sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAssembleia Itinerante recebe reivindicações de Telêmaco Borba

Assembleia Itinerante recebe reivindicações de Telêmaco Borba

spot_img

Telêmaco Borba sediou a 12ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná. Durante a mais recente edição da Assembleia Itinerante, deputados estaduais, representantes da sociedade civil organizada e a população interagiram em um evento realizado durante a Expo Telêmaco 2024.

A iniciativa resultou em uma série de reivindicações assinadas por prefeituras, câmaras de vereadores, empresas, entidades de classe e associações locais, que foram recebidas pelo primeiro-secretário da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares representantes dos municípios no Legislativo Estadual.

As demandas foram entregues pelo prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Artur de Matos, pela vice-prefeita, Rita Araújo, e pela presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso. Assim como nas edições anteriores, essa iniciativa aproximou os cidadãos dos parlamentares, trazendo uma variedade de reivindicações, sugestões e propostas para melhorar a vida da população. Durante a solenidade, também foram concedidos diplomas de menção honrosa a personalidades destacadas da região pela Alep.

O deputado Alexandre Curi destacou o papel cumprido mais uma vez pela Assembleia Itinerante. Ele ressaltou a importância de levar o Legislativo mais perto da população, mencionando que Telêmaco Borba recebeu a iniciativa pela primeira vez, coincidindo com o aniversário de 60 anos da cidade. A vice-prefeita Rita Araújo elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa, destacando a relevância de trazer os representantes do Estado para ouvir as demandas locais e fortalecer os laços com a comunidade.

A Assembleia Itinerante já passou por várias cidades do estado, incluindo Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas, Umuarama e Francisco Beltrão.

Principais demandas

O Legislativo recebeu como principais demandas obras de melhoria e investimentos nas áreas da Saúde e Educação. Dentre os pedidos destacam-se a implementação de um Centro de Atendimento Especializado para crianças com necessidades especiais, a criação de um Ambulatório de Oncologia e a destinação de recursos para o custeio e manutenção dos serviços de Saúde. Além disso, foi requisitada a implantação de um ambulatório regional multidisciplinar para atender Telêmaco Borba e municípios vizinhos.

Na área da Educação, as solicitações incluem a ampliação da oferta de cursos superiores e especializações presenciais, a construção de dois colégios estaduais, e a edificação de sedes próprias para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social Samuel Klabin e para o Centro de Referência de Assistência Social Cidade Nova.

As reivindicações foram apresentadas pela Prefeitura de Telêmaco Borba, pela Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (ACITEL), pela Câmara de Vereadores, pela empresa Klabin, e pelo Sindicato Patronal dos Hotéis, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Telêmaco Borba e Região.

Representação

Os legisladores regionais expressaram a importância da Assembleia Itinerante para os municípios durante a cerimônia. O deputado Anibelli Neto (MDB) salientou o papel do parlamentar em se aproximar das pessoas. Ele enfatizou: “Gostamos de estar no interior, participando de eventos, junto às lideranças e pessoas interessadas na vida pública, que desejam conversar com os deputados, trocar ideias. É uma oportunidade única para a sociedade expressar suas ideias, dar sugestões e dicas sobre onde a administração pode investir”.

O deputado Arilson Chiorato (PT) destacou a necessidade de cooperação entre os entes políticos para o progresso regional. Ele afirmou: “É um momento para ouvir sugestões e críticas, além de buscar soluções para os problemas. É importante defender o municipalismo e focar em melhorar a vida das pessoas. A Assembleia está de parabéns por ouvir a população de Telêmaco e Campos Gerais, compreendendo de perto os desafios”.

A deputada Mara Lima (Republicanos) parabenizou Telêmaco Borba por seu aniversário e ressaltou suas contribuições para a cidade. Ela declarou: “As mulheres estão conquistando seu espaço, que é nosso por direito. Hoje falo em nome da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Tive a oportunidade de trazer muitos recursos para esta cidade, que eu amo e que merece todo nosso carinho e respeito”.

O deputado Evandro Araújo (PSD) enfatizou os resultados da Assembleia Itinerante. Ele mencionou: “Foi em uma sessão como esta, em outra região, que recebi a demanda para retirar o ICMS das cooperativas e associações de catadores. Por meio de diálogo com o governo estadual e a Secretaria de Fazenda, conseguimos editar um decreto beneficiando essas entidades que prestam um grande serviço para a sociedade”.

A deputada Flávia Francischini (UB) parabenizou as mulheres e ressaltou a importância da representação feminina em cargos públicos. Ela também enfatizou a oportunidade de atender às necessidades da população. “Vejo a Assembleia Itinerante como a oportunidade de estar aqui conversando e atendendo a todos. Meu gabinete está sempre de portas abertas”, afirmou.

Os deputados Luís Corti (PSD), Alexandre Amaro (Republicanos), Tiago Amaral (PSD), e Luís Claudio Romanelli (PSD) também expressaram seu compromisso em atender às demandas da população e reconheceram a importância da Assembleia Itinerante para compreender as realidades e necessidades locais. O presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Aparecido Machado, também conhecido como Miltinho, participou da solenidade.

Homenageados

O deputado Alexandre Curi (PSD) prestou homenagens a diversas personalidades, incluindo o empresário e ex-diretor da Klabin, Arthur Canhisares; a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski; o atleta paraolímpico Eric de Oliveira Tobera; a gerente corporativa da Klabin, Maria de Lourdes Araújo; o ex-prefeito de Imbaú, Sidnei Mendes; e o médico e ex-prefeito de Telêmaco Borba, Eros Danilo Araújo, ao lado do deputado Moacyr Fadel (PSD). Com a deputada Flávia Francischini (União), o parlamentar entregou o diploma ao também médico e prefeito do município, Márcio Artur de Matos, enquanto a vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo, também foi homenageada.

O deputado Alexandre Amaro (Republicanos) destacou a trajetória de Francisco Joalmir Pucci, diretor-executivo da Agência da Madeira; do pastor João Maria Rodrigues; da psicóloga pioneira e fomentadora na área da Educação Superior, Paula Pontara; e de Raul Mario Speltz, líder empreendimentos florestais.

O deputado Arilson Chiorato (PT) prestou homenagens ao sindicalista e criador do Movimento Sem Terra (MST), Ariulino Alves Morais; ao fundador e primeiro Presidente do PT de Telêmaco Borba, Claudio Luna (in memoriam); à voluntária da Pastoral da Criança e do Idoso, Ezilda de França; ao ex-prefeito de Imbaú, Lauir de Oliveira; e ao produtor rural e ex-prefeito do município, Sinval Silva.

A deputada Mara Lima (Republicanos) destacou a história da assistente social Edneuza Costa Mendes; da empresária Ermesende de Lara Geffer; da presidente da Assembleia de Deus em Telêmaco Borba, Eunice Correa dos Santos; do pastor José Israel do Nascimento; e do também pastor Paulo Cesar Nabarro Kempfer.

O deputado Evandro Araújo prestou homenagens ao Asilo São Vicente De Paulo; à Guarda Mirim; aos Missionários Redentoristas; ao Movimento Familiar Cristão; e à Renovação Carismática Católica do município.

A deputada Flavia Francischini celebrou a trajetória do auxiliar de saúde Geslen Aparecido Alves (in memoriam); do ex-vereador de Telêmaco Borba, Guidimar Arely De Oliveira (in memoriam); e do pastor Ismael da Luz.

O deputado Moacyr Fadel entregou diplomas de menção honrosa à ex-vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Sapopema, Adriane Maria Gomes Guerreiro da Silva; à ex-prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach; e ao empresário e coordenador político Thiago Rafael Chamorra.

O deputado Luís Claudio Romanelli homenageou a médica Maria Paula Sidor Coraiola; o ex-presidente da Castrolanda, Frans Borg; o ex-vereador de Telêmaco Borba, João Ivanir de Morais (in memoriam); e o ex-prefeito de Sapopema, Paulo Maximiano de Souza.

Por fim, o deputado Luís Corti (PSB) prestou homenagens ao ex-vereador de Reserva, Carlos Jorge Hornung, e ao cirurgião Antônio Carlos Zattar.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -