segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep recebe reivindicações da população de Maringá

Alep recebe reivindicações da população de Maringá

spot_img

Os primeiros dias da Assembleia Itinerante da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) foram marcados por uma troca de experiências entre os deputados estaduais e a população que visita a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá).

O trabalho culminou em uma série de reivindicações elaboradas pela sociedade civil, entidades dos setores empresariais e do agronegócio entregues à Assembleia Legislativa do Paraná. Os documentos foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), pela segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP), e pelos parlamentares que representam Maringá no Poder Legislativo.

A sessão especial foi realizada pela Assembleia Legislativa no Centro de Eventos II do Parque Internacional de Exposições de Maringá Francisco Feio Ribeiro.

Entre as demandas recebidas pelo Legislativo estão a destinação de recursos para o custeio de R$ 1,5 milhão por mês para o Hospital da Criança de Maringá; a efetivação do Parque Tecnológico de Maringá; a implantação de um campus da UTFPR na cidade; a execução do viaduto de Iguatemi; a construção de uma ponta de ligação entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul; a consolidação da Região Metropolitana de Maringá, entre outras.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), lembrou que a presença do Poder Legislativo em Maringá é uma oportunidade que permite a interação com a sociedade civil organizada. “Este Poder é o sustentáculo da democracia brasileira. Portanto, aqui se faz presente hoje as mais diversas lideranças do Estado do Paraná e a nossa estada, além de valorizar a região Noroeste, Maringá e todas as lideranças, é para dizer que a região escolheu brilhantes e fantásticos deputados estaduais. Maringá será eternizada na memória de todos nós”, frisou.

Representante de Maringá na Assembleia, a segunda-secretária Maria Victoria (PP) lembrou que o atendimento à população, ao lado dos demais parlamentares, foi um sucesso na Expoingá. “A iniciativa da Assembleia mais perto das pessoas está funcionando. Estamos atendendo, recebendo diversos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região. Também temos aqui os estandes do governo do estado. Esta interação facilita a agilidade do atendimento das demandas que estamos fazendo aqui. Esta é uma excelente iniciativa. A Assembleia Itinerante, que passou por Londrina, agora está na Expoingá e irá para mais dez cidades grandes do estado do Paraná para ficar mais perto da população. Então eu quero dizer da minha gratidão de ter estado aqui desde o início da feira ao lado dos meus colegas de estar mais perto de toda a população. Estamos à disposição e de portas abertas para todos”, reforçou.

Já o deputado Arilson Chiorato (PT) lembrou sua história na região. “A Assembleia Itinerante é uma festa brilhante que mostra a robustez comercial, econômica, tecnológica e científica da nossa região. Eu sou nascido em Mandaguaçu, criado com orgulho em Orizona e sou filho da Universidade Estadual de Maringá, a principal universidade da região, que nos torna uma potência no campo do agronegócio, da tecnologia, e da informação. Tudo isso só é por causa da nossa gente”, afirmou.

O deputado Delegado Jacovós destacou a homenagem às personalidades de Maringá e região. “Esta é uma noite muito importante. Nós temos aqui várias personalidades que serão homenageadas com muito mérito. A região teria muito mais pessoas para se homenagear devido a sua importância e pelo que fizeram por Maringá”, comentou.

O deputado Do Carmo (União Brasil) recordou a economia realizada pelos parlamentares e como isso influencia na relação com a população. “A Assembleia teve um papel preponderante nesses anos, principalmente durante a pandemia. Com a economia dos deputados, na época mais difícil liberou R$ 100 milhões para a vacina. Também está participando com recursos junto aos municípios com até sete mil habitantes para pavimentação. Nós estamos aqui para somar. Vivemos um momento diferente, que é muito bom para Maringá. Nós temos uma cidade pujante”, disse.

O deputado Evandro Araújo (PSD) destacou que a Assembleia Itinerante permite a realização de uma série de eventos de interação com a sociedade. “Hoje, fizemos uma grande audiência pública hoje aqui debatendo o tema da reciclagem. Por isso, eu quero dizer que a experiência da Assembleia Itinerante deu certo. Os prefeitos estão aqui, vieram vereadores, lideranças, empresários, que puderam falar com os deputados, cobrar e trazer proposições. Em uma era de rede social, não dá para não ser próximo e a Assembleia, como instituição, está próxima das pessoas”, ressaltou.

O deputado Soldado Adriano José (PP) agradeceu a presença dos presentes e lembrou que a Assembleia Itinerante tem atingido seu objetivo. “A Assembleia Itinerante é aquilo que nós já esperávamos. Nós podemos ver que realmente a população tem participado. Está sendo um motivo de orgulho acontecer na prática aquilo que nós esperávamos: as pessoas sentindo de perto a aproximação com a Assembleia Legislativa”, avaliou.

Reconhecimento

Durante a Sessão Especial da Assembleia Itinerante, os deputados prestaram reconhecimento a personalidades e profissionais da região e de Maringá, que completou 76 anos. Os parlamentares com trajetória mais próxima à Cidade Canção escolheram nomes que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e histórico da região.

“Quero parabenizar os nossos deputados que fizeram as designações, pois olhando a lista dos homenageados, podemos assegurar que foi muito assertiva. Nossa cidade é especial e chega aos seus 76 anos, um bebê, para uma cidade é muito pouco tempo. Mas é uma cidade, um projeto que deu certo e deve grande parte disso a cada um de vocês que são homenageados”, discursou o prefeito Ulisses Maia (PSD).

Ele elogiou a iniciativa de interiorização da Assembleia, como forma de se aproximar da população maringaense. “A Expoingá é a nossa vitrine para o Brasil e para o mundo, mas de forma especial este ano. Acredito que a primeira vez na história que o Poder Legislativo Estadual se instala aqui na cidade e realiza uma sessão perto da nossa população. Então, agradeço imensamente aos deputados, as deputadas pela presença”, reforçou.

Uma das homenageadas foi a presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclezia. “A Expoingá representa o poder produtivo e receber a Assembleia Legislativa é muito importante e estratégico para cidade de Maringá e para todo estado do Paraná, onde a gente entrega as reivindicações da região e a população tem este contato olho no olho com os deputados”, destacou.

Homenageados

A deputada Maria Victória (PP) elegeu dez nomes de destaque. Foram homenageados o empresário maringaense, Francisco Feio Ribeiro Filho; o presidente do SINEPE/NOPR, Wilson de Matos Silva Filho; o cirurgião dentista Laurindo Zanco Furquim; a colunista social Patricia Vieira da Silva; a ginecologista e obstetra Kesia Pimentel Albuquerque; o advogado José Buzato; a empresária maringaense Gabriela Camargo Leal Santos; o presidente da ACIM, José Carlos Barbieri; a advogada Giovana Rosa Perin de Marchi; e o advogado Alcides Göelzer de Araújo Vargas e Pinto.

O deputado Arilson Chorato (PT) escolheu o ex-goleiro e diretor do Esporte Clube da Baixada, Olímpio Jorra; o professor e voluntário Arlindo Marques Bezerra; o ex-vereador, deputado Estadual e deputado Federal Constituinte, Tadeu França; o prefeito de Paranacity por três mandatos, fundador e primeiro presidente da APAE, José Bonifácio Moron; e uma das primeiras professoras formadas pela Escola Normal Secundária de Madaguari e catequista, Josepha Perez.

O deputado Delegado Jacovós (PL) elegeu entre seus homenageados o empresário do ramo de telecomunicações, senhor João Batista Cioffi; psicólogo e delegado da Polícia Civil, Luiz Norberto Canhoto; a empresária maringaense, 2ª vice-presidente da Sociedade Rural de Maringá, Cecília Barros De Mello Falavigna; o presidente do CONSEG/Maringá, Antônio Tadeu Rodrigues e o médico ginecologista e obstetra, Dr. Antônio Nogueira Neto.

O deputado Do Carmo (União Brasil) escolheu homenagear a presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclezia; reitora da Unicesumar, Solange Lopes; empresário do ramo da construção civil e fundador do Instituto Marigaense de Autismo (IMA), Gilberto Braz Palma; advogado e empresário artístico, Luiz Gustavo Sampaio Gonçalves e o Albergue Santa Luiza de Marillac que abriga pessoas em situação de vulnerabilidade social desde 1959.

Já o deputado Soldado Adriano José (PP) escolheu homenagear o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanali; o diretor técnico do Samu Regional Norte, Mauricio Caetano da Silva Junior; o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná 5° GB, Sandro Rodrigues Geraldo e a presidente do conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Jeane Nogaroli Guioto.

O deputado Evandro Araujo (PSD), selecionou, para receber homenagens da Assembleia Legislativa, o treinador de futebol, Jorge Castilho; o engenheiro agrônomo, Jorge Ogassawara; o engenheiro civil, Leandro Vanalli; o empresário maringaense e diretor da Associação Maringá apoiando Vidas (MAREV), Romeu Lopes Filho e a presidente da Associação dos Agentes Ecológicos e Recicladores (Coopercicla), senhora Deisiele Ramos dos Santos.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -