segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaMúsica, teatro, artes plásticas, o agitado final de semana em Curitiba

Música, teatro, artes plásticas, o agitado final de semana em Curitiba

spot_img

A agenda cultural para a capital do Paraná está imperdível, com shows musicais, entre eles os dinossauros Blitz, a Orquestra Sinfônica com uma programação cívica para lembrar o Dia da Independência, lançamento estante permanente de títulos de autores negros e com uma mesa-redonda e apresentações artísticas, lançamento do jornal Cândido, exposições de artes plásticas, cinema de graça, além dos bares e casas noturnas recheadas de apresentações autorais e covers.

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ (BPP)

Estante negra – A Biblioteca Pública do Paraná inaugura neste sábado (2), às 10h, no hall térreo, a “Estante Afro — Maria Águeda”, acervo que possui mais de 500 títulos de autores/as afrodescendentes doados pelo Centro Cultural Humaitá, por intermédio de Adegmar José da Silva (Kandiero). O evento tem início às 10h15, com abertura do diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, seguida da apresentação musical com Rúbia Divino e Klüber. Às 11 horas, haverá uma mesa-redonda com Bruno Leonardi, a professora doutora Edicelia Souza, Kandiero e Rosane Arminda Pereira sobre a importância dessa ação, que marca o início da construção dessa estante, que continuará recebendo novos títulos, exclusivamente, de autores/as negros/as.

Jornal “Cândido” de agosto – Reportagem especial destaca as mulheres no jornalismo literário. Já está disponível para acesso online.

Hora do Conto – Sessões diárias de contação de histórias, seguidas de atividades sobre os temas apresentados. “Uma Noite Muito, Muito Estrelada”, de Jimmy Liao. De segunda a sexta, às 11h e 15h. Aos sábados, às 11h. Seção Infantil.

Ciclo Diálogos com Bibliotecas – Live com responsáveis dos setores da BPP, segunda-feira (04), às 16h.

Ler Junto – Leituras coletivas de contos da literatura brasileira e mundial, com mediação do professor Guilherme Shibata. Todas as segundas, às 18h, no auditório.

Lançamento – “A ausência do olhar de gênero – Qual o caminho para efetivação dos direitos humanos das mulheres do sistema de justiça brasileiro”, de Mariana Lopes, é o lançamento da semana no cenário cultural e acadêmico. Será na terça-feira (5), às 18h30, no hall térreo.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS-PR) 

Visita noturna

Na próxima terça (05), às 19h, o MIS-PR abre as portas para uma visitação guiada noturna por seu acervo e exposições, além de trazer curiosidades e dogmas acerca do Palácio da Liberdade, importante prédio histórico de Curitiba que abriga o museu. Interessados podem se inscrever gratuitamente enviando nome, RG, contato e escolaridade para o e-mail educativomis@seec.pr.gov.br, até as 12h desta mesma data da atividade. Vagas limitadas.

Música em dose dupla

Toda quarta-feira, às 18h, o projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais leva música de qualidade ao MIS-PR, em parceria com a Unespar. Esta semana, o museu recebe dois grupos de música de câmara. Participam Adriano Ledo no piano, André Rodrigues dos Santos na bateria, João Vitor de Castro no baixo, Vinícius Pinheiro de Almeida no saxofone e Isaac Duim Dias na guitarra. Em seguida, o trio Ivan Pereira, Gabriel Lopes e Pedro Dias toca um repertório com os instrumentos piano, bateria e guitarra. Entrada livre e gratuita.

“Sinestesia dos Objetos”

Qual é o tamanho do espaço que os objetos ocupam em nossas vidas? Nessa exposição, a curadoria do acervo tridimensional do museu se envolve em histórias, sensações e gerações, passando pela fotografia, televisão, cinema, rádio e disco.

“Memórias da (r)existência LGBTI+ no Paraná”

Em parceria com o Cedoc LGBTI+ do Grupo Dignidade, a exposição explora narrativas que abrangem o discurso médico, os movimentos sociais, a luta contra o HIV, a produção cultural e artística e muito mais. Essa mostra é uma celebração de conquistas e desafios enfrentados pela comunidade.

FotograMe-se

Um espaço interativo criado para despertar a imaginação dos visitantes, que incentiva a experimentação fotográfica do local.

MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN (MCAA)

Instalação têxtil 

Entra em exposição neste sábado (02), às 10h, a instalação têxtil “Ciclo Contínuo”, da mineira Eliana Brasil. Entre linhas e fios, a artista tece uma narrativa de identidade, herança e ancestralidade – uma jornada que transcende o tempo linear, mergulhando nas profundezas das linhas do passado. Entrada franca.

“Acervo Andersen”

O museu é a “casa” de uma coleção do pai da pintura paranaense, Alfredo Andersen,contendo, além de pinturas, objetos do artista e seu ateliê original. Dentre as obras estão retratos, cenas cotidianas e paisagens naturais do pintor norueguês.

“Pintura + Docência”

Com a curadoria de Marcelo Conrado, a mostra exalta a pintura das professoras-pintoras Dulce Osinski, Juliane Fuganti, Mazé Mendes, Rossana Guimarães e Teca Sandrini, e dos professores-pintores Alfredo Andersen, Fernando Calderari, João Osório Brzezinski, Ricardo Carneiro e Ronald Simon.

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)

Arte para Maiores

O legado do artista Bispo do Rosário é o tema central do Arte para Maiores, do Museu Oscar Niemeyer, em setembro. O programa é direcionado a pessoas com 60 anos ou mais. As atividades presenciais acontecerão nos dias 5 e 12, das 14h às 17h. Haverá uma ação virtual dia 19, das 14h às 15h30.

Educadores do Museu vão conduzir uma mediação na exposição “Sonoridades de Bispo do Rosário”, em cartaz na Sala 6, seguida por uma oficina artística. O público também poderá participar de uma videoconferência com o curador da mostra, Luiz Gustavo Carvalho. Para se inscrever, basta preencher o formulário online

Laboratório de Experiências

As atividades gratuitas do Museu Oscar Niemeyer (MON) em setembro terão início com uma oficina artística de marmorização. Parte do projeto “Laboratório de Experiências”, os participantes irão investigar quantas combinações de cores diferentes é possível criar. A ação será no dia 6 (quarta), em duas sessões: 13h30 e 14h30.

Exposições em cartaz

“Buraco no Céu”

“Buraco no Céu” é o nome da exposição inédita do artista Túlio Pinto, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer. São 32 esculturas e instalações espalhadas pelo espaço expositivo do Olho e pelo Espaço Araucária. As obras da mostra colocam em diálogo materiais de diferentes valências, materialidades e naturezas, colocando em questão as categorias de ordem e funcionalidade.

“Perpétuo Movimento”

Em “Perpétuo Movimento”, Norma Grinberg apresenta seu trabalho, pesquisa e experiências no campo da arte cerâmica. O percurso do amorfo à forma mais sofisticada é orquestrado pela razão e pela alma. Neste caminho, o barro é transformado pelo trabalho manual, pelas ferramentas, pela química, pelo fogo, subordinados à sensibilidade da artista. Disponível na sala 3.

“Sonoridades”

Com mais de 100 obras, a exposição “Sonoridades de Bispo do Rosário” coloca o legado do renomado artista em diálogo com outros que tiveram seus processos criativos influenciados por ele. Disponível na sala 6, é possível perceber que obras como instalações, objetos, colagens, assemblages e estandartes, características de Arthur Bispo do Rosário, dialogam com a obra visual de Antônio Bragança, Stella do Patrocínio, Leonardo Lobão, Paulo Nazareth, Marlon de Paula, Rick Rodrigues, Eduardo Hargreaves, Fernanda Magalhães e Guilherme Gontijo Flores.

“Serguei Eisenstein”

Conheça o universo de um dos diretores mais influentes e pioneiros do cinema na exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”. Montada na sala 11, a mostra conta com desenhos de cenários, figurinos e personagens, além de esboços, trechos de filmes projetados e objetos de diversas culturas que influenciaram Eisenstein, como as culturas pré-colombianas e o teatro Kabuki do Japão. Entre esses objetos, há obras do acervo de arte asiática e de arte africana do MON, o que torna essa exposição única.

“África”

O Museu Oscar Niemeyer promove a segunda edição da exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, composta por um recorte da grandiosa coleção de objetos de arte africana do século 20, doadas ao MON pela Coleção Ivani e Jorge Yunes em 2021. Nesta fase, além das peças do acervo, a mostra exibirá obras de seis artistas brasileiros, o que motiva seu novo título: “África: Diálogos com o Contemporâneo”. A exposição está disponível na sala 4.

“O Mundo Mágico dos Ningyos”

A exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos”, uma realização do Museu Oscar Niemeyer (MON), apresenta ao público uma coleção de bonecos japoneses que fazem parte do acervo de arte asiática formado por mais de 3 mil peças e doado recentemente pelo embaixador Fausto Godoy ao MON. Na sala 10.

“Tela”

A exposição individual de Leila Pugnaloni, “Tela”, na sala 7 do MON, reúne 131 obras. Dividem o espaço cores e pinturas em grande escala, desenhos em nanquim e intervenções nas paredes da sala expositiva. A mostra tem curadoria de Marco Antonio Teobaldo e revela pesquisas recentes da artista, bem como um histórico de Leila com fotografias, publicações e materiais gráficos de exposições passadas.

“Poty, entre Dois Mundos”

Com curadoria de Maria José Justino e assistência de curadoria de Juliane Fuganti, a exposição traz um recorte da maior coleção já doada à instituição, com aproximadamente 4,5 mil obras. Possibilita ao público perscrutar um Poty ambivalente: a experiência mística e transgressiva, a contemplação e os sentidos, o amor divino e o carnal narrados por belas imagens.

“Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”

Com curadoria do professor e diplomata Fausto Godoy, doador da coleção asiática ao museu, a mostra traz obras nunca antes expostas, com o objetivo de alcançar públicos ainda maiores e democratizar cada vez mais o acesso ao acervo. Sala 5.

“Sou Patrono”

As 78 obras de arte adquiridas nos últimos anos com recursos do patronato pelo MON podem ser vistas pelo público. Sala 2.

“MON sem Paredes”

O inédito projeto “MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON” traz obras de Gustavo Utrabo e Mariana Palma que ocupam pela primeira vez o icônico espaço de área verde ao lado do museu, chamado de Parcão. A proposta e a curadoria do projeto são de Marc Pottier.

CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA (CCTG)

Guairão

Blitz

Uma mistura de rock, pop, funk, reggae, samba, soul e blues marca a “Turnê sem fim”, da banda Blitz. A trupe carioca desembarca na capital paranaense com todo esse suingue para celebrar seus mais de 40 anos de carreira nesta sexta (1º) para uma única apresentação no palco do Guairão, às 21h15. Liderada por Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), a banda conta em sua formação atual com Billy Forghieri (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Alana Alberg (baixo), Andréa Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal). O show será marcado por grandes hits como “Você Não Soube me Amar”, “A Dois Passos do Paraíso”, “Mais uma de Amor”, entre outras. Ingressos: Disk Ingressos

Rodrigo Teaser – Tributo ao Rei do Pop 

O show-tributo que Rodrigo performa conta com grandes clássicos como “Billie Jean”, “Thriller”, “Beat it”, “Smooth Criminal”, “Black or White”, entre outros. Elevando o padrão a cada show, o artista já se apresentou no Rock in Rio duas vezes na mesma edição. A apresentação será neste sábado (2). A abertura das portas do Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) será às 20h15, com o início do show às 21h15. Os ingressos podem ser comprados no Ventura Shopping, na bilheteria do Teatro Positivo, no Teatro Fernanda Montenegro ou pelo site Disk Ingressos

Concerto Cívico 

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta neste domingo (3), às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), com regência do maestro convidado Helder Trefzger e participação do solista César Birschner Lira (piano). No programa, o Hino Nacional; o Hino da Independência; o Hino à Bandeira; e o Hino da Proclamação da República.

Haverá acessibilidade com intérprete de Libras e audiodescrição. A Orquestra também irá executar a composição Abertura Jubel Op., de Weber; Grande Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro, do estadunidense Gottschalk; e Smetana, considerado o verdadeiro pai da escola tcheca, com Minha Pátria (O Moldávia).

Os ingressos já estão à venda para o público geral, com valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), na plataforma Deu Balada

Shirley Valentine 

Com versão brasileira de Miguel Falabella e direção de Tadeu Aguiar, Susana Vieira se apresenta no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) neste domingo (3), às 19h. Para celebrar 60 anos de carreira e 81 de vida, a atriz decidiu retornar aos palcos enfrentando um dos maiores desafios de sua vitoriosa trajetória, o clássico “Shirley Valentine”, com encenações premiadas em todo o mundo. Os ingressos podem ser comprados no site TicketFacil

Clássicos do Sertanejo 

A Orquestra Cordas do Iguaçu traz mais uma lista de sucessos tocados em concerto. Dessa vez, “Clássicos do Sertanejo” terá músicas como “Boate Azul”, “Evidências”, “Saudade da minha terra” e diversas outras inesquecíveis. O concerto acontece dia 6 de setembro, às 21h, e os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 80 (meia-entrada) na plataforma Deu Balada

Miniauditório

“A Maré de Maria”

“A Maré de Maria” é um espetáculo de dança criado para crianças pequenas, mas apreciado por sonhadores de todas as idades. A apresentação será nos dias 2 e 3 de setembro, às 16h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no site Deu Balada.

“Luna de Sangre”

O espetáculo “Luna de Sangre” narra a história da mulher através do tempo. Em cena apresentam-se criaturas místicas, lendas folclóricas, entidades, memórias de mulheres antigas, filhas, mães e avós. A peça acontece de 5 a 24 de setembro (terça a sábado às 20h; domingos às 19h), de forma gratuita, com ingressos retirados uma hora antes de cada apresentação.

TEATRO ZÉ MARIA

Mostra Fátima Ortiz – 50 Anos em Cena

De 22 de agosto a 3 de setembro, Curitiba celebra as cinco décadas da carreira artística da atriz, diretora teatral, produtora, arte-educadora e dramaturga Fátima Ortiz com uma mostra totalmente gratuita no Teatro Zé Maria. Durante a programação, serão apresentadas as peças “Nave Mãe”, “A Morte de Ivan Ilitch”, “Com que Roupa? Mulheres Travestidas em Shakespeare” e o espetáculo para crianças “O Olho D’Água”. 

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MAC PARANÁ

“André Malinski no Céu”

A exposição disponível na sala 9 do MAC no Museu Oscar Niemeyer (MON) apresenta dezenas de obras do multiartista, pesquisador, performer e carnavalesco André Malinski. O título “André Malinski no céu” é uma referência a um projeto inédito, recuperado, que o artista não conseguiu realizar em vida, e que está na mostra. A coleção pessoal de André foi doada pela família ao MAC Paraná. Agora, foi trazida pela primeira vez ao público após a musealização. 

“Reforma: formas de ver

“Reforma: formas de ver” reúne trabalhos de mais de 50 artistas contemporâneos, promovendo uma reflexão sobre representatividades, visibilidade, reparações, descentralizações e novas histórias da instituição. Uma ótima oportunidade para conhecer mais de perto o acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná. A mostra estará em cartaz na sala 08 do MAC no MON.

MUSEU PARANAENSE – MUPA

“Claudia Andujar: poéticas do essencial”

Desde a década de 1970, o trabalho da fotógrafa e ativista Claudia Andujar com o povo Yanomami foi fundamental para a demarcação da Terra Indígena Yanomami no Brasil. Na mostra, os visitantes poderão conferir de perto trabalhos realizados ao longo das décadas de 1970 e 1980, de coleções importantes da carreira da fotógrafa, que registram temas como a vida comunitária nas aldeias, a floresta, os rituais e crenças do povo Yanomami. Na série “A Casa” (1970 – 1976), por exemplo, vemos o dia a dia do convívio comunitário, como os momentos de descanso e de preparo do alimento.

“Vidro”

A mostra de curta duração disponível no Espaço Vitrine faz parte de uma série de propostas performáticas idealizada pelos artistas Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr, que sob o nome fictício Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda e trajados com uniformes de segurança abordam questões relacionadas à ligação entre instituições de arte e os profissionais de segurança que trabalham cotidianamente em suas salvaguardas.

“Mejtere: histórias recontadas”

“Mejtere: histórias recontadas” é uma exposição de longa duração, resultado de projeto de curadoria compartilhada entre a instituição e indígenas. A mostra reverbera uma pluralidade de vozes indígenas, que refletem novas perspectivas sobre as coleções etnográficas do museu a partir do encontro do grupo de estudantes indígenas com o acervo do MUPA. A exposição tem curadoria de Robson Delgado (Baré), Ivanizia Ruiz (Tikuna) e Camila dos Santos (Kanhgág), acompanhada pela equipe do MUPA formada por Josiéli Spenassatto e Giselle de Moraes.

“Lange de Morretes: entre-paisagens”

Com curadoria de Marco Baena, a exposição apresenta um significativo conjunto de obras do artista paranaense Lange de Morretes, como pinturas, desenhos de paisagens e autorretratos, além de materiais relacionados às suas investigações científicas.

“Ante ecos e ocos”

A mostra de longa duração apresenta a cultura afro-brasileira por meio de um recorte mais local, abrangendo as heranças africanas no Paraná, a partir de objetos que integram o acervo do MUPA.

“Nosso estado: Vento e/em movimento”

Formada por dois eixos: Deslocamentos por dentro e Deslocamentos pela margem, a exposição propõe um mergulho na história de algumas das diversas comunidades que formaram o Estado do Paraná por meio de vídeos-depoimentos que se relacionam com objetos do acervo do museu. 

“Ephemera/Perpétua

Com caráter amplamente multidisciplinar, a mostra traz mais de 180 peças do acervo do Museu Paranaense, um dos mais importantes da América Latina nos campos da antropologia, arqueologia e história.

“Eu Memória, Eu Floresta: História Oculta”

A mostra apresenta a erva-mate a partir de eixos como os usos e saberes da planta dos povos indígenas do Sul do Brasil, seus primeiros locais de cultivo, o beneficiamento artesanal por pequenos produtores e aspectos ligados à representação científica e artística da natureza feitas por viajantes estrangeiros e pesquisadores.

“Conflitos Armados no Paraná”

Na exposição, o visitante pode tomar contato com a Guerra da Tríplice Aliança, a Revolução Federalista e o Movimento do Contestado por meio de objetos, fotografias e documentos do acervo do MUPA. 

“Numismática e cultura material: Coleções do Museu Paranaense”

Ao longo de sua trajetória, o Museu Paranaense se destacou como bastião da vanguarda científica, criando coleções de estudos que auxiliaram gerações e pesquisadores e permitiram à sociedade paranaense conhecer seu passado e compreender os desdobramentos na contemporaneidade. Entre tais coleções destacam-se as numismáticas.

ENDEREÇOS 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba 

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo 175 – Centro, Curitiba 

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -