segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáDenian Couto detona “indústria da multa” de Curitiba e São José dos...

Denian Couto detona “indústria da multa” de Curitiba e São José dos Pinhais

spot_img

O deputado estadual Denian Couto, do Podemos, disse esta semana na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que a “máfia da multa” rola solta em Curitiba e algo parecido está acontecendo em São José dos Pinhais, na cidade da região metropolitana da capital.

De acordo com o parlamentar, o sistema de radares instalados na capital, e a redução da velocidade em vias consideradas rápidas, sem uma justificativa plausível, é uma verdadeira armadilha para os motoristas. E isso garante uma arrecadação fácil. “Negar a existência da indústria da multa em Curitiba é negar a realidade. É fechar os olhos àquilo que nós vemos e observamos todos os dias.”

Denian Couto, também alertou que o problema está extrapolando os limites da capital. Por isso, os motoristas precisam ficar ainda mais atentos: “É impressionante o que acontece hoje em São José dos Pinhais, aqui do lado, onde a prefeitura começou a implantar um sistema de arrecadação pautado na indústria de multa de Curitiba”.

O deputado, que também é jornalista e professor de Direito, ressalta que é a favor de um trânsito seguro e da conscientização dos motoristas. Mas, defende que não é esse o proprósito do sistema atual de multas. “Cadê os estudos que apontam que neste ou naquele trecho, reduzir drasticamente a velocidade de 60 para 40 quilômetros por hora, vai melhorar o trânsito ou deixar a via mais segura. Pode, inclusive, causar mais acidentes, porque atrapalha o fluxo”. E acrescenta: “Vira uma loteria para o motorista. Está difícil circular pela capital e por São José”.

Em 2021, a prefeitura de Curitiba começou a substituir o sistema de fiscalização de trânsito, com a implementação de novos radares, totalizando hoje cerca de 300 espalhados pela cidade. Na época, Denian Couto era vereador e, junto com outros colegas, apoiou a criação de uma CPI para investigar o sistema.

 No ano passado, durante a participação de representantes da secretaria municipal de trânsito na Câmara Municipal, Couto não se intimidou: “A indústria da multa é um fato. Não há de se comemorar que um único radar multe 13 mil pessoas. Isso é motivo de preocupação. Talvez, a ação efetiva naquele lugar seja outra, que não a instalação de um radar. Nós estamos falando de que números? Chegaremos ao final deste ano com a arrecadação de que tamanho? Não é possível que a gente esteja reunido aqui tratando tudo isso como algo natural, porque não é. Um milhão de multas em um único ano jamais será algo natural”, afirmou.

Na capital, a CPI não saiu do papel. Para a instauração da Comissão, seriam necessárias as assinaturas de 13 vereadores, o que representa um terço do total.

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Ele está certo, o trânsito da cidade é uma arapuca. Radares escondidos, mudanças de velocidade na mesma via. Não foi para isso que escolhemos o “Buda”!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -