sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEconomiaParaná subsidia atividades turísticas regionais

Paraná subsidia atividades turísticas regionais

spot_img

Pela primeira vez na história do turismo paranaense, o Governo do Paraná começa a subsidiar a promoção das atividades turísticas de maneira regional. Nesta quinta-feira (23) foi confirmado o repasse de R$ 1 milhão para quatro Instâncias de Governança Regionais (IGR’s), o que vai ajudar a alavancar o potencial do Estado a nível nacional e internacional. As contempladas foram Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Terra dos Pinheirais, Vales do Iguaçu e Adetur Litoral.

A assinatura dos Termos de Convênio aconteceu durante a Caravana do Turismo, evento promovido pela Secretaria do Turismo do Paraná no Viale Cataratas Hotel & Eventos, em Foz do Iguaçu.

Os recursos, oriundos do tesouro estadual, podem ser utilizados pelas IGR’s para fomento das atividades da sua região ou até mesmo na divulgação dos destinos turísticos. Para ter acesso ao investimento, é necessário que seja apresentado um Plano de Trabalho, detalhando a utilização dos investimentos.

O secretário do Turismo, Márcio Nunes, destacou que a proposta é promover o incentivo financeiro a todas as 19 representantes do turismo paranaense. “É a primeira vez na história, desde a criação das IGR’s, que o Estado oferece aporte financeiro para que possam trabalhar promovendo as riquezas no turismo. Isso dá possibilidade delas se organizarem e contratarem o que for necessário”, afirmou.

As Instâncias de Governança Regionais são organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios que compõem as regiões turísticas. O papel das instituições é o de coordenar e fomentar o potencial turístico das ruas regiões.

A presidente da Adetur Cataratas (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu), Dagmar Cilene Pedrozo, ressalta que a promoção dos destinos turísticos locais tem o objetivo de alavancar a economia dos municípios e que, com o apoio do Governo do Estado, é possível desenvolver um destino turístico mais completo e interessante.

“Este é um momento histórico, um presente para coroar os dez anos em que estamos atuando no elo entre a gestão pública, a iniciativa privada e o terceiro setor, muitas vezes sem recursos. Estamos num momento de maturidade e para isso precisamos da independência financeira, que hoje o Estado está nos ofertando”, disse.

A Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu está localizada no extremo Oeste do Paraná, integrando 19 municípios, ente eles Foz do Iguaçu, famoso mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. Parte dos municípios é margeado pelo Lago de Itaipu e outra parte pelo Parque Nacional do Iguaçu. 

A IGR Terra dos Pinheirais compreende 11 municípios nas regiões Sul e Centro Sul do Estado; a IGR Vales do Iguaçu tem 25 municípios da região Sudoeste; e a Adetur Litoral conta com sete municípios integrantes. Para conhecer as regiões contempladas e os atrativos de cada IGR, clique AQUI.

CARAVANA – A Caravana do Turismo envolve três regiões turísticas paranaenses: Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago Itaipu; Riquezas do Oeste e Vales do Iguaçu. O evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre gestores municipais, representantes das governanças regionais, empresários e interessados do setor.

Durante toda a manhã desta quinta-feira, os participantes contaram com palestras e mesas de trabalho. O objetivo do evento foi apresentar as ações da pasta estadual, ampliar o relacionamento entre as partes e promover a reflexão da importância do turismo para o lazer, geração de emprego e economia local e regional.

Durante o encontro, Marcio Nunes e o secretário do Planejamento, Guto Silva, assinaram um Acordo de Cooperação com a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) para promover ações para o desenvolvimento regional em áreas fronteiriças que integram o Zicosul (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul).

Pelo acordo, deverão ser indicados profissionais nas diversas áreas do turismo para desenvolver projetos, programas e propostas especificas a serem desenvolvidas na região de fronteira.

A região tem como principal alavanca econômica a riqueza de seus recursos naturais e minerais, mas também se destacam na região a agropecuária e o agronegócio, siderurgia, biotecnologia, turismo e setor têxtil. 

De acordo com Guto Silva, o objetivo é criar uma agenda consolidada entre Foz do Iguaçu e os países vizinhos, mesmo com a troca de governos, atuando principalmente com o turismo regional, visando o desenvolvimento econômico local. “Juntando Foz do Iguaçu, Paraguai e Argentina, são mais de 1 milhão de habitantes. Temos, ainda, mais de 500 mil pessoas que visitam os atrativos de Foz do Iguaçu por mês. A fronteira é um centro de oportunidades”, disse.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -