domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep recebe reivindicações da população de Irati

Alep recebe reivindicações da população de Irati

spot_img

A oitava edição da Assembleia Itinerante, realizada nesta quinta-feira (26 de novembro) em Irati, no Sudeste, marcou mais uma etapa do projeto da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) que promove a interação entre deputados estaduais, representantes da sociedade civil organizada e a população.

Realizado durante a II ExpoIrati, o evento resultou em uma série de reivindicações assinadas por prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe e associações da região. Os documentos foram recebidos pelo primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam os municípios no Poder Legislativo.

As demandas foram entregues pelo prefeito de Irati, Jorge Derbli (Sem Partido).

Como nas demais edições, a iniciativa da Assembleia Legislativa que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a região trazendo para o Poder Legislativo uma série de reivindicações, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população.

Também durante a solenidade, em torno de 40 personalidades de destaque na sociedade receberam diplomas de menção honrosa confeccionados pelo Poder Legislativo. A iniciativa já passou por Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande e Ponta Grossa. 

O primeiro secretário do Legislativo, deputado Alexandre Curi, afirmou que a Assembleia Itinerante cumpre seu objetivo ao dar a oportunidade de as pessoas criarem uma relação mais próxima com a Casa de Leis. “Esta é a oitava edição da Assembleia Itinerante. Já passamos em cidades importantes e agora estamos na II ExpoIraiti para discutir a principais demandas da região. Estamos muito otimistas com os resultados do projeto. Já são mais de 2500 sugestões colhidas, todas elas catalogadas e respondidas ao povo do Paraná. Atingimos com o programa mais de 150 cidades do Estado. Nesta noite, temos a participação de três secretários de Estado, com anúncios e discussões importantes. Um deles é o anúncio do início do atendimento na Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner de Irati. Conseguimos ao lado de outros deputados junto ao governo do Estado. Serão 100 atendimentos aqui na cidade, evitando que as pessoas precisem se deslocar até Curitiba. É uma vitória para a região. Cumprimos nosso objetivo, que é permitir que o cidadão que não pode ir até a sede da Assembleia possa trazer sugestões em sua cidade. Temos de saber o que cada essa cidade precisa”, destacou.

Para o prefeito de Irati, Jorge Derbli, a presença da Assembleia engrandece as festividades do município. Ele entregou as demandas da região e agradeceu a presença dos parlamentares. “É muita satisfação receber todas estas autoridades. É muito orgulho ter a Assembleia aqui em Irati. Não imaginava que o Legislativo estaria em nossa cidade. A Assembleia veio porque nossa cidade é forte e está crescendo. Agradecemos a todos os deputados que vieram trazer estas boas notícias. Agora eu acredito que a ExpoIrati está no ranking das 10 melhores exposições do Paraná. A feira é um sucesso no Estado do Paraná”, ressaltou.

Principais demandas

As principais demandas recebidas pelo Legislativo envolvem obras de infraestrutura, melhorias e investimentos nas áreas da saúde e segurança. Entre elas estão a destinação de recursos para custeio do Complexo Social Cidade do Idoso e para a pavimentação dos bairros Rio Bonito/São Francisco, Riozinho e do Condomínio Industrial Vila São João, além da construção de um barracão para o Projeto Gari e dois para o Centro de Tradições Willy Laars.

Também é solicitado viabilização de recursos financeiros para a aquisição de cinco viaturas para a Guarda Municipal e para investimentos na Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner de Irati. Ainda na área de saúde, a entidades requerem recursos para ampliação do atendimento médico de pediatria na rede de saúde pública municipal e para a realização de exames de ressonância, endoscopia e colonoscopia.

Os documentos com as sugestões foram encaminhados pela prefeitura Irati, pela Câmara de Vereadores, pelo Rotary, pela Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (AMCESPAR), além da Associação de Moradores Bacia Rio das Antas, o Provopar, a Associação Santos Inocentes (Cidade da Criança), o asilo Santa Rita, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Irati e por municípios da região Sudeste.

Representação

Os deputados que representam a região participaram da solenidade destacando a importância da Assembleia Itinerante para os municípios. O deputado Artagão Junior (PSD) relembrou a história do pai, o ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) Artagão de Mattos Leão, falecido no último mês de julho.

“A Assembleia faz um golaço com essas sessões itinerantes. Fico feliz que as coisas estão acontecendo na região, que está mudando muito. Ao prestar a homenagem que a Assembleia presta a essas pessoas que ajudaram a construir a história de Irati, não deixa de homenagear o meu pai, que nasceu em Inácio Martins e estudou em Irati. Vocês e meu pai ajudaram a construir esta história”, declarou.

Já o deputado Hussein Bakri (PSD) avaliou que a iniciativa mostra o trabalho dos parlamentares paranaenses.  “O mais importante é que temos mais uma edição da Assembleia Itinerante, com as pessoas apresentando suas demandas. Já estamos recebendo uma série de sugestões da população. Nós, os deputados do Paraná, não somos políticos de aparecer apenas em época de eleição. Estamos aqui para ouvir as pessoas, com suas sugestões e críticas. Queremos trazer soluções para os municípios”, afirmou.

Governo estadual

A sessão de interiorização da Assembleia contou a participação de secretários estaduais. O secretário da Saúde, Beto Preto, anunciou a liberação de R$ 4,8 milhões para serviços de atendimento na Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner de Irati. “É uma satisfação participar desta edição da Assembleia Itinerante. Viemos assinar esta ordem de serviço nesta sessão. Quero agradecer à Assembleia, que coloca o orçamento a disposição da saúde. Juntos com os deputados, estamos fazendo esta liberação para garantir o acesso ao serviço do Hospital Erasto Gaertner aqui em Irati”, disse.

O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara entregou ao município o certificado do Sistema Unificado Estadual De Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). “Esta é uma sessão importante da Assembleia Legislativa na retomada de uma feira de destaque para o calendário do Paraná. Estamos fornecendo a Irati um selo estadual de qualidade de inspeção sanitária, autorizando o comércio de pequenos produtores com todo o Estado”, informou.

Já o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, reforçou a importância da iniciativa da Assembleia. “Tivemos aqui mais de 10 deputados presentes, demonstrando que a cidade de Irati e toda a região tem representação”.

Presenças

Também participaram do evento as deputadas Cloara Pinheiro (PSD) e Flávia Francischini (União), e os deputados Tiago Amaral (PSD), Moacyr Fadel (PSD), Alisson Wandscheer (Solidariedade), Requião Filho (PT), Luiz Fernando Guerra (União) e Pedro Paulo Bazana (PSD).

Estiveram presentes ainda o presidente da Câmara de vereadores de Irati, José Ronaldo Ferreira, a diretora da Quarta Regional de Saúde, Larissa Mazepa, além de prefeitos das cidades da região, secretários municipais e lideranças políticas do Sudeste.  

Homenageados

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), dedicou parte das suas homenagens a figuras de destaque na área de saúde da região. Uma delas é o vereador e vice-presidente da Câmara, João Henrique Sabag Duarte, que é farmacêutico e médico e há dez anos atua na Santa Casa da cidade. Já o doutor José Maria Davaus foi o responsável pela Implantação da primeira UTI neonatal dos Campos Gerais e da primeira UTI de adultos da região centro sul do Paraná. A auxiliar de enfermagem Maria Prodaniuk, conhecida como Marucha, coordena a instituição de Longa Permanência de Idosos Santa Rita.

Também foi homenageada a própria Santa Casa de Irati, na pessoa do seu provedor, Ladislao Obrzut Neto. Para completar, estão entre os homenageados o fundador da empresa Anila e agropecuarista, Nei Rene Schuck; a professora Otília Setnarski; e a Rádio Najuá, no ar desde 1978, e representada pela proprietária Jussara Harmuch.

O deputado Alisson Wandscheer (SD) homenageou a Associação de Amigos e Excepcionais (Apae) de Prudentópolis, representada por Lucas Almeida; o diácono permanente na Diocese de Ponta Grossa, Agostinho Basso; o vereador mais votado de Teixeira Soares por três vezes e prefeito por dois mandatos, Ivanor Miller; o diretor da Secretaria Municipal de Saúde, professor, e gestor público Agostinho Vanderlei Basso; a funcionária pública e ex-administradora do Hospital Darci Vargas, ex-vereadora e liderança feminina em Rebouças e região, Ivonete Strona Clazer; e o ex-prefeito de Rio Azul por três mandatos, com atuação como presidente da Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (Amcespar) e diretor da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Vicente Solda.

Já o deputado Artagão Junior (PSD) entregou menção honrosa ao agricultor e empresário Alfredo Van Der Neut, que foi prefeito de Irati. Com 70 anos no ramo farmacêutico, também será homenageado Amilton Komnitski, que foi prefeito e vereador na cidade. Além disso, o deputado condecorou a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI), com 18 anos de história e o atendimento mensal de 80 pacientes da região; o professor e vereador por seis mandados Hélio De Mello; o Frigorífico Thoms, fundado em 1994 por Oscar Otto Thoms; e o presidente do Conselho de Administração da ABITRIGO e do Sindicato do Trigo no Paraná, Marcelo Vosnika.

O deputado Goura (PDT) prestou homenagem à socióloga, historiadora, pedagoga e defensora dos animais, Fabiana de Godoy Rocha; e ao advogado e coordenador do Núcleo Maria da Penha (UNICENTRO, Campus Irati), Hermano Victor Faustino Câmara.

O deputado Hussein Bakri (PSD) homenageou a Rádio Alvorada FM, representada por Mariangela Sarraff Perussolo; o grupo Ivasko, representado por Paulo Ivasko e José Carlos Ivasko; o Jornal Folha de Irati, representado por Nilton Cesar Pabis; a médica Larissa Gimenez Mazepa; o engenheiro de produção Marcos Vinicius Albuquerque; e o empresário do setor imobiliário, Mauricio Cesar Panka.

O deputado Moacyr Fadel (PSD) celebrou o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, e o prefeito de Irati, Jorge Derbli. Já o deputado Nelson Justus (União) destacou a trajetória do contador e ex-assessor da Assembleia Legislativa Antônio Pedro Zampier; do ex vice-prefeito de Irati, Orlando Agulham Junior; e do representante da Guarda Mirim de Irati, Jose Valdecir de Souza.  

O deputado Requião Filho (PT) homenageou o ex-prefeito de Irati, Alfredo Van Der Neut; a diretora geral do campus IFPR de Irati, Ana Claudia Rádis, o direito do jornal Hoje Centro Sul, Ciro Gilmar Ivatiuk; e o empresário Germano Strassmann.

Por fim, o deputado Tiago Amaral (PSD) homenageou o ex-vereador de Prudentópolis, Eloi Marino Bobato; o vereador de Prudentópolis Eder Marlon Schwab; o presidente do Sindicato Rural de Prudentópolis, Edimilson Roberto Rickli, empresário João Robério Marcondes Diniz, e o ex-prefeito de Imbituva, José Antônio Pontarolo.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -