domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaNani Gois, o gênio indomável da fotografia completa 50 anos

Nani Gois, o gênio indomável da fotografia completa 50 anos

spot_img

Referência nos “clics” de políticos paranaenses nos últimos 25 anos, o nosso Escher das lentes Nani Gois completa 50 anos de atividade fotográfica e isso não pode passar em branco, sem um reconhecimento merecido desse gênio das imagens, natural de Sertanópolis e que se mudou para Curitiba no início dos anos 70 para se tornar referência no jornalismo.

O fotógrafo chegou as lentes por acaso, começou como motorista na TV Iguaçu, em 1973, antes de dominar a arte, aprendeu iluminação e o poder das sombras na prática, o enquadramento da notícia e desenvolveu o olhar de “Flash”, por isso sempre encontrou a alma da imagem, perpetuando momentos sublimes de diferentes visões do nosso mundo vasto mundo, com soluções impecáveis.

Nani Gois transformou situações carrancudas em mágicas, como encontrar a imagem do avô do deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), Anibal Cury, através de um copo de água.

Hoje o senhor das lentes é responsável pelos melhores ângulos do presidente Ademar Traiano (PSD) e dos personagens da nossa história política.

A genialidade de Nani Gois é constantemente colocada a prova, ao flagrar o novelista Dalton Trevisan desfilando no Passeio Público de Curitiba, em 1986, sempre avesso a fotografias e um chato para se retirar uma frase, não vacilou, capturou o rei da literatura mundial como um personagem comum da novela da vida, sem nunca ser lembrado em nenhuma novela exemplar.

Os labirintos do nosso Escher curitibano deixaram testemunhos de Paulo Leminski, de Oscar Niemeyer, de Jaime Lerner e de José Richa, dos tempos áureos de Roberto Requião e Alvaro Dias, e ainda encontra tempo para perpetuar a passagem de Carlos Massa Ratinho Junior no governo do Paraná.

A importância de Nani Gois para a fotografia é indiscutível, ele, ao lado de nomes como Orlando Kissner e Orlando Azevedo, sedimentaram o caminho para o aparecimento de talentos como Daniel Castellano, Jonathan Campos, Rodrigo Félxi Leal, Eduardo Matysiak, Guilherme Pupo e Rodrigo Fonseca.

Vamos agora descobrir um pouco da arte de Nani Gois.

Dalton Trevisan (Foto: Nani Gois)
Oscar Niemeyer (Foto: Nani Gois)
Anibal Curi (Foto Nani Gois)
Ademar Traiano (Foto: Nani Gois)
(Foto: Nani Gois)
(Foto: Nani Gois)
(Foto: Nani Gois)
(Foto: Nani Gois)
(Foto: Nani Gois)
(Foto: Nani Gois)

Nani Gois (Foto: Dalie Fleberg/Alep)
Notícias Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -