sábado, abril 27, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáAlep confirma a criação da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná

Alep confirma a criação da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná

spot_img

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) realizou na tarde desta terça-feira (29) quatro sessões plenárias, sendo uma ordinária e uma extraordinária postergadas de segunda-feira (28), e outras duas do dia, sendo também uma ordinária e outra extraordinária. Nelas avançaram duas propostas do Poder Executivo que tratam de assuntos relacionados às regiões metropolitanas de todo o estado.

O projeto de lei 496/2022, que cria a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, substituindo a atual Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba — COMEC, avançou em primeiro em segundo turnos. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, a matéria agora segue para sanção, ou veto, do Executivo. 

De acordo com o Executivo, o objetivo da proposição é “integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum no âmbito do Estado do Paraná a partir das Regiões Metropolitanas, Aglomerações Urbanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento”.

Ainda segundo a justificativa do texto, a nova outorga também vai promover, implementar e monitorar a politica estadual de desenvolvimento urbano, aprimorando a ação executiva do Estado do Paraná nos assuntos metropolitanos.

Os parlamentares aprovaram em primeira discussão o projeto de lei 470/2022, que cria o Conselho de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba. Já durante a extraordinária, o texto recebeu emenda de plenário e, com isso, retorna à Comissão de Constituição e Justiça da Casa (CCJ).

De acordo com a matéria, o órgão será interfederativo e vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná — SEDU, com a finalidade de assessorar o Governo do Estado e os municípios da Região Metropolitana de Curitiba na formulação de políticas públicas e na implementação de programas voltados ao desenvolvimento do transporte coletivo na região.

Segundo a matéria, o conselho será formado por um representante da SEDU; um da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística; um membro da Secretaria de Estado da Fazenda; um representante da Agência de Assuntos Metropolitanos; um representante de cada município da Região Metropolitana de Curitiba, participante da Rede Integrada Metropolitana de Transporte; e membros da sociedade civil organizada.

Transporte Ferroviário

Ainda nas sessões de terça-feira, projeto de lei 327/2022, de autoria do Poder Executivo, que trata dos serviços de transporte ferroviário de pessoas e bens do Paraná, foi aprovado em primeira votação na sessão ordinária. Na extraordinária, a matéria recebeu emenda de plenário e, com isso, retornou à CCJ.  

De acordo com a proposição, a regulamentação dos serviços visa estruturar um marco regulatório estadual do setor para explorar e promover o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária do Paraná. Desta forma, permite que, por exemplo, uma empresa possa construir um ramal ferroviário que poderá ser interligado a uma ferrovia principal, reduzindo o fluxo de caminhões em rodovias e ampliando o uso do transporte ferroviário.

Tributação

O projeto de lei 487/2022, do governo, que altera dispositivos da Lei n° 11.580/1996, que dispõe sobre o ICMS, passou em primeiro turno por 39 votos favoráveis e oito contra. Já na extraordinária, a matéria recebeu emenda de plenário e retornou à CCJ. O texto promove atualização da redação normativa para contemplar operações realizadas pelos estabelecimentos e usuários de intermediadores de serviços e de negócios eletrônicos, conhecidos como marketplaces.

“São medidas importantes para aumentar a eficiência da fiscalização tributária e para obter informações de operações realizadas de forma habitual e com intuito comercial por pessoas, físicas ou jurídicas, que muitas vezes operam de forma irregular, sem a devida emissão da documentação fiscal”, diz o Executivo na justificativa da proposta.

Já proposta de nº 495/2022, do Executivo, que estabelece os indicadores e os critérios, relativos às informações fornecidas pela Secretaria de Estado da Educação – SEED, para o índice de Participação dos Municípios – IPM na cota-parte do Imposto sobre o ICMS, avançou em primeira discussão na ordinária desta terça-feira com 39 votos a favor e nove contrários. Na extraordinária, o texto foi retirado da pauta de votações por ofício da Presidência da Casa.

O Governo destaca na justificativa do texto que “o critério educacional foi inserido entre os preceitos de apuração do Índice de Participação dos Municípios na cota-parte do ICMS, com o valor mínimo de 10% e a presente proposta legislativa visa regulamentar de forma proporcional a indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade, considerando o nível socioeconômico dos educandos”.

Conservação

Também de autoria do Poder Executivo, o projeto de lei 486/2022, que institui o Programa Estadual para Conservação de Grandes Felinos, avançou em primeira e em segunda discussões. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, a matéria segue agora para sanção, ou veto, do Governo. O texto visa a preservação da onça-pintada (Panthera onca) e da onça-parda (Puma concolor), que são os maiores felinos das Américas e estão ameaçados de extinção no território paranaense.

A proposição ainda visa estabelecer linhas de atuação que possam garantir maior eficiência na proteção dessas espécies e dos seus habitats, “tendo em vista que o desaparecimento da onça-pintada ou da onça-parda poderia gerar impacto em todo o ecossistema, que começa com o aumento na população de suas presas, que por sua vez impacta a composição e a estrutura da vegetação”.

Imóveis

Assinadas pelo Governo, três proposições que tratam da doação ou cessão de imóveis do Estado, passaram em primeira e em segunda discussões nas sessões de terça-feira. São elas: projeto de lei 370/2022, que autoriza a cessão de uso de imóvel ao Centro de Cultura Teatro Guaira — CCTG; 472/2022, que altera uma série de legislações que tratam de doações e cessões de imóveis aos municípios de Mariluz, Altônia, Jardim Alegre, Porecatu, Figueira, Rolândia e Engenheiro Beltrão; e 488/2022, que dispõe sobre alteração de lei que autorizou doação de imóvel à Cohapar. As duas últimas propostas seguem para sanção ou veto pelo Poder Executivo.

Crédito

Avançou em primeiro e em segundo turnos o projeto de lei 490/2022, do Poder Executivo, que prevê a abertura de um crédito especial no orçamento vigente do Estado no valor de R$ 62 mil à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. O recurso, de acordo com a proposição, é para atender despesas de investimentos do órgão com o Convênio Federal para a Sinalização Turística da Rota do Rosario. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, a matéria segue agora para sanção, ou veto, do Governo.

Biomédicos

Os parlamentares aprovaram em primeiro turno de votação o projeto de lei 462/2022, do Executivo, que acrescenta a função de biomédico ao cargo de Promotor de Saúde Profissional, da carreira de Promotor de Saúde, no Quadro Próprio dos Servidores da Secretaria de Estado da Saúde — QPSS. De acordo com o Governo, a inclusão pretendida visa garantir mais eficiência e qualificação aos serviços públicos prestados à população.

“Os profissionais de biomedicina são capacitados para realizar análises clinicas, diagnóstico laboratorial, diagnóstico por imagem, aperfeiçoamento da epidemiologia, entre outras funções, gerando considerável incremento no desenvolvimento dos serviços”, diz a justificativa do projeto.

Na sessão extraordinária, a matéria recebeu emenda de plenário e, com isso, retorna à CCJ.

Títulos e calendário

Passaram em redação final as propostas que concedem o título de Utilidade Pública à Associação Comercial e Empresarial de Mangueirinha (PL 409/2022); à Associação de Amigos de Pessoas Especiais (AAPE), do município de Guarapuava (PL 415/2022); e à Associação Casa de Apoio Estrela da Manhã, de Jacarezinho (PL 425/2022). As três propostas agora seguem para sanção, ou veto, do Executivo.

Já a proposição que dá o mesmo título à Associação Beneficente Beit Abba (PL 459/2022), de Toledo, está pautada passou em primeira, segunda e em terceira votações nas sessões de terça-feira.

Violência Política

Por fim, passou em primeira votação, com 30 votos a favor, 12 contrários e duas abstenções, o projeto de lei 132/2021, do deputado Tadeu Veneri (PT), que institui o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e Periféricas.

Retirados

Assinados pelo Executivo, os projetos de lei 494/2022, alterando dispositivos da Lei n° 11.580/1996, que dispõe sobre o ICMS; e 497/2022, que promove a reorganização da estrutura administrativa do Estado para a gestão de 2023-2026, foram retirados das pautas de votações pois ainda aguardam os pareceres da CCJ sobre as emendas apresentadas em plenário

O projeto de lei 492/2022, também do Governo do Estado, que revoga o artigo 5° da Lei n° 17.046/2012, sobre a terceirização do Sistema Penitenciário, foi retirado das pautas de votações por ofício da Presidência.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Projeto meramente figurativo só para se poder criar mais um monte de cargos comissionados para acomodar apaniguados políticos…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -