sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEconomiaPorto de Paranaguá comemora 89 anos com recordes e estreita relação com...

Porto de Paranaguá comemora 89 anos com recordes e estreita relação com a comunidade

spot_img

O Porto de Paranaguá comemorou 89 anos de funcionamento, com mais de 6 mil metros de cais e píeres, o terminal segue crescendo em números de movimentação e se consolidando como referência nacional do setor. O destaque neste aniversário vai para o recorde histórico de movimentação anual, de 65 milhões de toneladas, ocorrido em 2023.

Já o destaque nacional vai para a movimentação de cargas do complexo soja (farelo, grãos e óleo) em janeiro de 2024. De acordo com o sistema para consultas de dados do comércio exterior brasileiro (Comex Stat), 37,5% da exportação brasileira de soja saiu pelo Porto de Paranaguá. Em segundo lugar está o Porto de Santos, com 20,9% do total.

“Agradeço a força da nossa comunidade, que faz com que cheguemos nesses 89 anos com destaques e uma movimentação muito expressiva. Isso aconteceu graças aos esforços dos trabalhadores, da comunidade e dos empresários que acreditam e investem no Paraná”, afirma o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Destaco a todos e esperamos que a força da comunidade prevaleça. Mais resultados aparecerão e a nossa roda vai seguir cada vez virando mais forte”.

O Porto de Paranaguá segue movimentando a todo o vapor e com a expectativa de novos recordes. “A meta de crescimento para 2024 é de 2% a 3% do total movimentado em 2023. É uma meta audaciosa, mas seguimos confiantes, focando em inteligência logística e investimentos”, afirma Garcia.

Entre os investimentos estão os arrendamentos na área portuária. O mais recente é o do PAR-09, que foi arrematado em novembro de 2023 pelo Fundo de Investimento Q-PAR09. A empresa deverá investir R$ 910 milhões em melhorias de infraestrutura nos próximos cinco anos e gerar 150 empregos diretos. A previsão é que novos leilões ocorram ainda este ano.

Ao todo, 489 pessoas trabalham na Portos do Paraná. Jamile dos Santos Faustino, agente portuária há quatro anos e seis meses, faz parte dessa equipe. Parnanguara, filha e neta de estivadores, sempre sonhou em trabalhar na Portos do Paraná e hoje atua no Departamento de Arrendamentos.

“Gosto do que faço, sinto que estou onde realmente queria estar. Para mim, é uma grande experiência. Sempre ouvi meu pai falar, meu avô falar do Porto. “É um sonho desde criança, admirar e querer estar aqui”, diz.

Bruno de Paula Guimarães também atua na Portos do Paraná desde 2018, quando começou como estagiário. Hoje é técnico portuário na Coordenadoria de Granéis e Exportação. Na rotina de trabalho, faz diversas tarefas entre analisar as nomeações de carga recebidas, a logística e a armazenagem de farelo nos armazéns. “Como parnanguara, nascido e criado em Paranaguá, sempre sonhei, desde pequeno, em trabalhar na área portuária. Estar aqui hoje nesse meio é a realização de um sonho”, conta.

Outra cidadã de Paranaguá que atua no porto é a assessora da Gerência de Planejamento Estratégico Renata Pereira Aguiar. Renata trabalhou entre os anos 2004 e 2005 como estagiária e retornou em 2023 no setor de planejamento estratégico. Graduada em Administração, com ênfase em Comércio Exterior, atualmente trabalha com o planejamento e metas dos portos paranaenses e integra o Comitê de Inovação.

“Tenho muito orgulho de ser uma mulher dentre tantas que tem aqui. Vejo que é uma empresa bem aberta, bem dinâmica quanto a isso. Nós temos um número significativo de mulheres em cargos de chefia como gerência, coordenadoria. Tem muitas mulheres à frente de diversos projetos e responsáveis pelas suas áreas”, observa.

Além dos investimentos em movimentação, a Portos do Paraná também estreita o relacionamento com a comunidade. Uma das ações é a Corrida do Porto, que acontece no cais do Porto de Paranaguá, e já tem data marcada: será no dia 09 de junho, a partir das 7h.

A expectativa é de receber 1.500 pessoas ao longo de quatro modalidades: corridas de 5 e 10 quilômetros, caminhada e circuito infantil. O objetivo é atrair atletas e famílias de todo o País. Todo o recurso arrecadado com as inscrições será revertido para a compra de cestas básicas para instituições de Paranaguá e Pontal do Paraná. Os ingressos serão vendidos nas próximas semanas.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -