sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáConselho de Ética arquiva três representações disciplinares

Conselho de Ética arquiva três representações disciplinares

spot_img

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná acatou os votos do relator Matheus Vermelho (PP), recomendando o arquivamento de três representações disciplinares sob sua análise. A reunião para apresentação dos pareceres sobre a admissibilidade dos processos ocorreu na manhã desta quarta-feira (6) no Auditório Legislativo.

Duas das representações foram movidas pelo deputado Renato Freitas (PT), uma contra o presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), e outra contra o deputado Ricardo Arruda (PL). A terceira representação era do deputado Ricardo Arruda contra o deputado Renato Freitas.

O presidente do Conselho de Ética, deputado Delegado Jacovós (PL), explicou que os processos foram arquivados devido à falta de materialidade e elementos de convicção que pudessem dar continuidade aos processos.

Os processos analisados incluíam a representação nº 19560-88.2023, em que o deputado Renato Freitas acusava o deputado Ademar Traiano de infração ao regimento por cassar sua palavra durante uma sessão plenária. O relator, Matheus Vermelho, propôs o arquivamento, citando falta de ilegalidade no caso.

O processo anterior, nº 18670-62.2023, movido pelo presidente Ademar Traiano contra o deputado Renato Freitas por quebra de decoro na sessão de 9 de outubro, teve o relator Matheus Vermelho recomendando uma advertência escrita. No entanto, a deputada Ana Júlia (PT) defendeu a prescrição de prazo, e o caso foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na CCJ, o relator Arilson Chiorato reconheceu a prescrição do processo, determinando seu arquivamento sem punição para Renato Freitas. O processo 22.565-45.2023, também movido por Renato Freitas contra Ademar Traiano, referente a um acordo com o Ministério Público, foi arquivado pelo relator Matheus Vermelho, que destacou a falta de contemporaneidade dos fatos.

O terceiro processo, 16809-63.2023, movido por Ricardo Arruda contra Renato Freitas por supostas ofensas a um ministro do Supremo Tribunal Federal, também foi arquivado devido à falta de materialidade mínima.

O presidente do Conselho de Ética, Delegado Jacovós, destacou a necessidade de alterações no Regimento Interno da Assembleia para disciplinar os processos de representações disciplinares. Ele mencionou lacunas e divergências nos prazos e em outras questões que precisam ser revisadas. O procurador do Legislativo, Paulo Rosso, indicou a apresentação de um relatório com as adequações necessárias em 30 dias.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Ninguém vai entrar com representação pela condenação de Renato Freitas no processo envolvendo guardas municipais?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -