sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáBanda de Guaratuba vai ser patrimônio cultural do Paraná

Banda de Guaratuba vai ser patrimônio cultural do Paraná

spot_img

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa realizou a primeira reunião de 2024 para avaliar cinco projetos em tramitação, abordando temas relacionados ao reconhecimento de expressões culturais, patrimônio histórico e benefícios para agentes eleitorais.

O presidente da Comissão de Cultura, deputado Nelson Justus (União Brasil), destacou a relevância do colegiado na promoção e incentivo à cultura paranaense. Ele ressaltou a eficácia da Secretaria de Cultura do Paraná e a movimentação econômica gerada em todo o estado. O deputado expressou sua satisfação em presidir a Comissão, reconhecendo a importância das questões ligadas aos municípios, suas histórias, tradições e à cultura local.

Na reunião, foram discutidos e aprovados projetos que reconhecem a Banda de Guaratuba e a Festa no Arraiá como integrantes do patrimônio cultural do Paraná. Além disso, o Calendário Oficial de Eventos do estado foi enriquecido com a inclusão do Dia da Comunidade Nordestina, a ser celebrado em 08 de outubro.

A Comissão também concedeu o título de utilidade pública ao Grêmio Cultural Ecológico Carnavalesco Enamorados do Samba. Outra aprovação significativa foi o benefício de meia-entrada para eleitores nomeados como mesários ou para prestar apoio logístico em eventos artístico-culturais e esportivos durante eleições gerais, municipais, plebiscitos e referendos.

A deputada Cloara Pinheiro (PSD), relatora do projeto que concedeu o benefício da meia-entrada, explicou que é uma forma justa de reconhecer o trabalho dessas pessoas que demonstram espírito público. O benefício tem validade por dois anos, coincidindo com o ciclo eleitoral. A deputada também destacou outro projeto de sua relatoria, que visa incluir a Banda de Guaratuba como patrimônio cultural do estado, enfatizando a alegria e tradição que a banda traz ao Carnaval no litoral paranaense.

Participaram da reunião, além do presidente da Comissão de Cultura, deputado Nelson Justus (União Brasil), as deputadas Cloara Pinheiro (PSD) e Mara Lima (Republicanos), e os deputados Gilberto Ribeiro (PL) e Professor Lemos (PT).

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -