domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEconomiaIndústria paranaense fecha 2023 com alta de 1,5%

Indústria paranaense fecha 2023 com alta de 1,5%

spot_img

A produção industrial no Paraná encerrou o ano de 2023 com um crescimento de 1,5%, conforme indicado pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (8). Esses números, referentes ao acumulado entre janeiro e dezembro, destacam-se como os melhores da região Sul do Brasil. No mesmo período, a produção industrial de Santa Catarina registrou uma queda de 1,3%, enquanto o Rio Grande do Sul teve uma redução de 4,7%.

A atividade industrial no Paraná também superou a média nacional no ano passado. De janeiro a dezembro de 2023, o crescimento da indústria brasileira foi de 0,2%. Entre os 18 estados analisados pelo IBGE, 10 apresentaram aumento, enquanto outros oito registraram declínio.

Quatro setores industriais impulsionaram o índice no Paraná em 2023. A produção de derivados de petróleo e biocombustíveis teve a maior elevação no estado durante o ano, com um crescimento de 17,1% no período. Em seguida, destacam-se a fabricação de produtos alimentícios, com um aumento de 6,7%, a produção de bebidas, com alta de 5,1%, e a produção moveleira, que teve um incremento de 2,2%.

Nesses quatro setores, o Paraná também apresentou um aumento superior à média nacional. Em todo o Brasil, a indústria de derivados de petróleo e biocombustíveis cresceu 6,1%, a indústria alimentícia subiu 3,7%, e a fabricação de bebidas registrou alta de 0,9%. A produção de móveis, em todo o país, teve uma queda de 1,3%.

DESTAQUE EM 2023 – O ano foi notável para o setor, pois o Paraná atingiu em novembro o maior nível de produção industrial desde janeiro de 2012. O Estado alcançou o índice de 113.82591 no mês, segundo a PIM. Até então, o maior índice da produção paranaense na série histórica do IBGE havia sido registrado em dezembro de 2011, atingindo o patamar de 122.45216. O ritmo na produção industrial também ultrapassou os números pré-pandemia.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -