segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáPedágio, tarifas e duplicação são temas de audiência pública na Alep

Pedágio, tarifas e duplicação são temas de audiência pública na Alep

spot_img

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoverá uma audiência pública na próxima terça-feira, 20, a partir das 9h30, para abordar a nova concessão do pedágio.

O principal ponto de discussão será a duplicação do trecho da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina, que não foi incluída nas obrigações do Lote 4. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), responsável pela proposta do debate, destaca que, além dessa questão crucial para o Noroeste do Estado, outros temas relacionados ao novo sistema de pedágio também serão abordados.

Romanelli explica que estão envolvidos na campanha “Sem Duplicação, Pedágio Não”, promovida pela Socipar (Sociedade Civil do Paraná), e estão defendendo ativamente essa duplicação. O deputado salienta que há evidências de que o fluxo de veículos no trecho é, no mínimo, o dobro do registrado pelos órgãos federais. Embora haja sinalização positiva do Ministério dos Transportes para incluir a obra, a mobilização continua até a oficialização da decisão.

O parlamentar destaca que há outras questões relacionadas ao programa de concessões de rodovias do Paraná que merecem discussão, como o preço das tarifas de pedágio, a localização das praças de cobrança e outras obras significativas, incluindo o Contorno Leste de Londrina. Além disso, a situação dos Lotes 3 e 6, em avaliação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), também será tema de discussão.

Na avaliação de Romanelli, as concessões estão pelo menos dois anos atrasadas e ainda são motivo de preocupação. Ele enfatiza o desejo de contribuir para aprimorar os projetos, priorizando os interesses legítimos dos paranaenses que pagarão pedágio pelos próximos 30 anos. O deputado destaca que os pedágios não devem ser apenas um modelo de negócio e que a prioridade deve ser o interesse público.

A reivindicação pela duplicação do trecho da BR-376 de Paranavaí até Nova Londrina é uma demanda da Socipar desde que foram anunciadas as melhorias nas rodovias no programa PRVias. A organização argumenta que o alto tráfego de veículos justifica a necessidade de pistas duplicadas. O deputado ressalta que as contagens oficiais de tráfego subestimaram a situação, sendo que estudos recentes indicam um volume significativamente maior de veículos.

A audiência pública contará com a participação de organizações da sociedade, representantes do setor produtivo, do governo estadual e parlamentares. O evento acontecerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa e poderá ser acompanhado pela TV Assembleia e pelas redes sociais do legislativo.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -