domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEconomiaPonte de Guaratuba entra em nova etapa

Ponte de Guaratuba entra em nova etapa

spot_img

O governo de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) deu início a uma nova etapa para a construção da Ponte de Guaratuba, com a primeira sondagem de percussão realizada em terra. Até o momento os trabalhos das equipes estavam em andamento apenas na própria baía de Guaratuba, com equipamento instalado a bordo de um catamarã. Já foram realizadas 12 perfurações subaquáticas, e a previsão para concluir estes serviços é de mais duas semanas.

A sondagem de percussão é empregada para determinar a densidade do solo e a presença ou nível do lençol freático no local, informações que irão determinar as soluções necessárias para execução dos serviços nos acessos à futura ponte. Os trabalhos de sondagem compõem cerca de 25% das atividades previstas para os projetos da obra.

As frentes de trabalho da obra também permanecem atuando na elaboração dos relatórios de engenharia do Projeto Básico e Projeto Executivo de Engenharia da ponte, contemplando plano de trabalho, soluções da Obra de Arte Especial (ponte), estudos geotécnicos e topográficos, caderno de projetos da OAE e da implantação dos canteiros, planos de rigging (uso de equipamentos, como guindastes, gruas, etc) e levantamentos topográficos no local de implantação dos acessos à ponte.

E uma terceira frente está dedicada aos relatórios ambientais para atender as solicitações dos órgãos competentes, sendo um pré-requisito para obter a Licença Ambiental de Instalação, necessária para iniciar a etapa de execução da obra.

Até o momento já foram investidos R$ 2.258.369,46 em todos os serviços realizados. O cronograma da Ponte de Guaratuba prevê um prazo de seis meses para concluir esta etapa atual, com as obras começando ainda no segundo semestre deste ano. O investimento total será de R$ 386,9 milhões.

TRÁFEGO – A Ponte de Guaratuba terá quatro faixas de tráfego, calçadas e ciclovia. A obra prevê também adequações das vias de acesso à ponte, facilitando tanto o seu uso quanto o deslocamento para os espaços próximos.

A previsão é de iniciar os serviços preliminares no segundo semestre deste ano, com a nova licença ambiental emitida e os principais produtos dos projetos já aprovados.

FERRY – Foi publicada Nesta semana a declaração de vencedor da licitação para operar a travessia do Ferry Boat de Guaratuba. Este novo contrato visa garantir o deslocamento de usuários durante o andamento da obra da ponte, sem interrupções.

As equipes de trabalho da Ponte de Guaratuba e do Ferry Boat de Guaratuba já realizaram reuniões técnicas previamente, visando garantir o bom andamento de todas as atividades durante este período de grande complexidade, bem como o aproveitamento parcial do espaço da travessia para instalação do canteiro industrial, onde serão construídas as vigas pré-moldadas de concreto, entre outras atividades.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -