sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep empossa deputados do Parlamento Universitário

Alep empossa deputados do Parlamento Universitário

spot_img

Os estudantes que fazem parte da 5ª edição do Parlamento Universitário foram empossados na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). Os 54 parlamentares universitários fizeram o juramento e, a partir de agora, estão aptos para desempenhar a função simulada das atividades das deputadas e deputados estaduais. São 30 deputados e 24 deputadas universitários, que pela manhã passaram por uma ambientação e tiraram as últimas dúvidas antes de assumirem suas funções.

“Esse foi o nosso segundo contato com os participantes, agora com os selecionados. Passamos algumas dicas de como devem se portar, sobre as articulações para as eleições da Mesa e para governador. É uma turma como todas as outras que participaram do Parlamento Universitário, super interessada e que traz novas ideias para a Assembleia. Ao mesmo tempo em que nós da Assembleia ensinamos, a gente aprende muito mais. É muito bacana essa interação”, disse o diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi. “Eles souberam fazer a lição de casa. Assistiram as aulas, entenderam que a articulação política é um dos principais pontos da nossa simulação. Articulação que aconteceu fora da Assembleia, com reunião entre eles, mesmo com os alunos do interior. Eles formaram blocos e a articulação foi o ponto para que elegessem o presidente do Parlamento Universitária e a governadora. Aqueles que perderam vão fazer uma boa oposição. Isso que é o interessante. É assim no parlamento real e no universitário e essa simulação certamente vai trazer essas lições para eles”, completou.

Para o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, o importante para todos os participantes é a vivência, quase que real, do que é feito pelos deputados no dia a dia da Assembleia. “É uma simulação e o pessoal que já participou tem essa visão. É muito parecido com o real. As mesmas funções que a gente faz para os deputados vamos fazer para eles. É o mesmo plenário, as mesmas comissões. O que torna o Parlamento Universitário tão fascinante é que ele é muito próximo do que acontece aqui”.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou da ambientação dos novos parlamentares e falou um pouco sobre a atuação no Legislativo e na presidência da Comissão de Orçamento. Para ele, o Parlamento Universitário é um grande laboratório de ideias. “O Parlamento tem que ter uma abertura para poder conversar com a sociedade. A Escola do Legislativo, ao promover o Parlamento Universitário, faz um gesto de cidadania, porque traz jovens que quiseram participar, que foram selecionados entre tantos, e terão a possibilidade de vivienciar, durante todos esses dias, a vida do parlamento, com todas as atribuições. Isso, na minha avaliação, é enriquecedor, super válido. Uma grande experiência, um laboratório de ideias. O Legislativo é bem pouco conhecido, boa parcela da população não tem ideia de como funciona”, relatou. “Quero aproveitar para cumprimentar a Francis e a Roberta, coordenadoras da Escola, o nosso diretor Legislativo, que é o Dylliardi, que é o grande motivador, grande condutor desse processo todo e claro todo apoio que a Mesa Diretora da Assembleia dá e todos que contribuem para que a gente sempre tenha um evento marcado pelo sucesso”, concluiu.

Eleição

Os trabalhos iniciais da 5ª edição do Parlamento Universitário foram comandados por ex-participantes. Gustavo Salles Ferreira, ex-governador em 2018, Larissa Vargas, ex-presidente da CCJ em 2019, e a ex-deputada de 2019, Sthephany Patrício. Eles conduziram a sessão que empossou as novas deputadas e deputados universitários.

Após a posse foi realizada a eleição para a escolha da Mesa Diretora do Parlamento. O presidente foi eleito com 29 votos favoráveis. Matheus Oliva, acadêmico do 8º período de Direito na Unicuritiba, irá presidir os trabalhos do PU, que seguem até o dia 28 de julho. Como primeiro vice-presidente foi eleito o deputado universitário Henrique Urban (PUC-PR) e como segundo vice-presidente o deputado Luiz Rogério Kravicz Calçado (Unicuritiba).

O presidente do PU comentou como foram as articulações prévias que garantiram à Unicuritiba o cargo de presidente do Parlamento e também o de governadora universitária. “Nós iniciamos um projeto juntamente com o líder da PUC, que com a Unicuritiba, tinha a proposta de criar uma federação para ter acesso à Mesa Diretora e ao Governo. Fico feliz em dizer que as negociações foram um sucesso. Agora, nosso papel é dirigir e coordenar os projetos de maneira igualitária e isonômica. Nos últimos 15 dias foram seis horas diárias de reuniões, negociações e articulações. Foi bem cansativo, mas valeu a pena”, relatou. “Agora, nossa perspectiva é dar prioridade no estudo legislativo dos nossos projetos e aprovar as propostas, não só as nossas, mas de todos os presentes, trabalhando pelo controle ferrenho da constitucionalidade e legalidade, para que sejam propostas viáveis e que resultem numa melhora da vida cotidiana do povo paranaense”, completou.

A primeira secretária é Alexia Pilotto (Unioeste), o segundo-secretário, Pedro Wilson Amorim (UFFS) e a terceira-secretária, Ariane Zato (Estácio).

Também foi eleita, de modo indireto, Letícia Coradim (Unicuritiba) como governadora universitária. “É muito gratificante. A gente passou semanas articulando a questão dos votos, mesmo assim tínhamos a incerteza. Chegar aqui hoje, como mulher, estar aqui como governadora é uma honra. Estou muito feliz. A expectativa é conseguir apresentar projetos. Propostas que envolvem orçamento, que são privativas da governadora. Projetos sobre autismo, de divulgação de fotos de crianças desaparecidas, de educação que envolve o combate ao bullying nas escolas. Acho importante trazer esses temas para o debate aqui na tribuna”, explicou Letícia.

Para ela, estar participando do Parlamento Universitário é um exercício de cidadania. “Estar próximo da política é uma coisa muito importante. Muitos pensam que a política está longe, mas está no nosso dia a dia. É importante ter esse contato mais próximo e também do processo legislativo. Estar aqui hoje é um exercício de cidadania. É maravilhoso”, concluiu a governadora universitária.

Comissões

Nesta sexta-feira (21), deverão ser indicados os líderes partidários que terão a missão de designar os integrantes para as Comissões Permanentes. Está programada a primeira reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para definição do presidente do colegiado, assim como das demais comissões permanentes.

A CCJ voltará a se reunir no final do dia para a definição dos relatores dos projetos apresentados. Para, na segunda-feira (24), serem votados na Comissão.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -