segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica NacionalBrasil e Paraguai vão renegociar cláusula do acordo de Itaipu

Brasil e Paraguai vão renegociar cláusula do acordo de Itaipu

spot_img

Angelo Rigon, do Maringá News, informa que depois de 50 anos do acordo que viabilizou a construção de Itaipu Binacional, Brasil e Paraguai voltam à mesa para renegociar os termos financeiros da hidrelétrica na qual cada país tem direito a 50% da energia gerada.

Essa revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que dispõe sobre as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade do empreendimento, está prevista no contrato inicial entre os dois países. O assunto foi tema de conversa entre o presidente Luiz Inácio da Silva e Santiago Peña, que assume a presidência do Paraguai no dia 15.

Os dois se encontraram no Palácio da Alvorada na tarde de ontem, na presença também do diretor-geral brasileiro da geradora de energia, Enio Verri, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Em visita à hidrelétrica, em março, para a posse de Verri, o presidente Lula destacou o papel social da companhia e sinalizou que a repactuação do Tratado de Itaipu deve levar em conta a realidade dos dois países e possibilitar o desenvolvimento de ambos.

Após o encontro no Alvorada nesta sexta, o presidente eleito paraguaio foi na mesma linha e disse que Itaipu tem que ser geradora de energia e de desenvolvimento tanto para o Brasil quanto para o Paraguai.

Brazil, Brasil, Paraná, News from Paraná, News from Brazil, Fernando Tupan, Fernando Tupã, Tupan News, Blog do Tupan, Blog do Tupã, Blogtupan, Tupan Curitiba, Tupã Curitiba, Tupa Curitiba, Tupan, Tupan Política, Tupa, Tupã, Blog do Tupan Bem Paraná, Blog do Fernando Tupan, Tupanblog, Tupablog, Tupãblog, Blog Política do Paraná, Blog Política Paraná, Blog do Tupan Bem Parana, Blog Políticos do Paraná, Política, Politics, Política no Brasil, Brazilian Politics, Política no Paraná, Politics in Paraná, Política en Paraná, Paraná, Curitiba, Notícias Políticas do Paraná,  Política em Curitiba,

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -