domingo, abril 28, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueCida Borghetti vai ter título de cidadã honorária do Paraná

Cida Borghetti vai ter título de cidadã honorária do Paraná

spot_img

Os deputados paranaenses aprovaram a entrega do título de Cidadã Honorária do Paraná para a ex-governadora, Cida Borghetti, proposição encaminhada pelo deputado Soldado Adriano José (PP). 

O deputado Adriano José reforça que a homenagem reconhece a dedicação de Cida Borghetti em favor da população paranaense. Ela foi a primeira mulher na história a governar o Paraná, deputada estadual por dois mandatos e deputada federal.

“Uma gestora pública que deixa um legado de trabalho e resultados por onde passa. Cida Borghetti é uma referência na política paranaense. É um título merecido para quem sempre honra o nosso Paraná”, reafirmou.

Carreira

Empresária e jornalista, Cida Borghetti é formada em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), especializada em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cida Borghetti iniciou sua vida política como militante do PDS Jovem. Foi presidente voluntária do Programa do Voluntariado Paranaense (PROVOPAR) de Maringá. Também atuou como Chefe do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, entre os anos de 1998 e 2000, durante o governo de Jaime Lerner.

Em 2000, Cida Borghetti concorreu à prefeitura de Maringá. Dois anos depois, ela se elegeu deputada estadual, reelegendo-se em 2007 para o segundo mandato. Foi recordista de leis aprovadas e sancionada na Assembleia Legislativa, quando teve uma forte atuação em campanhas de combate ao câncer de mama e na saúde preventiva.

Em 2011, foi a mulher mais votada na disputa pela Câmara Federal. Presidiu a Comissão que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância, a legislação mais avançada no mundo na proteção às crianças de zero a seis anos.

Em 2014, Cida Borghetti foi candidata a vice-governadora na chapa de reeleição do então governador Beto Richa. Em abril de 2018, se tornou a primeira mulher a governar o Estado do Paraná.

A frente do Governo do Estado, Cida Borghetti adotou o diálogo franco com todos os setores da sociedade. Liberou R$ 8,7 bilhões para investimentos nas mais diversas áreas atendendo todos os 399 municípios do Paraná, sem distinção partidária.

Também iniciou com o Governo Federal as tratativas e assinou o convênio para a construção da segunda ponte entre o Brasil e Paraguai; criou a divisão de Combate à Corrupção; ampliou a Patrulha Maria da Penha; iniciou o projeto do Condomínio do Idoso e colocou no ar o Governo Digital que integrou milhares de serviços para facilitar a vida do cidadão.

Em 2019, foi indicada por unanimidade para ser a embaixadora da Organização Mundial da Família na América do Sul e em maio de 2021, Cida Borghetti foi nomeada, pelo presidente Jair Bolsonaro, Conselheira da Itaipu Binacional.

Notícias Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -