segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaqueAugustinho Zucchi asume como conselheiro do TC-PR

Augustinho Zucchi asume como conselheiro do TC-PR

spot_img

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), e o primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), além de diversos parlamentares participaram nesta quarta-feira (25) da solenidade de posse de Augustinho Zucchi no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TC-PR).

O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Pato Branco foi eleito pela Assembleia em sessão especial realizada no último dia 14 de dezembro. Na ocasião, Zucchi recebeu 46 votos favoráveis e dois votos contrários. O novo conselheiro assume a vaga após a indicação do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Zucchi passa a ocupar o posto deixado pelo ex-conselheiro Nestor Baptista.

“Para a Assembleia Legislativa é um momento muito importante. Zucchi foi deputado por cinco mandatos e prefeito de uma das cidades mais importantes do Paraná. Tem uma bagagem de conhecimento inquestionável. Ele vem para o Tribunal de Contas para continuar prestando relevantes serviços ao Estado, além de emprestar o seu conhecimento no campo político e na questão jurídica. Tenho certeza fará uma excepcional e grande gestão”, destacou Traiano.

Para o primeiro secretário da Assembleia, Zucchi tem uma vasta experiência na administração pública e um profundo conhecimento em relação aos processos do Tribunal de Contas. “Indiscutivelmente é um homem íntegro e preparado. Foi uma ótima escolha do governador e a aprovação na Assembleia referendou essa escolha. É afeito ao diálogo, conhece as diferenças que temos no Paraná e as diferenças que temos nas legislações e gestões de municípios. É muito importante que os conselheiros tenham sensibilidade nessa dinâmica e tratar o tema à luz do interesse público”, afirmou Romanelli.

O recém-empossado presidente do TC-PR, Fernando Guimarães, acredita que a vivência de Zucchi no Poder Público irá contribuir com os trabalhos da Corte. “A experiência na gestão pública, seja no parlamento, seja no executivo, traz uma bagagem de conhecimentos práticos e não só teórico, o que é muito importante para o nosso Tribunal”, disse.

Conhecimento e experiência

Durante a solenidade de posse, o novo conselheiro do TC-PR ressaltou que o exercício de qualquer função pública exige conhecimento e experiência. “Acredito que a passagem pela Assembleia Legislativa, pelo Governo do Estado e também pelo Executivo municipal ajuda muito a trabalhar num órgão que é fiscalizador, como é o Tribunal de Contas, mas que é orientador também. O fundamental é preceito constitucional da boa utilização do recurso público, que devemos prezar através dos nossos atos”, apontou Zucchi.

“Na política, nos cargos que ocupei o critério sempre foi técnico e a decisão foi política. Já no Tribunal o critério tem que ser técnico e legal e a decisão tem que ser justa”, conclui o novo conselheiro da corte de contas.

O deputado Alexandre Curi (PSD) acredita que Zucchi será um excepcional conselheiro devido a sua vasta vivência dentro do Poder Público. “Fomos deputados estaduais juntos e tive a honra de estar ao seu lado quando ele foi prefeito de Pato Branco. Além disso, foi um excelente secretário de Estado, ajudando muito os municípios. Não por acaso a Assembleia aprovou praticamente por unanimidade seu nome para ser o novo conselheiro do Tribunal de Contas”, declarou.

“O Tribunal de Contas, assim como a Assembleia, tem um importante papel na fiscalização das políticas e dos recursos públicos. Tenho certeza que o conselheiro Zucchi vai contribuir acompanhando os trabalhos dos municípios e do Estado do Paraná”, complementou a deputada estadual eleita, Marcia Huçulak (PSD).

Também estiveram presentes os deputados Tiago Amaral (PSD), Artagão Junior (PSD) e Anibelli Neto (MDB), e os parlamentares eleitos para a próxima legislatura Matheus Vermelho (PP) e Moacyr Fadel (PSD), além de demais autoridades.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -