spot_img
quinta-feira, dezembro 26, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaCuritiba respira poesia com nova geração de poetas

Curitiba respira poesia com nova geração de poetas

spot_img
spot_img

A Biblioteca Pública do Paraná |(BPP) recebe, nas quintas-feiras de maio (11, 18 e 25), a segunda etapa do Vox Urbe – Encontro de Poesia 2023. Serão três encontros gratuitos, com a participação de dois poetas convidados por vez. Na próxima quinta, dia 11/5, Francisco Mallmann e Anna Carolina Azevedo abrem a programação, que segue nas duas semanas seguintes com Leomir Bruch & Jessica Stori e Diva Ganjah & MIKA, com participação de especial de Serginho Smith.

A entrada é franca em todos os encontros, que começam às 19h. Além da leitura dos autores, o público terá o Microfone Aberto para também mostrar suas criações literárias.

Um dos principais eventos literários da capital paranaense, em 2023 o Vox Urbe ampliou seu olhar com uma curadoria compartilhada por Ricardo Pozzo, Julia Raiz e Kenni Roger, marcada pela diversidade de vivências sociais, vozes e corpos poéticos. “Os convidados são vozes dissonantes d’um status coordenante, branco, cis, masculino. Eles imprimem na voz lírica que possuem um contrapeso das relações normativas e daquilo que é estabelecido como comum, normal e aceitável”, diz Pozzo.

Mallmann vai compartilhar diferentes materiais que revelam a interdisciplinaridade de suas criações, que transitam entre a poesia, a performance e as artes visuais. “O que reúne, de algum modo, todas as frentes de criação é a palavra. Por isso decidi compartilhar a palavra de diferentes modos, em diferentes formatos e superfícies”, diz ele que vê na “reunião de diferentes poetas, autoras, artistas que criam e expõem seus trabalhos de modos múltiplos e plurais” a principal importância do Vox Urbe. “E isso só é possível com a presença, o encontro, e o desejo de estar junto e próximo. Para mim, é assim que se constrói uma cena, um contexto artístico, uma cidade”.

Para a jornalista Anna, “uma trabalhadora da escrita”, participar do Vox Urbe é sair um pouco da solidão inerente à quem trabalha com leitura e escrita em qualquer lugar.  “Ser convidada de um evento que toma a literatura como protagonista, que dá o palco literalmente pra que as pessoas escritoras possam compartilhar os seus textos rompendo com a ideia de que a leitura é uma prática solitária, é romper com senso comum. A gente passa a compreender a literatura e a leitura como práticas sociais, coletivas e congregadoras”, observa.

Convidados – Francisco Mallmann atua entre a escrita, a performance, as artes visuais e a teoria. É Mestre em Filosofia e Doutorando em Artes da Cena. Trabalha de modo transdisciplinar e colabora com diversos grupos e coletivos artísticos – entre os quais a Casa Selvática e a Membrana, grupa de escritoras. Seu primeiro livro de poesia, “haverá festa com o que restar” (2018), venceu o 3º lugar na categoria poesia do Prêmio da Biblioteca Nacional e foi finalista dos Prêmios Rio de Literatura e Mix Literário. Publicou, ainda, “língua pele áspera” (2019), “américa” (2020) e “tudo o que leva consigo um nome” (2021). Atualmente, seus trabalhos, pesquisas e interesses voltam-se para as escritas críticas-dramatúrgicas-performativas, as estéticas decoloniais, a escuridão e o invisível.

Anna Carolina Azevedo, escritora, jornalista e mediadora de leitura, é autora do livro-reportagem “Dinamite: uma tragédia em Curitiba” (Secretaria de Estado de Cultura/PR, 2010; Fundação Cultural de Curitiba, 2022) e editora na Conserva Edições, selo de arte autônoma pelo qual lançou as zines Conserva e Avessa, além de outros impressos independentes. Com atuação em Arte e Cultura, dedica-se ao incentivo à leitura, desenvolvendo e produzindo iniciativas de democratização da literatura desde 2012. É integrante da grupa de escrita Membrana.

Ficha Técnica: 

Realização: Processo multiartes

Produção: Candaces Produção Cultural e Vão Livre Produções Artísticas

Apoio: Biblioteca Pública do Paraná

Incentivo: Celepar                                        

“Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba”

Serviço

O que: Vox Urbe 2023 – Bloco 2

Onde: Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133)

Quando e Horário: 11/5/2023 às 19h

Ingressos: Entrada Franca

Programação:

18/05 Leomir Bruch & Jessica Stori

25/03 Diva Ganjah & MIKA [Part. especial Serginho Smith]

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -