segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueCCJ volta a debate alteração Fundo de Defesa do Consumidor

CCJ volta a debate alteração Fundo de Defesa do Consumidor

spot_img

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná volta a se reunir nesta terça-feira (21), às 13h30, para discutir o projeto de lei 520/2022, do Poder Executivo, que altera a Lei n° 14.975/2005, criando o Fundo de Defesa do Consumidor (Fecon). A discussão da matéria foi adiada na última sessão após um pedido de vista formulado pelos deputados Paulo Gomes (PP) e Arilson Chiorato (PT). A proposta, que recebeu parecer favorável do relator, deputado Hussein Bakri (PSD), tramita em regime de urgência.

Uma das alterações propostas pelo projeto é vincular o órgão à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU). Além disso, a alteração insere uma série de incisos ao artigo 6° da Lei 14.975/2005. O artigo trata das competências e atribuições do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Confeco), responsável por gerir o Fundo. Cabe ao Conselho aprovar e firmar convênios e contratos objetivando atender às finalidades do Fundo do Consumidor; examinar e aprovar planos, programas e projetos; além de promover atividades e eventos que contribuam para a informação, orientação, proteção, defesa e reparação de danos causados ao consumidor.

Já o Fundo, afirma o governo, tem a finalidade de concentrar recursos destinados ao financiamento de planos, programas ou projetos que objetivem a informação, orientação, proteção, defesa e reparação de danos causados ao consumidor.

Também de autoria do Poder Executivo, há a previsão de que os parlamentares analisem uma série de projetos de desafetação e doação de imóveis para municípios do Paraná.

Consta ainda na pauta da CCJ o projeto de resolução 4/2023, de autoria da Mesa Executiva da Assembleia, que denomina de deputado Duílio Genari a galeria do 1º balcão e de deputado Gilberto Carvalho a galeria do 2º balcão, localizadas no Plenário Deputado Waldemar Daros do Legislativo estadual. A proposição homenageia dois ex-deputados, falecidos recentemente, que marcaram história na política paranaense. O texto é assinado pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pela segunda secretária, deputada Maria Victoria (PP).

Vista

Os deputados voltam a discutir também o projeto de lei 72/2022, após um pedido de vista do deputado Gugu Bueno (PSD). De autoria do deputado Douglas Fabrício (CDN), a proposta dispõe sobre as diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada à mulher e ao recém-nascido no alojamento conjunto no Estado. De acordo com o texto, o objetivo da matéria é garantir alojamento conjunto e a amamentação por livre demanda após o parto. A proposição define como Alojamento Conjunto o local em que a mulher e o recém-nascido sadio permaneçam juntos, em tempo integral, logo após o nascimento até a alta.

O mesmo se dá com o projeto de lei 195/2021, do deputado Luiz Fernando Guerra (União Brasil), que altera a Lei nº 18.451/2015, que dispõe sobre a criação do programa de estímulo à cidadania fiscal do Estado. O debate do projeto foi adiado após um pedido de vista do deputado Hussein Bakri (PSD).

1° discussão

A CCJ analisa uma série de projetos em primeira discussão nesta terça-feira. Entre eles está previsto o debate do projeto de lei 532/2022, do deputado Goura (PDT), que proíbe a construção de estruturas de arquitetura hostil no Estado. O texto considera arquitetura hostil aquela que objetiva impedir ou evitar o trânsito ou a permanência de pessoas em espaços livres de uso público, como as que impedem pessoas de se abrigarem na calçada sob marquises ou coberturas de edifícios; de deitarem em bancos de praça ou mobiliários urbanos, como divisórias; ou a colocação de pedras, parafusos, espetos ou outros objetos pontiagudos ou semelhantes fixados ou concretados sob viadutos ou em plataformas.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -