segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep oferece visitas guiadas à população

Alep oferece visitas guiadas à população

spot_img

As visitas guiadas na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) oferecem aos estudantes maior conhecimento sobre a história da política paranaense. É uma prioridade que faz parte de inúmeras iniciativas da Mesa Executiva, como o Parlamento Universitário, iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia que acontece no mês de julho, durante o recesso das sessões plenárias no legislativo paranaense.

A política de abertura das portas para a população é prática permanente da Assembleia Legislativa do Paraná com as visitas guiadas. Neste primeiro semestre de 2023, tiveram 56 grupos recepcionados com mais de 1700 alunos. O roteiro de visitação inclui o Plenário Deputado Waldemar Daros, onde são debatidos os projetos de leis pelos deputados; o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, onde se realizam as audiências públicas que refletem os anseios da população; o Auditório Legislativo Deputado Rubens Recalcati, sala de reuniões das comissões temáticas da Casa como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o Salão Nobre Senador Acioly Filho e o Espaço Cultural, corredor anexo ao Plenário entre tantos outros espaços com histórias para contar.

A arquitetura dos três prédios tombados pelo patrimônio histórico também é atração das visitas. É neles que estão obras de artistas paranaenses como Poty Lazzarotto e Theodoro de Bona, acervo da Assembleia Legislativa que registra os principais acontecimentos políticos do estado. Os servidores do Cerimonial explicam aos visitantes o passo-a-passo de todo o funcionamento da Casa de Leis.

O projeto 2023 das visitas guiadas teve início em março, com 9 visitas e 295 alunos de Curitiba, Contenda e São José dos Pinhais. Abril recebeu 10 grupos visitantes com 335 alunos de Fazenda Rio Grande, Assis Chateaubriand, Guarapuava, São José dos Pinhais, Curitiba. Em maio foram 15 visitas com 459 alunos dos municípios de Curitiba, Matinhos, Contenda, Paranaguá. Junho teve o maior número de visitantes com 17 visitas e 564 alunos de Curitiba, Ponta Grossa, Porecatu, Reserva, Colombo, Quitandinha, Araucária, Quatro Barras e Telêmaco Borba.

Já o mês de julho apresentou um número reduzido de visitas por tratar-se do mês das férias escolares, mas a Assembleia ainda recebeu 5 grupos de visitantes com 115 alunos vindos de Curitiba, Palmeira, Maringá e também de Santa Catarina. Porém, neste mês de julho, durante o período de recesso, acontece o programa Parlamento Universitário.

Agendamento

Quem tiver interesse em conhecer a Assembleia Legislativa pode organizar um grupo e realizar uma visita agendada. Para isso, basta entrar em contato com o Cerimonial da Casa. No momento do agendamento é necessário apresentar um documento (ofício) constando o nome da instituição (se for uma escola, universidade ou organização), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo. Cada grupo deve ser formado por no máximo por 40 pessoas.

As visitas podem ocorrer de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Regimentalmente, as reuniões no Plenário iniciam às 14h30.

Para mais informações é só clicar no link: http://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -