domingo, abril 28, 2024
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InícioEconomiaConcessões de pedágio devem gerar R$ 27 bilhões ao PIB do Paraná

Concessões de pedágio devem gerar R$ 27 bilhões ao PIB do Paraná

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Além da significativa redução nas tarifas para os usuários e da garantia de um extenso programa de obras estruturantes, as recentes concessões rodoviárias no Paraná deverão ter um impacto substancial no Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Especificamente para os Lotes 1 e 2, cujos contratos foram formalizados em 30 de janeiro em Brasília, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) estima um acréscimo de R$ 27 bilhões na economia até o ano de 2054.

A análise do Ipardes leva em conta os investimentos planejados ao longo de 30 anos pelas concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro nos mais de mil quilômetros de rodovias estaduais e federais compreendidos nos Lotes 1 e 2, respectivamente. Os valores estão estipulados nos contratos, os quais também preveem um volume considerável de recursos já nos primeiros anos de concessão.

Do montante total do impacto projetado, R$ 19 bilhões, representando 70%, correspondem aos efeitos diretos e indiretos dos investimentos para aprimoramento da malha viária. Este valor inclui as atividades econômicas que serão beneficiadas pelos investimentos, como o agronegócio, a indústria e o turismo, bem como os setores a elas vinculados.

Os demais R$ 8 bilhões, correspondentes a 30% do impacto estimado, referem-se ao chamado efeito renda dos investimentos. Esse valor representa a conversão em consumo da renda obtida pelos participantes do programa, como o consumo de bens e serviços pelos trabalhadores das concessionárias, beneficiando atividades aparentemente sem relação direta com as obras, como os ramos de alimentação e o comércio em geral.

A equipe técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estima que o Lote 1 deverá gerar quase 82 mil empregos diretos, indiretos e aqueles gerados pelo efeito-renda, enquanto outros 110 mil empregos deverão resultar do segundo lote de concessões.

O estudo do Ipardes considerou apenas os dois primeiros lotes licitados e contratados. O primeiro lote compreende 473 quilômetros de rodovias que passam por Curitiba e Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. O segundo trecho abrange 605 quilômetros de rodovias que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. No total, as novas concessões envolvem 3,3 mil quilômetros em todo o Paraná, divididos em seis lotes, com um investimento total estimado em mais de R$ 50 bilhões para melhorias e expansão da malha rodoviária nas próximas três décadas.

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