Há anos o partido presidido pelo deputado federal Rubens Bueno vem perdendo espaço na política paranaense, tanto que o Cidadania não fez nenhum deputado federal e apenas um deputado estadual, Douglas Fabrício, na eleição de dois de outubro de 2022, mas mesmo assim conseguiu emplacar a secretaria de Esportes para Hélio Wirbiski, vice-presidente estadual da sigla, em Curitiba, a legenda tem apenas o vereador Herivelto Oliveira que precisa assumir a presidência da municipal, se deseja continuar disputando eleições na mesma agremiação.
Das principais cidades do Paraná, apenas em Campo Mourão o Cidadania ainda respira com folga, tem quatro vereadores na Câmara Municipal: Bina Teixeira, Edilson Martins, Elvira Schen e Jadir Pepita.
A perda de musculatura poderá tirar Rubens Bueno da presidência nos próximos meses e colocar Douglas Fabrício no comando para tentar dar uma chacoalhada interna e tirar o Cidadania da UTI no Paraná.
Na próxima eleição municipal o Cidadania vai disputar como membro de uma Federação com o PSDB, do deputado federal Beto Richa.
Cidadania vai acabar em 2026 se continuar nas mãos do Rubens Bueno. Ele afundou o partido, sufocando lideranças.