segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep promove ações para estreitar relação entre a casa e o paranaense

Alep promove ações para estreitar relação entre a casa e o paranaense

spot_img

O projeto Assembleia Itinerante, que vai rodar os principais municípios do interior do Estado levando o trabalho do Legislativo para os grandes eventos populares do Paraná, tenta aproximar o paranaense nas ações dos parlamentares da Alep. Entre os dias os dias 12 e 15 de abril, a Assembleia Legislativa do Paraná será transferida para a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), que ocorre entre os dias entre os dias 6 e 16 de abril no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina.

Durante este período, aqueles que estiverem na exposição poderão visitar os deputados em um estande da Assembleia que será montado no local. Lá, a população poderá se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. Também será possível fazer propostas e sugerir iniciativas para os parlamentares. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos informativos sobre as atividades legislativas.

Um dos materiais traz detalhes sobre a Mesa Executiva, os deputados e seus partidos. Ilustrado com imagens, o informativo permite a população conhecer seus representantes. O folheto também traz dados sobre os principais programas e ações da Assembleia Legislativa, como o Parlamento Universitário, a Escola do Legislativo, a Defensoria Pública e a Procuradoria da Mulher. Ainda traz informações sobre o aplicativo Agora é Lei no Paraná.

O material também lembra os recursos economizados pelo conjunto de 54 deputados estaduais e que serão destinados para programas governamentais que beneficiam a população. Serão R$ 200 milhões para pavimentação de ruas em mais de 150 municípios de até sete mil habitantes. Mais R$ 2 milhões serão destinados para o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher com o objetivo de promover políticas proteção às mulheres.

Outro material distribuído na feira é destinado a jovens e crianças. No formato de revista inspirado na clássica Coquetel, as ações do Legislativo são explicadas de forma leve e descontraída, trazendo passatempos sobre o trabalho da Assembleia e a função dos parlamentares, caça-palavras ensinado como surgem as leis e códigos secretos para ensinar as expressões mais usadas pelos deputados durante a atividade parlamentar.    

Estes materiais estarão no estande da Assembleia, pensado para receber a população. O espaço, com cem metros quadrados, conta salas para reuniões e atendimentos, além de lounges para receber a sociedade civil organizada. No local, televisões exibirão vídeos mostrando o trabalho realizado pelo Poder Legislativo. Tudo foi pensado para estreitar a comunicação entre a Assembleia e o cidadão.

O programa

O Assembleia Itinerante foi lançado pela Mesa Executiva para ouvir a sociedade organizada, receber as demandas das regiões e dar as respostas em formas de leis ou ações junto ao governo estadual e outros órgãos. O programa faz parte uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo.

A ideia é que em cada mês do ano a sede do Legislativo seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.

Datas

A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina) ocorre entre os dias 6 e 16 de abril. O Poder Legislativo recebe a população entre os dias 12 e 15 de abril. No dia 13, ao Poder Legislativo realiza um grande evento aberto ao público, a partir às 19 horas, no auditório do Parque de Exposições, para receber as reivindicações da população.

 Em maio, é a vez de Maringá. A edição 2023 da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) será realizada entre os dias 4 a 14 de maio. A Assembleia participa do evento entre os dias 10 e 13 de maio. Na cidade, o evento para ouvir a sociedade ocorre no dia 12, às 19h, no auditório do Parque Internacional de Exposições de Maringá, quando as entidades entregam as reivindicações da região.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -