialmente no mercado de embalagens. A Altatrade produz máquinas de conversão, matérias-primas e embalagens, além de produtos de energia renovável. A empresa opera em várias regiões do mundo.

Também sediada no Líbano, o Rockland Group tem 44 anos de experiência em diversos setores, incluindo eletromecânica, comercial, imobiliário, energia, petróleo e gás, telecomunicações, entre outros. O grupo opera em 17 países com mil colaboradores e está expandindo sua atuação nas áreas em que atua.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -