segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáCorrente de solidariedade na Alep

Corrente de solidariedade na Alep

spot_img

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) lançou uma campanha de arrecadação de tampinhas, geralmente descartadas para o lixo, que serão doadas ao Asilo São Vicente de Paulo, de Curitiba, para aquisição de fraldas geriátricas.

“É um material que vai ser jogado fora, que não se decompõe de maneira fácil, pelo contrário, leva anos e anos para se decompor no meio ambiente. E essa campanha é uma forma de preservar o meio ambiente e ajudar o próximo, o Asilo São Vicente, já que as tampinhas plásticas serão revertidas em fraldas geriátricas”, explicou Ademar Traiano, presidente da Alep.

A ação será coordenada pelo grupo de Ações Solidárias da Assembleia. “Juntar tampinhas que iriam para o lixo e transformar esse plástico em fraldas geriátricas para as 150 moradoras do Asilo São Vicente de Paulo”, explicou a coordenadora do grupo, Rose Traiano, ao salientar que o objetivo principal é ajudar quem precisa.

“Acredito que ninguém faz nada sozinho. E é por isso que estamos hoje aqui todos juntos, cada um à sua maneira estendendo a mão ao próximo”, afirmou Rose Traiano, ao explicar que a iniciativa da ação surgiu de uma conversa com o padre José Aparecido Pinto, diretor geral do asilo e que celebra missas semanalmente na Casa de Leis. Ele contou um pouco sobre a rotina das moradoras do asilo, sobre as necessidades e de como a sociedade poderia ajudar a instituição.

Ajuda ao próximo

Por mês, o asilo utiliza mais de 19 mil fraldas geriátricas a um custo de aproximadamente R$ 42 mil. Além disso, mensalmente a instituição tem um gasto estimado em R$ 1,2 milhão. E grande parte disso vem de doações, do carinho de voluntários.

“Nós precisamos do apoio da sociedade e de instituições como a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná que hoje está abrindo as suas portas para ajudar o nosso Asilo que atende 150 mulheres com uma vida digna e mais feliz”, afirmou o padre ao pontuar que a atividade social contribuiu com o meio ambiente, ao separar as tampinhas que iriam para o lixo e em ação social, já que esse plástico depois se reverte em fraldas geriátricas. “Nossa gratidão e a benções de Deus para todos que estão contribuindo com essa ação que é uma questão ambientem e social muito importante”.

Atitude nobre

Quem também fez questão de participar e aderir à campanha foi à primeira-dama do Paraná e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa. “É uma atitude muito nobre que precisa ser fomentada e divulgada, porque ela tem sua importância ambiental, de sustentabilidade e além de tudo de ajuda ao próximo”, afirmou ao comentar que teve conhecimento da campanha pela Rose, aderiu, fez um vídeo e pediu ajuda de todos os servidores do Executivo para que também pudessem participar e juntar tampinhas. “Fiz questão de vir aqui hoje trazer essa contribuição e parabenizar a Casa pela linda iniciativa”, completou.

Também presente na ação solidária, está a Associação das Acácias da Emiliano Perneta, que desde 2018 desenvolve o programa Tampinha Solidária, um projeto social de reciclagem de tampas plásticas, para aquisição de fraldas geriátricas para lares de idosos carentes.  “A nossa campanha completa este ano cinco anos. Nós começamos pequeno e hoje já estamos atendendo cinco instituições aqui no Paraná, entre elas o Asilo São Vicente de Paula. E ter hoje a parceria da Assembleia é muito importante para nós, já que toda tampinha importa e reverte em renda para compra de fraldas”, comentou uma das idealizadoras do projeto Tampinha Solidária, Sandra Moreira da Silva.

Mascote “Tampinha”

E como forma de mobilizar ainda mais pessoas a contribuírem com a campanha, foi lançado o mascote “Tampinha” e quatro coletores de arrecadação serão espalhados pela Casa de Leis para que funcionários e colaboradores possam fazer as doações.

Além de tampinhas de garrafa pet também podem ser doados outros tipos de tampas plásticas como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó, fórmulas infantis, suplementos alimentares, suco, água de coco, fermento em pó, sorvete); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido) e outros como de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta, canetinhas.

Asilo São Vicente de Paulo

Localizado em Curitiba, o asilo é uma instituição sem fins lucrativos e referência nacional no atendimento e na promoção da qualidade de vida e no resgate à dignidade da pessoa idosa.

Atualmente é responsável pela garantia do bem-estar de mais de 150 idosas, com atendimento de longa permanência que é dirigido a mulheres que possuem graus diferenciados de limitações, autonomia e independência e demandam cuidados específicos.

Ele foi fundado em 1926 e é mantido pela Ação Social do Paraná (ASP), instituição que atua desde 1944 nos eixos da Assistência Social, da Educação e da Segurança Alimentar e Nutricional. O local também mantém um programa institucional, “Centro Dia”, que engloba a sociabilização entre os idosos frequentadores e as acolhidas. Conta também com participação de trabalho voluntário. Informações pelo telefone (41) 3313-5353.

Programa no Paraná

No Paraná, a campanha Tampinha Solidária foi idealizada pela Associação das Acácias da Emiliano Perneta e está em atividade desde 2018. Ao longo desses mais de quatro anos, a iniciativa já arrecadou mais de 130 toneladas de tampinhas plásticas que foram enviadas para uma empresa recicladora.

O valor arrecadado com o material reciclado é revertido integralmente para a compra de fraldas geriátricas para lares de idosos nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Guarapuava. A cada um quilo e meio de tampinhas o projeto consegue comprar uma fralda e, em média, 400 tampinhas de refrigerantes ou água equivalem a um quilo.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -