quarta-feira, maio 1, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaPoesia paranaense dá o grito de independência ou morte na BPP

Poesia paranaense dá o grito de independência ou morte na BPP

spot_img

Trabalhador da Cultura, artesão da palavra, narrador de histórias e encadernador artesanal, o palotinense radicado em Curitiba, Leomir Bruch, é um dos convidados desta semana do Vox Urbe – Encontro de Poesia, que acontece todas as quintas de maio, na Biblioteca Pública do Paraná |(BPP). Compartilhando o palco com ele estará Jessica Stori, historiadora e ilustradora.

A entrada é franca em todos os encontros, que começam às 19h. Além da leitura dos autores, tem bate papo no final e o público terá o Microfone Aberto para também mostrar suas criações literárias. O Vox Urbe segue na BPP até dia 25 de maio. Na próxima semana, o palco será do rap, com a participação de Diva Ganjah & MIKA e a participação especial de Serginho Smith.

As duplas convidadas refletem a linha curatorial do Vox Urbe – assinada por Ricardo Pozzo, Julia Raiz e Kenni Rogers -, que aposta na diversidade de vozes para mostrar uma vibrante produção que vem acontecendo na capital.

Leomir Bruch traz toda uma vivência de menino do interior que foi se descobrindo artista numa cidade sem muitos instrumentos para apoio cultural.  Chegou no campo das artes pela curiosidade e uma professora o levou para aulas de dança – depois, o teatro chegou também.  “Fui entendendo o teatro como um lugar de expressão, até conseguir formar com amigos um coletivo de atuação independente, de ocupação de espaços públicos ociosos”, conta. Ao cursar Letras, ele se descobriu um contador de histórias e se assumiu como artista da palavra. “Além de contar histórias eu costuro cadernos. Crio espaços pra manutenção da memória individual e coletiva de cada um. E trago isso para a poesia também”.

O poeta trouxe para a poesia o processo de investigação da palavra iniciada com a narração de histórias. “Entendo também a poesia como uma forma de contar histórias. E estar no Vox pra mim é uma oportunidade incrível de dialogar com outros artistas, bebendo de outras fontes, vendo outros referenciais, ouvindo outras dicções”, observa ele, que é mestrando em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena, narra, escreve, produz, costura e pesquisa, a partir do encontro da narração de histórias, da poesia e da performance.  Em 2019, publicou o zine chama.

Jessica Stori é escritora, historiadora e ilustradora. Publicou seu livro de estreia, Carne e colapso, em 2020, pela editora Urutau. Atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado na área de História, na UFPR, onde pesquisa literatura e trajetória de mulheres. Como colagista, atua desde 2019 ilustrando textos literários, capas de livros e criando identidade visual para redes sociais. É integrante do Coletivo Membrana Literária desde 2018.

Ficha Técnica: 

Realização: Processo multiartes

Produção: Candaces Produção Cultural e Vão Livre Produções Artísticas

Apoio: Biblioteca Pública do Paraná

Incentivo: Celepar                                        

“Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba”

Serviço

O que: Vox Urbe 2023 – Bloco 2 , com Leomir Bruch & Jessica Stori

Onde: Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133)

Quando e Horário: 18/05/ 2023 às 19h

Ingressos: Entrada Franca                                                                          

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -