segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueEnfermeiros e técnicos estão atendendo curitibinhas recém-nascidos em Curitiba

Enfermeiros e técnicos estão atendendo curitibinhas recém-nascidos em Curitiba

spot_img

A administração do prefeito Rafael Greca está cada vez pior e desinteressada com a saúde dos recém-nascidos curitibinhas, o Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar) denunciou de que os postos de saúdes ou Upas estão repassando consultas de bebês para médicos generalistas (sem especialização, recém-formados e com CRM emitidos há pouco tempo) ou para enfermeiros ou técnicos em enfermagem, quando deveriam direcionar para pediatras (especialistas em doenças de crianças).

O protocolo de Saúde da Criança foi mudado em abril pela Secretaria da Saúde de Curitiba e segundo alguns médicos, atende o interesse das terceirizadas.

Segundo o Simepar as modificações para agendamento das consultas de Puericultura não só desobriga que algumas das consultas sejam feitas por pediatras, mas também flexibiliza as mesmas para que sejam feitas por enfermeiras ou técnicos em enfermagem.

Anteriormente a gestão da Saúde de Rafael Greca previa que a primeira consulta de todos os recém-nascidos na Atenção Primária à Saúde deveria ser feita por médicos ou pediatras.

Uma pediatra ouvida pelo Sindicato afirmou que a ausência de diagnósticos precisos nos recém-nascidos pode levar ao agravamento de doenças que poderiam ser tratadas, evitando internações e até óbitos.

A mudança no protocolo foi realizada porque os postos de saúde da capital do Paraná não contratam pediatras, explica o Simepar.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -